quinta-feira, 11 de março de 2010

The Baggios "pegando uma punga"



por Rian Santos
Fonte: Spleen & Charutos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Alguém arrisca onde esses meninos vão parar?

Na próxima terça-feira, os meninos da banda The Baggios chegam à terra da garoa para realizar uma série de shows e gravar o primeiro disco oficial. Na passagem por São Paulo, o duo formado por Julio Andrade (guitarra e vocal) e Gabriel Carvalho (o batera Perninha) ainda aproveitará a oportunidade para gravar o videoclipe da música “Em outras”, com a participação de Rafael Costello, ex-Plástico Lunar e Rockassetes. Era o pretexto que a gente precisava para reconstruir a trajetória que inicia em um violão detonado, no sonho improvável de Pegar um Punga e cair fora da pacata São Cristóvão, sem estação prevista para encontrar.

Jornal do Dia – É difícil imaginar um moleque que aprendeu a tocar paletando um Kashima de cordas enferrujadas numa cidade pacata como São Cristóvão conquistando o respeito da cena independente nacional. Como você encara essa transformação? O guri interiorano possui alguma semelhança com o Rei do Blues?

Julico – Acho que carrego algumas coisas dessa época, inclusive esse kashima de cordas enferrujadas, mas nós seres humanos vivemos em constante transição. Acho que estou um pouco mais maduro. Afinal, estou nesse lance de tocar Rock há 8 anos, seis deles dedicado a The baggios, e nunca curti ver as coisas se repetirem. Desde que comprei minha primeira guitarra procuro coisa nova pra ouvir, conseqüentemente me desenvolvo, amadureço, me torno exigente e tento fazer algo que pelo menos soe diferente.

JD - De que maneira a gravação dos primeiros EPs deverá influenciar na confecção desse primeiro disco oficial? Ele já tem nome? A gente pode esperar a energia densa e suja que impregnou suas primeiras composições, fazendo justiça aos aos acordes envenenados do blues, ou os tapinhas nas costas e o sorriso solícito das menininhas ajudaram a acalmar os demônios escondidos em seu coração?

Julico – Por onde a gente tem passado, sempre tem alguém comparando nossas apresentações com as gravações, e o comentário é sempre o mesmo: “Nem se compara o show com os EPs”. Depois de ter ouvido isso de várias pessoas, concordei e coloquei na cabeça que devemos capturar nosso som de uma forma mais crua e pesada, como nos shows. Acredito que o disco vai soar mais pesado e mais rock, não deixando de lado a essência Blues. Tem um nome pro disco que guardo na cabeça faz anos: “O azar me consome”, nome de uma das músicas do disco, que espera pra ser gravada há quatro anos.

JD - Qual a participação de Perninha (batera) no disco? Ele é só um instrumentista ou interfere de alguma maneira na concepção das canções e nos arranjos? Quando ele entrou na banda, muita gente ficou impressionada com o vigor que as canções da Baggios ganharam.

Julico – Ele, sem dúvidas, era a peça que faltava na Baggios. Um figura dedicada ao instrumento e cheio de boas influências para oferecer. Ele é um dos culpados do amadurecimento da banda.

JD - Como a turnê paulista foi viabilizada? Parece que tem algo a ver com o Circuito Fora do Eixo, não é mesmo? É uma pena que ele não tenha dado as caras por aqui…

Julico – Venho visando uma viagem pra São Paulo desde 2008, e vi que não é tão difícil marcar um show por lá, contanto que seja com muita antecedência e que você tenha como chegar lá. Eu e Gabriel estávamos discutindo como gravar o disco, onde gravar, daí resolvemos unir a necessidade de gravar e a vontade de tocar em Sampa. Comecei a mandar emails pra casas noturnas, amigos, conhecidos de conhecidos e assim foram aparecendo uma data aqui, outra ali. Uma das figuras importantes nessa tour foi Quique Brown, membro da banda Leptospirose, de Bragança Paulista. Ele conseguiu 80% das datas, algumas delas, graças à integração dele ao Fora do Eixo, que conseguiu encaixar a gente na etapa final da Tour do Porcas Borboletas, de Uberlândia (MG). Nós vamos pegar um Punga, literalmente, nessa van com os caras. O Fora do Eixo tem crescido m. Em novembro de 2009, o Pablo Capilé (O cabeça) passou por Aracaju e integrou a Rede Musica Sergipe (rede que conta com os coletivos Ouça, Beco dos cocos e o Pela Cena) ao Fora do Eixo. A rede está se desenvolvendo aos poucos, e pretende movimentar mais a onda independente por aqui.

JD – Pra terminar com um clichê, você podia relatar os planos da Baggios em 2010.

Julico – Esse ano quero muito que a gente consiga circular mais que o ano passado, tocar nos Festivais Independetes por aí, fazer outras Turnês, lançar o disco no final do primeiro semestre, manter esse ritmo de banda, cheio de gás, e torcer pra que o disco venha do jeito que esperamos e que a gente consiga agradar a esses roqueiros exigentes!

-------------

Banda sergipana faz turnê e grava clipe em São Paulo

Fonte: CINFORM ON LINE - Notícias / Local / Cultura e Variedades



Buscando projeção nacional, a banda sergipana The Baggios vai a São Paulo para gravar seu primeiro disco oficial na próxima terça, dia 16. O grupo irá realizar a turnê intitulada The Baggios Sampa Tour, passando pela capital paulista e mais cinco cidades do estado. Na passagem por São Paulo, a banda formada por apenas dois integrantes, Julio Andrade – guitarra e vocal – e Gabriel Carvalho – bateria -, ainda aproveitará a oportunidade para gravar o videoclipe da música Em outras, contando com participação de Rafael Costello, ex-Plástico Lunar e Rockassetes. Esta é a primeira vez que a banda faz uma turnê pelo Sudeste do país. Antes, o grupo The Baggios tocou em festivais pelo Nordeste no ano passado, a exemplo de Festival do Sol, em Natal, Festival Mundo, em João Pessoa, Festival Big Band, em Salvador, entre outros.

“As expectativas para esta turnê são as melhores possíveis, já que o público de lá é mais amplo para o tipo de som que nós tocamos. Acreditamos na possibilidade de surgirem convites para festivais e também para um selo musical”, afirma Julio Andrade, guitarrista e vocalista da banda. O CD oficial de The Baggios contará com 15 canções, dentre as quais 11 são inéditas e quatro são regravações de músicas lançadas na demo e no EP da banda.

O disco oficial apresentará músicas novas como Pare e repare e O azar me consome, esta última, segundo o vocalista e guitarrista Julio Andrade, poderá ser o título do álbum. Já a seleção entre as músicas da demo lançada em 2007 – sem nome – e o EP Hard Time, de 2009, foi feita por cerca de 250 fãs da banda que votaram em enquete na comunidade da banda, no site de relacionamentos Orkut. As músicas escolhidas pelo público foram Pegando punga, Aqui vou eu, Ó, cigana e Candango’s bar.

Três dos shows a serem realizados pela banda The Baggios foram marcados graças à ação da rede Fora do Eixo, formada desde 2005 por produtores culturais das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul com o objetivo de estimular a circulação de bandas pelo chamado Circuito Fora do Eixo, que abarca as cidades de Cuiabá, Rio Branco, Uberlândia e Londrina. A rede Fora do Eixo encaixou o grupo The Baggios para tocar junto com a Turnê das Porcas Borboletas, banda de Uberlândia.

A banda irá passar pelas cidades de São Paulo, Vinhedo, São Carlos, Campinas, Bauru e Araraquara.

---------------

Blues errante
por Adolfo Sá

Fonte: Viva La Brasa

“Para muitos ele era apenas um louco”, afirma o jornalista Diego Oliveira, co-diretor do documentário Baggio Sedado, que conta a vida de José Sinval dos Santos, o ‘Baggio’, um músico andarilho que perambulava nas ruas de São Cristóvão, cidade do interior de Sergipe, a 4ª mais antiga do país. Baggio andava rasgado, c/ amarrações nas pernas, brincos e pulseiras, contando histórias pelas esquinas c/ seu violão. “Para outros era a representação viva da manutenção de um espírito revolucionário na pacata cidade, um ‘punk’ interiorano, que apenas com sua resistência a ser comum contribuiu mais do que muitos artistas locais, um símbolo vivo para os garotos iniciantes no estranho mundo da cultura alternativa.”

Entre esses garotos estavam o baterista Elvis Boamorte e o guitarrista Júlio Andrade, o Júlio ‘Dodge’ ou simplesmente ‘Julico’. No esquema 1-é-pouco-2-é-bom-3-é-demais, eles se juntaram em 2004 e formaram o duo The Baggios. “A banda é uma continuação de um sonho não alcançado por um cara simples e com idéias bem próprias e livres de quaisquer padrões”, diz Julico. Com uma pegada blues/punk, começaram a fazer shows e compor músicas, e antes mesmo de completarem 20 anos gravaram o 1º EP, em 2007. Em 2008 Júlio dirigiu em parceria c/ Diego o curta sobre José Sinval, e ano passado, lançou o 2º EP da banda, Hard Times.

Venceu 3 categorias do Prêmio Prata da Casa e caiu na estrada em 2009: participou dos festivais Rock Sertão, no interior de Sergipe, BigBands na Bahia, Mundo na Paraíba, DoSol no Rio Grande do Norte, e Perro Loco, evento de cinema universitário em Goiás. Tocou 2X no Psicodália em Santa Catarina c/ a Plástico Lunar, onde também canta e toca guitarra, e participou de 2 coletâneas: Sergipe’s Finest, do selo Disco de Barro, e Um Dia Tudo Isso Vai Fazer Sentido, pelo Loaded E-zine.

Começou 2010 tocando no Projeto Verão [foto] na mesma noite de Seu Jorge e Marcelo D2, e desde o dia 15 de março está em São Paulo gravando o 1º CD da Baggios, ao lado do novo batera Rafael Carvalho, um moleque de 17 anos que quebra tudo na bateria. O álbum, cujo título provisório é O Azar Me Consome, terá 15 faixas, 11 delas inéditas e 4 regravações das canções Pegando Um Punga, Aqui Vou Eu, Oh Cigana e Candango’s Bar, escolhidas por 250 fãs e amigos da banda numa eleição no Orkut.

As gravações aconteceram semana passada, e agora Julico e seu parceiro estão em plena Sampa Tour: 6 shows na capital e nas cidades de Bauru, Campinas, Araraquara, Vinhedo e São Carlos. O guitarrista Rafael Costello, que Júlio substituiu na Plástico, aproveitará a passagem deles p/ dirigir um clip. “As expectativas p/ esta turnê são as melhores possíveis, já que o público de lá é mais amplo pro tipo de som que nós tocamos”, disse o jovem ‘Baggio’ antes de pegar a estrada: “Acreditamos na possibilidade de surgirem convites p/ festivais e também p/ um selo musical.”

José Sinval, o ‘Baggio’ original, ainda está vivo em São Cristóvão. “A loucura é tratada violentamente por nossa sociedade, reservando preconceito e isolamento p/ aqueles que não foram normatizados segundo as regras sociais estabelecidas”, comenta Diego Oliveira. Julico & Rafael, os novos ‘Baggios’, ainda têm muito chão pela frente, mas já colecionam algumas boas histórias pra contar, como o encontro c/ uma certa senhora de 80 anos e uma garota de 25 em Vitória da Conquista [BA]:

“Conversa vai, conversa vem, descobrimos que estávamos lidando c/ a filha e a mãe do grande cineasta GLAUBER ROCHA. Surreal. Eu ouvindo comentários da mãe dele, ‘ah Glauber era louco, colocou cada nome estranho nas filhas’... Mas também, Ava Patria Yndia Yracema Gaitan Rocha é realmente um nome comprido pra se dar a uma filha, mesmo assim não tiro a razão dele...”

Cada doido com sua mania.

-----------

DOWNLOADS:
Ep Hard Times (2009)
http://www.easy-share.com/1908571764/the
Demo (2007)
http://www.easy-share.com/1908571736/the

Julio Andrade: Guitarra e voz
Gabriel Perninha: Bateria

Contatos:
juliododges@hotmail.com
(79) 8809-0974

-
Youtube - www.youtube.com/thebaggios
Fotolog - www.fotolog.com/the_baggios
MySpace - www.myspace.com/baggios
-

Agenda:

13/03 - Itabaiana (AAI - Projeto Cebolada)
17 a 19 - gravão do disco
20/03 - Clube Berlin (SP)
21.03 - vinhedo
22.03 - São Carlos ( Gravação de Programa de Rádio)
23.03 - são carlos
24.03 - campinas
25.03 - bauru
26.03 - araraquqara
27.03 - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário