quinta-feira, 15 de julho de 2010

# 153 - 16/07/2010

O programa de rock # 153, que vai ao ar nesta sexta-feira, 16 de julho de 2010, estará ainda no clima do “Dia Mundial do rock”, comemorado na última terça-feira, dia 13. Para tanto preparamos um set list recheado de grandes clássicos e tesouros escondidos do rock and roll com o auxílio indireto porém luxuoso do jornalista André Barcinsky (que nos lembrou em seu blog que o disco “Fun House” do Stooges está fazendo 40 anos), do cineasta David Lynch (via trilha sonora de seu filme “Coração Selvagem”, do qual pincelamos três clássicos) e do casal infernal Poison Ivy e Lux Interior – a segunda parte do programa, além de tocar um cover dos Cramps para “Jailhouse rock”, será inteiramente dedicada a músicas selecionadas pela dupla mais “rocker” de todos os tempos através da megacoletânea “Lux & Ivy Favorites”. Fora isso, “Crimson and Clover”, grande hit sessentista de Tommy James and the Shondells na magnífica interpretação de Joan Jett and The Blackhearts (também responsável pelo nosso BG da noite, a clássica “I Love rock and roll”), o Drop Loaded com dois clássicos do indie rock brasileiro interpretados pela recém-finada (esperamos para o mais breve possível uma ressurreição) banda sorocabana Wry e duas novidades: uma música nova dos ícones do “indie rock” carioca The Cigarettes e “Freak”, a quinta (das 41 !!!) faixa inédita do novo álbum dos Smashing Pumpkins, “Teargarden by kaleydoscope”, disponibilizada gratuitamente no site oficial do grupo.

Sintonize 104,9 FM em Aracaju ou acesse aperipe.se.gov.br e aprecie sem moderação.

A.

--------------------------------------



Há 40 anos, os Stooges revolucionaram o rock - “Funhouse”, clássico da banda de Iggy Pop, faz aniversário

O disco tinha apenas sete músicas. Quando foi lançado, ninguém deu muita bola. A banda não tinha bons músicos, e o vocalista, um tal de Iggy Pop, era mais conhecido por sua performance ensandecida no palco do que pelo alcance de sua voz. O LP vendeu tão pouco que a gravadora despediu a banda.

Mas isso foi há 40 anos. Nesse tempo, "Funhouse", dos Stooges, tornou-se um marco: inspirou David Bowie a criar Ziggy Stardust; inspirou The Damned, The Clash, Sex Pistols e Ramones a criar o punk; inspirou o rock gótico de Bauhaus e o rock industrial de Nine Inch Nails. "É o maior disco de rock de todos os tempos", disse Jack White, líder do White Stripes. Muitos concordam.

Com sua mistura de blues sujo, free jazz e rock de garagem, suas letras niilistas e de pura poesia punk ("Fora de mim num sábado à noite/ 1970 está chegando"), "Funhouse" ajudou a moldar o melhor do rock pós-1970.

Para o jornalista Paul Trynka, ex-editor da revista inglesa "Mojo" e autor de "Iggy Pop: Open Up and Bleed", sensacional biografia de Iggy ainda inédita no Brasil, o que torna "Funhouse" tão influente são "a raiva pura e a intensidade do som".

Diz Trynka: "A música crua e a maneira agressiva como ela é executada têm sido copiadas muitas vezes, mas nunca igualadas. O disco tem um frescor e uma ingenuidade que são só dele, assim como seu glamour e decadência. Os Stooges assustavam as pessoas."

O livro tem histórias inacreditáveis de Iggy e de seus principais comparsas, os irmãos Ron e Scott Asheton. Bacanais, orgias de drogas, internações em manicômios, casamentos com adolescentes, pancadarias no palco, mortes e tudo mais.

Outro tema interessante é o relacionamento de Iggy e Bowie. Este, impressionado com o carisma de Iggy, tomou-o sob suas asas e lhe deu abrigo e ajuda quando Iggy mais precisou. Em troca, roubou sua persona e copiou descaradamente seu estilo para criar Ziggy Stardust, seu personagem mais célebre.

Apesar disso, Trynka diz que o encontro dos dois foi benéfico para Iggy: "Se Iggy não tivesse conhecido Bowie, possivelmente estaria vivo, embora isso não seja certo, mas ele seria uma autoparódia. Bowie lhe devolveu a dignidade."
E Iggy, gostou do livro? "Soube que ele tem uma cópia em sua casa", diz Trynka. "De vez em quando, tira o livro da estante e lê algumas páginas. Acho que ele esqueceu muitas loucuras que aconteceram e quer mantê-las assim!"

por André Barcinski

------------

The Cigarettes – The Bore
The Smashing Pumpkins – Freak (explicit)

The Stooges – “Fun House” 40 Anos
• TV Eye [ Takes 7 & 8 ]
• Down on the street [ Single mix ]
• Loose [ Demo version/Take 2 ]

Wry - National Indie Hits
* Evisceration (Killing Chainsaw)
* Burn Baby Burn (MQN)
(Drop Loaded)

Joan Jett and the Blackhearts – Crimson and Clover
Then – Baby Please don´t go
Gene Vincent and the Blue Caps – Be bop a lula
Koko Taylor – Up in Flames

The Cramps – Jailhouse rock
Ramones – Beat on the Brat
The Trashmen – Bird ´65
T-Rex – Rip off
13th Floor Elevators – You´re gonna miss me
The Isley Brothers – Nobody but me
Ventures – The rat
Satan´s Sadists ost – The chase is on

Howlin´ Wolf – smokestack lightning
Bo Didley – I´m a man
Screamin´ Jay Hawkins – Moanin´
The Electric Prunes – Dr. Do Good
Johnny Kids and the pirates – Shakin´ all over
The Revels – It´s party time
The Cherokees – Uprising
Link Wray – Genocide
Jack Nitzsche – The lonely surfer

Nenhum comentário:

Postar um comentário