Sintonize 104,9 FM em Aracaju ou acesse aperipe.se.gov.br e aprecie sem moderação.
A.
--------------------------------------
Há 40 anos, os Stooges revolucionaram o rock - “Funhouse”, clássico da banda de Iggy Pop, faz aniversário
O disco tinha apenas sete músicas. Quando foi lançado, ninguém deu muita bola. A banda não tinha bons músicos, e o vocalista, um tal de Iggy Pop, era mais conhecido por sua performance ensandecida no palco do que pelo alcance de sua voz. O LP vendeu tão pouco que a gravadora despediu a banda.
Mas isso foi há 40 anos. Nesse tempo, "Funhouse", dos Stooges, tornou-se um marco: inspirou David Bowie a criar Ziggy Stardust; inspirou The Damned, The Clash, Sex Pistols e Ramones a criar o punk; inspirou o rock gótico de Bauhaus e o rock industrial de Nine Inch Nails. "É o maior disco de rock de todos os tempos", disse Jack White, líder do White Stripes. Muitos concordam.
Com sua mistura de blues sujo, free jazz e rock de garagem, suas letras niilistas e de pura poesia punk ("Fora de mim num sábado à noite/ 1970 está chegando"), "Funhouse" ajudou a moldar o melhor do rock pós-1970.
Para o jornalista Paul Trynka, ex-editor da revista inglesa "Mojo" e autor de "Iggy Pop: Open Up and Bleed", sensacional biografia de Iggy ainda inédita no Brasil, o que torna "Funhouse" tão influente são "a raiva pura e a intensidade do som".
Diz Trynka: "A música crua e a maneira agressiva como ela é executada têm sido copiadas muitas vezes, mas nunca igualadas. O disco tem um frescor e uma ingenuidade que são só dele, assim como seu glamour e decadência. Os Stooges assustavam as pessoas."
O livro tem histórias inacreditáveis de Iggy e de seus principais comparsas, os irmãos Ron e Scott Asheton. Bacanais, orgias de drogas, internações em manicômios, casamentos com adolescentes, pancadarias no palco, mortes e tudo mais.
Outro tema interessante é o relacionamento de Iggy e Bowie. Este, impressionado com o carisma de Iggy, tomou-o sob suas asas e lhe deu abrigo e ajuda quando Iggy mais precisou. Em troca, roubou sua persona e copiou descaradamente seu estilo para criar Ziggy Stardust, seu personagem mais célebre.
Apesar disso, Trynka diz que o encontro dos dois foi benéfico para Iggy: "Se Iggy não tivesse conhecido Bowie, possivelmente estaria vivo, embora isso não seja certo, mas ele seria uma autoparódia. Bowie lhe devolveu a dignidade."
E Iggy, gostou do livro? "Soube que ele tem uma cópia em sua casa", diz Trynka. "De vez em quando, tira o livro da estante e lê algumas páginas. Acho que ele esqueceu muitas loucuras que aconteceram e quer mantê-las assim!"
por André Barcinski
------------
The Cigarettes – The Bore
The Smashing Pumpkins – Freak (explicit)
The Stooges – “Fun House” 40 Anos
• TV Eye [ Takes 7 & 8 ]
• Down on the street [ Single mix ]
• Loose [ Demo version/Take 2 ]
Wry - National Indie Hits
* Evisceration (Killing Chainsaw)
* Burn Baby Burn (MQN)
(Drop Loaded)
Joan Jett and the Blackhearts – Crimson and Clover
Then – Baby Please don´t go
Gene Vincent and the Blue Caps – Be bop a lula
Koko Taylor – Up in Flames
The Cramps – Jailhouse rock
Ramones – Beat on the Brat
The Trashmen – Bird ´65
T-Rex – Rip off
13th Floor Elevators – You´re gonna miss me
The Isley Brothers – Nobody but me
Ventures – The rat
Satan´s Sadists ost – The chase is on
Howlin´ Wolf – smokestack lightning
Bo Didley – I´m a man
Screamin´ Jay Hawkins – Moanin´
The Electric Prunes – Dr. Do Good
Johnny Kids and the pirates – Shakin´ all over
The Revels – It´s party time
The Cherokees – Uprising
Link Wray – Genocide
Jack Nitzsche – The lonely surfer
Nenhum comentário:
Postar um comentário