sexta-feira, 8 de abril de 2011

# 184 - 08/04/2011

"Don´t believe the hype", já dizia o Public Enemy. Costumo cultivar uma saudável desconfiança com relação às bandas "hypadas", mas desprezá-las por completo seria burrice. O programa de hoje começa em ritmo dançante com duas bandas que foram "hype", The Rapture e Klaxons. Quase ninguém fala mais delas, justamente porque saíram de moda, mas o programa de rock não segue modas. The Rapture foi uma das responsáveis pelo revival do pós-punk do início do ano 2000 e chamou atenção com seu segundo disco, "Echoes", de onde extraímos a faixa de abertura desta edição. Já para o klaxons chegaram a criar até um novo rótulo, "new rave", que não "pegou", evidentemente. Não era pra tanto, claro, mas é uma boa banda, como você pode constatar pelo som que tocaremos hoje, extraido de seu primeiro disco, "Myths of the near future", de 2007. Fechando o bloco, "lemon", um dos singles de "zooropa", um dos mais ousados e criativos álbuns do U2, lançado em 1993 durante uma parada de seis meses entre as etapas da Zoo Tv Tour, que divulgava o disco "Achtung baby". Com os shows que fará no Brasil o U2 está prestes a se tornar a banda com a turnê mais lucrativa da história da música - O recorde anterior, de US$ 558 milhões, foi estabelecido pelos Rolling Stones durante a A "Bigger Bang tour", de 2005-2007.

Para completar a primeira meia-hora do programa, dois pedidos de ouvintes serão atendidos: "Bonfires", do grupo paranaense Rosie And Me (tocaram ano passado no Festival Rock Sertão, em Nossa Senhora da Glória), e "Tears of the Dragon", sucesso da carreira solo de Bruce Dickinson. Depois do Drop Loaded, o "Bloco do ouvinte", produzido por Daniela, da Renegades of punk, trará uma seleção de "riot girrls".

Na segunda parte do programa faremos nosso já tradicional Especial Abril pro rock.

See you later, "alligators".

A.

# # #

O "Bloco do ouvinte":

Sleater-Kinney - A real man - Música do 1º álbum delas, chamado "Sleater-Kinney" de 1995. A banda é uma das mais conhecidas das ligadas ao Riot Grrrl. Foi formada em 1994 em Olympia, Washington, EUA. O nome veio da estrada "Sleater-Kinney Road" em Olympia, perto de um dos locais usados no começo da banda para ensaios.

Team Dresch - Fagetarian and dyke - - Música do álbum "Personal Best" de 1995 - A banda é de Portland, Oregon, mas foi formada em Olympia, Washington. É muito importante por ter uma direção significativa no queercore e do-it-yourself, que deu voz através de zines e música para as paixões e as preocupações tanto aa comunidade LGBT quanto dos universos punk. Todas na banda são abertamente lésbicas. Estiveram tocando (reunidas) no Brasil ano passado no festival Lady Fest.

The Third Sex - Un, deux, trois, cat! - Música do álbum "Card Carryin'" de 1996. Outra banda de Portland, Oregon.

Cadallaca - Two beers later - Música do álbum "Introducing Cadallaca" de 1998. A banda é um projeto paralelo de 3 mulheres envolvidas com o movimento feminista/riot grrrl: Corin Tucker (Sleater-Kinney), Sarah Dougher (The Lookers) e STS, (The Lookers, The Haggard).

Le Tigre - Deceptacon - Música do 1º álbum, "Le Tigre" de 1999. A banda foi formada por Kathleen Hanna (Bikini Kill) e Johanna Fateman em 1998 (New York City, New York, EUA). O Le Tigre é conhecido por manter a linha politizada do Bikini Kill falando de assuntos do feminismo e comunidade GLBT.

por Daniela Rodrigues

-----------------------

The Rapture - I need your love
Klaxons - Two receivers
U2 - lemon

Rosie and Me - Bonfires
Bruce Dickinson - Tears of the Dragon
(pedidos de ouvintes)

Naked Girls and aeroplanes - All about
Família Palim - Funk do palim
(Drop Loaded)

Sleater-Kinney - A real man
Team Dresch - Fagetariam and Dyke
The Third sex - Un Deux trois cat!
Cadallaca - Two Bears later
Le Tigre - Deceptacon
(por Danihella)

The Skatalites - President Kennedy
Karina Buhr - Ciranda do incentivo
Eddie - Danada

Facada - Onisciente
Musica Diablo - Lifeless
Violator - The Plague never dies

The Misfits - Land of the Dead
The Misfits - Twilight of the dead

D. R. I. :
# Shut up
# Think for yourself
# The Five year plan
# Beneath the wheel
# I´m the liar
# violent pacification

Um comentário:

  1. Essas bandas dos anos 2000 sempre me fazem lembrar de uma entrevista do Iggy Pop no início da década, dizendo que sentia ânsia de vômito toda vez que ouvia The Killers...

    ResponderExcluir