terça-feira, 30 de março de 2010

RIP - Alex Chilton

NUNCA É TARDE PARA FALAR DE ALEX CHILTON E O BIG STAR

Fonte: Rock Loco
por Franchico

Chilton, praticamente um desconhecido no Brasil, era o líder da cult band americana Big Star e um dos heróis deste peão das palavras que vos escreve.

Ele morreu no último dia 17, em um hospital de Nova Orleans, onde vivia há alguns anos.

A banda que fez sua fama vinha de berço nobre: Memphis, um dos nascedouros do rock 'n' roll, terra de Elvis Presley.

O Big Star nunca alcançou o sucesso comercial enquanto existiu, entre 1971 e 1975. Lançou apenas três álbuns – todos clássicos: # 1 Record (1972), Radio City (1974) e Third / Sister Lovers.

Este último, depois dos fracassos de vendas dos dois anteriores, foi recusado pela gravadora, sendo lançado somente em 1994 – depois que todo o rock alternativo americano e inglês já havia se rendido à genialidade que poucos compreenderam nos anos 70. Em 2005, com novos membros, lançou In Space – que poucos ouviram.

Beatles + Who + Byrds

Uma piada sobre o Velvet Underground diz que pouquíssimas pessoas assistiram o grupo ao vivo enquanto ele existia, mas que quase todo mundo que foi a um show montou uma banda depois.

O mesmo nível de influência pode ser dito do Big Star.

Entre as bandas obviamente influenciadas pelo Estrelão pode-se citar: R.E.M., Teenage Fanclub (praticamente um Big Star 2), Lemonheads, The Replacements e todas as bandas do chamado power pop – movimento que sequer existiria sem o Big Star.

Uma pena que poucos na nova geração, pelo menos aparentemente, conheçam um trabalho tão encantador e fundamental como o desta banda, que conseguia fundir, de forma única, as melodias perfeitas dos Beatles, as guitarras faiscantes do The Who e as complexas harmonizações vocais dos Byrds.

No cenário do rock atual, devastado por uma tosquidão sem precedentes, a garotada teria muito a aprender ouvindo esta banda. E aí, galera, vamos comer Alex Chilton e o Big Star ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário