sábado, 28 de janeiro de 2012

# 214 - 28/01/2012

Toda modelo que se atreve a cantar vira tema de ladainha. "Rostos bonitos das passarelas não têm lugar nos palcos", dizem os patrulheiros do "cada um no seu quadrado". Mas o caso da britânica Karen Elson ainda tem um tempero que faz jorrar veneno das más línguas: ela é mulher de Jack White, um dos roqueiros mais cultuados do nosso tempo. A beldade de 32 anos sabia que enfrentaria preconceito por causa do "pistolão", principalmente quando deixou o marido produzir seu disco, "The ghost who walks", lançado no Brasil pelo selo Lab 344. Mas é dela a marca autoral das belas canções de atmosfera country do CD.

- Eu ficava me escondendo pela casa, compondo as músicas em segredo. Não queria a intervenção de Jack nesse início, até porque só sei compor quando estou absolutamente sozinha. Quando ele descobriu o que eu andava fazendo, disse algo como "Por que diabos você estava escondendo isso de mim? Deixa de ser boba e vamos gravar" - conta a modelo-cantora, em entrevista por telefone, imitando a voz brava de Jack.

Karen veio dos subúrbios de Manchester, cidade industrial no norte da Inglaterra. Nos corredores da escola, ouvia PJ Harvey e Nick Cave solitária, já que os colegas curtiam pouca coisa além de Blur e Oasis em meados dos anos 90. Alta, magra e de pele bem branca, fazia o tipo esquisitona. Atraiu sua cota de bullying, mas soube se virar. "The ghost who walks" ("o fantasma que anda") é um apelido cruel da época de ensino médio que, falsamente ignorado na adolescência, voltou martelando a cabeça de Karen quando ela criou os riffs da música-título.

- Eu já queria ser cantora na época da escola, mas achava que era um sonho impossível. A chance de virar modelo foi a oportunidade que apareceu para eu sair da minha cidade e rodar o mundo. Então, eu a agarrei com força - conta.

A moça tinha 16 anos quando foi descoberta por uma agência e, desde então, trabalhou com alguns dos principais fotógrafos de moda, como Mario Testino e Bruce Weber. Karen também andou quilômetros em passarelas defendendo criações de Marc Jacobs, Alexander McQueen, Dolce & GaBbana e outras grifes badaladas. Ganhou status de supermodelo, mas a vontade de cantar continuava pedindo vez, e a britânica entrou para a Citizens Band, uma trupe nova-iorquina que faz covers em clima de cabaré.

Casamento no Rio Amazonas

A deixa para gravar um disco autoral, no entanto, veio com a mudança para Nashville. A cidade no Sul dos EUA, centro da cultura country, recebeu Karen e Jack logo depois que eles se casaram, numa cerimônia celebrada no leito do Rio Amazonas, em 2005, quando Jack veio com a dupla White Stripes ao Brasil e se apresentou em Manaus.

- Ouço compositores como Gram Parsons e Neil Young há muito tempo. A cultura americana do blues e do country é uma influência forte para mim. Nem saberia dizer desde quando - garante ela.

O casamento e os dois filhos em anos consecutivos geraram a pausa de que a modelo Karen precisava para dar espaço à cantora. Também foi ótimo ter um estúdio muito bem equipado dentro de casa, assim como a ajuda do maridão com fama de midas musical. Além do celebradíssimo e extinto duo White Stripes, Jack comanda as excelentes bandas Raconteurs e Dead Weather. Durante a entrevista, Karen disse que se sentiu intimidada pelo talento da sua cara-metade, mas encarou a experiência como aprendizado.

- Ficava intimidada com ele do meu lado no estúdio, mas por que não aproveitar a minha proximidade com Jack para tornar meu álbum melhor? No início, fiquei nervosa, mas o processo foi muito divertido e inspirador - descreve. - Muita gente não vê com bons olhos uma modelo que grava um CD produzido pelo marido músico. Mas não perco tempo pensando nisso.

Lançado lá fora no início de 2010, o resultado dessa parceria é um disco muito elogiado por veículos como a BBC de Londres e a revista americana "Spin", que chegou a compará-la a Nancy Sinatra. No percurso das 12 faixas, a voz delicada de Karen procura uma textura meio dark, moldando músicas que falam de amores finitos em tom de luto, como "Stolen roses" e "Lunasa". Órgãos e teclados lamurientos ajudam a criar o clima.

- No estúdio, Jack sabia exatamente que instrumentos usar pra chegar a esse tom um pouco dark que eu estava procurando - elogia a cantora, antes de deixar claro que o tal estúdio não está a sua inteira disposição. - Jack está sempre gravando alguma coisa. Tem vários projetos. Se entrar lá, é para trabalhar sério.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/karen-elson-enfrenta-preconceitos-estreia-em-disco-com-producao-do-marido-roqueiro-jack-white-2790984#ixzz1kn6hTa7G

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

p. Escarro Napalm Unauthorized Reproductions inc.

por William Helal Filho

# # #

Agora, no programa de rock:

The Who - I Can´t reach you
The Who - Sodding about

Deep Purple - Mandrake root
- por Fabio "snoozer"

Daniel Beleza e os corações em fúria - A caixa
((( Drop Loaded )))

Vermicious Kids - Worm Asylum
Defecation - Life on planet earth is fuckin´n cancerous
Righteous pigs - I Hope you die in a hotel fire
Disharmonic Orchestra - successive substitution
Pestilence - Graves in our mind

Mechanics - Ódio
Diablo Motor - Garota fogo
Suíte Super Luxo - Depois dos Beatles tudo é decadência
Pata de Elefante - o dia em que a casa caiu

The Raveonettes - Recharge & Revolt
PJ Harvey - The colour of the earth
Karen Elson - The Ghost who walks
Siouxsie and The Banshees - Turn to stone

365 - São Paulo

Guido DAmico - Jimmy Boy
Reg Smith & Melody Four - rock and roll
Bob & Lucille - eeny meeny miney moe
Ray St. Germaine - She´s a square
Rock-A-Tunes - Woman forever

Morrissey - Moonriver

Nenhum comentário:

Postar um comentário