quarta-feira, 27 de abril de 2011

ALDEIA ROCK FESTIVAL - Rock Natureba e Ecologia Rolando

ALDEIA ROCK FESTIVAL 2011 – 21,22,23 de Abril - Casimiro de Abreu/RJ

Aldeia Rock Festival é uma espécie de Festival Psicodalia do Rio de Janeiro. O evento acontece em um sitio no meio da Mata Atlântica sempre no feriadão da semana santa e esse ano chegou a décima primeira edição. Aldeia Velha é uma comunidade próxima aos municípios de Casimiro de Abreu e Silva Jardim, distante cerca de 150Km do Rio de Janeiro, localizada não muito distante das principais cidades da região serrana e da região dos lagos. Tradicionalmente o evento acontece na própria Vila de Aldeia Velha como sugere o nome do evento, porém, por motivos burocráticos, nessa edição o evento foi transferido para o não muito distante Sitio Sonho Realizado (o nome do sitio se encaixa perfeitamente aos ideais de um festival de rock que lutou pra acontecer). Ao longo dos anos muita gente bacana passou pelo evento, entre eles Serguei, Azymuth, Blues Etílicos... Este ano entre algumas das principais atrações estavam: O Conto (PR), Goya (PR), Cris Carcara (MG), Wagner Jose e seu Bando (RJ), Protesto Suburbano (RJ), Os Macraios (RJ) e como nome de peso o lendário Celso Blues Boy (RJ)!

Texto e Fotos Por Michael Meneses! paraybarecords@hotmail.com

O lema do Festival diz: “Aldeia Rock Festival - Rock And Roll e Natureza Juntos!” e esse foi o clima do evento que ao longo de 11 anos vem se tornando uma tradição cultural, mesmo que aparentemente não receba um apoio forte das secretarias de cultura, turismo e do meio ambiente das cidades da região. O evento demostrou ter um excelente potencial para o turismo, cultura e meio ambiente, e se as prefeituras locais oferecessem qualquer que seja o incentivo à produção do evento, certamente todos ganhariam e com esse apoio o evento teria uma maior visibilidade por parte da mídia. Aliás, independente desse apoio ou não, o festival merece um maior reconhecimento por parte da mídia. Esse ano o evento foi transferido de local em relação às edições passadas e com isso pousadas e lojas de produtos alimentícios e utensílios de camping sentiram no faturamento.

O festival funcionava de forma simples e objetiva, o público pagava o ingresso e tinha direito a área de camping, estacionamento, assistir todos os shows e a fim de evitar o mínimo de sujeira na natureza o evento ainda disponibilizava banheiros químicos e chuveiros. Vale lembrar que o Aldeia Rock Festival é um evento que mesmo que tenha uma estrutura acima da média, tem o seu lado “Underground” e mesmo com todo clima hipponga no ar, até “é possível” dizer que o festival tem seu lado punk.

Os presentes ainda usufruíam do clima gostoso encontrado no vale localizado no Sitio Sonho Realizado e pela Mata Atlântica que proporcionava noites agradáveis e dias de sol intenso, um convite para um joguinho de futebol ou de vôlei para em seguida um bom banho nas cachoeiras da região para refrescar e curar a ressaca da galera depois de noitadas de rock.

Já a estrutura para os shows funcionava perfeitamente com dois palcos, um palco maior para as principais atrações e ao lado um palco alternativo para músicos e bandas que estavam acampados no festival e desejasse participar de jam sessions, e/ou algumas bandas que não foram selecionadas para o palco principal, mas que tinha potencial para o evento.

Os shows

Quinta-Feira – 21 de Abril

Na primeira noite os shows aconteceram apenas no palco alternativo que foi uma evolução nessa edição, pois embora pela primeira vez esse palco de fato estivesse funcionando, nas edições passadas ele já existia. Porém, sem a mesma estrutura, mas com o mesmo ideal, ou seja: espaço livre para quem quisesse mostra trabalho seja cover ou autoral. A iniciativa deu certo e a evolução de um simples espaço alternativo, para criação de um palco de verdade é algo que só enriquece o evento, pois abre espaço para novos talentos e cria um vinculo de ligação ainda maior entre publico e festival. Contudo o palco poderia convidar mais bandas autorais e menos covers, afinal tem muita gente que é a cara do evento e poderia comer pelas beiradas, ou seja, tocando no palco alternativo. Entre as atrações dessa noite o palco alternativo recebeu os niteroienses do Coalhada Rock Band, que calcou o seu set com clássicos do rock e do Raul Seixas. Coalhada é um dos músicos e parecia ser uma espécie de personalidade local sempre muito aplaudido, e durante o show disse que chegou a gravar com o próprio Raul. Em seguida o MV8 subiu e apresentou alguns sons autorais e covers do rock nacional.

Outra característica do evento é que basicamente o som nunca para de rolar, não importa a hora, seja dia ou noite, fim de tarde ou inicio da madrugada, tem sempre um rock do bom rolando, seja com banda em um dos palcos ou com DJ. E assim chegamos à sexta feira.

Sexta-Feira– 22 de Abril

Os shows da sexta feira santa começaram com um abençoado feito já que os presentes naquele fim de tarde foram agraciados com um show arrasador da banda macaense Protesto Suburbano, que entrou para história do evento como a primeira banda de Hard-Core a tocar no Aldeia Rock Festival, um evento cujo foco são bandas de classic-rock e afins. O Protesto Suburbano é uma banda que tem seu nome escrito na cena de Macaé e foi uma ótima opção para representar a Região dos Lagos e colocar o HC na história do evento. Sabendo do peso de ser a primeira banda de HC ao longo de 11 anos de evento, coube ao Protesto aproveitar o clima natureba do local e fazer uso de todo um potencial discursivo em prol da ecologia e não demorou a levantar o publico. O Protesto Suburbano abriu caminho para os sons pesados no evento e punk´s, straight edge´s e heavys já marcam presença em meio aos hippies, então é só abrir espaço às bandas desses estilos, e nem é preciso perder as características musicais do evento.

Outro destaque da noite foram os já veteranos no evento o Wagner Jose e Seu Bando. A banda tocava pela quarta vez no festival e tornou-se uma ótima cartada da produção para essa edição, pois na falta de bandas oficiais ou jams no palco alternativo era o Wagner e Seu bando que faziam a galera curtir o seu Blues Rock and Roll. Ao longo dos dias a banda fez varias apresentações no palco alternativo e isso não quer dizer que a banda estivesse no evento apenas para tapar buraco, muito pelo contrario, além de potencial dos músicos a banda já tem seus seguidores e é a certeza de diversão.

O primeiro destaque do palco principal foram os paranaenses do Goya que apresentaram um rock setentista com influencias que misturavam rock progressivo, psicodélias instrumentais, fusions e em alguns momentos o peso do hard e do heavy dos anos 70, a banda fez bonito no palco principal.

Ainda no palco principal tivemos outro destaque da noite o blues mineiro de Cris Carcara, o power trio mostrou um show totalmente energético com uma pegada que ia do blues clássico à um garage rock sujo e com pitadas de hard rock. A banda fez talvez o show mais longo de todo o evento e agradou.

A último atração da noite foi a banda carioca Os Macraios, que assim como o Coalhada e o Wagner Jose e Seu Bando são figurinhas carimbadas do festival. O som dos Macraios é uma espécie de Raul Seixas dessa geração, um som pra maluco beleza nenhum colocar defeito. Se você se julga um “porra louca” vale conferir o som da banda. O auge do show para alguns ou a visão do inferno para outros, aconteceu na última música quando o vocalista e guitarrista Andre Macraio tirou a roupa e tocou pelado.

Finalizando a noite a banda Relics apresentou covers do Pink Floyd, o diferencial da banda em comparação a tantas outros covers é que alguns sons obscuros do Floyd marcam presença no set e não apenas os hits.

Sábado – 23 de abril

No ultimo dia de evento a banda Wagner Jose, entre uma banda cover e outra, continuou fazendo bonito no palco alternativo. Já no palco principal o Aumumana apresentou uma mistura de rock com sons regionais. Seu forte é o instrumental, mas mesmo com essa característica a banda peca pela falta de uma guitarra mais potente. A banda Espinha de Peixe foi o primeiro destaque da noite e apresentou um rock rural típico do evento e agradou. Na noite o show mais esperado era logicamente o de Celso Blues Boy, isso era fato! Mas quem viajou 21 horas e fez história no evento foi a banda os paranaenses O Conto que simplesmente fez um dos melhores shows de todo o evento, apresentando um rock progressivo cheio de experimentalismo. Seus músicos são multi-instrumentistas e no decorrer do show vão variando de instrumentos. Um show realmente surpreendente. Ao final do set o público ainda pediu bis, mas talvez por conta do horário infelizmente a banda não pode atender.

No palco alternativo Wagner Jose encerrou as atividades daquele espaço e no palco principal a banda Marcelo Toledo & Dose Dupla esquentou o público para a atração da noite, o Celso Blues Boy. Como era de se esperar Celso fez um set com um público nas mãos, mesmo que os presentes já não fossem um número tão grande como nos shows anteriores, muito provavelmente pelo cansaço da galera. Mas quem ficou à curtir e o aplaudiu bastante. Celso fechou o evento com estilo e o bom gosto característica do festival.

Para o ano que vem a produção pretende retornar a local original do evento. Desejamos boa sorte e que o Aldeia Rock Festival continue evoluindo em busca do seu ideal: Rock And Roll e Natureza Juntos!”

Conheça algumas bandas que estiveram no evento:

Cris Carcara: http://www.myspace.com/criscarcara.br

Goya: http://www.myspace.com/planetagoya

O Conto: http://www.myspace.com/oconto

Os Macraios: www.myspace.com/osmacraios

Protesto Suburbano: http://www.myspace.com/protestosuburbano

Wagner Jose e Seu Bando: www.myspace.com/wagnerjose

Sugestões de bandas para a edição 2012 do Aldeia Rock Fest:

Mamutes/SE: www.myspace.com/mamutesmusic

Maquina Blues/SE: www.myspace.com/maquinablues

Mustang/RJ: www.myspace.com/mustangbandcombr

Mutantes/SP: www.myspace.com/mutantesoficial

Oh Pai/RJ: www.myspace.com/ohpai

Plástico Lunar/SE: www.myspace.com/plasticolunar

Repúdio/RJ: www.myspace.com/repudiohc

Rogerio Skalab: www.myspace.com/rogerioskylab

Statik Majik/RJ: www.myspace.com/statikmajikbrazil

The Baggios/SE: www.myspace.com/baggios

The Renegades of Punk: www.myspace.com/therenegadesofpunk

Urublues/SE: www.myspace.com/urublues

Usina Le Blond/RJ: www.clnetsys.com/usinaleblond/

Violeta de Outono/SP: www.myspace.com/violetadeoutono

Som Nosso de Cada Dia/SP

Mopho/AL:

Um comentário:

  1. Vou me programar para 2017.Tenho minhas origens lá. Hoje moro em Rio das Ostras,RJ

    ResponderExcluir