sexta-feira, 29 de abril de 2011

# 186 - 29/04/2011

O programa de rock de hoje NÃO homenageará o casal real da Inglaterra. Homenageará a adorável Poly Styrene, ex-vocalista do seminal X-Ray Spex, banda que, com apenas um disco relevante (a exemplo do Sex Pistols) marcou a história do punk rock. Ela estava prestes a lançar seu segundo álbum solo, o primeiro desde 198o (!!!), descontados 2 EPs e um single, mas sucumbiu a um câncer de mama. A homenagem a Poly foi produzida por Danihella, nossa "riot grrl" favorita. Teremos também novas da Casca Grossa, uma das muitas bandas que contam em suas fileiras com a figura emblemática de Silvio Campos, de Brian Setzer, que acaba de lançar um disco totalmente instrumental, e dos Beastie Boys - a dos rappers novaiorquinos nem é tão nova, já que havia sido lançada anteriormente como single, mas é a faixa mais "rock" do novo disco deles.

Depois de relembrarmos o brit pop dos anos 90, mergulharemos numa "tour-de-force" intimista com uma faixa de Martin Hannet, notório produtor da Factory responsável pelos discos do joy Division, dentre outros, que saiu no primeiro disco do Durutti Column. Seguiremos com How To Destroy Angels, o projeto que Trent Reznor montou com sua mulher depois do fim do Nine Inch Nails (e antes da consagração com o oscar pela trilha sonora de "A Rede Social"); a faixa de abertura de "Dummy", o clássico primeiro disco do Portishead; outra do último fruto da parceria entre Mark Lanegan e Isobel Campbell, "Hawk", e uma pérola um tanto quanto esquecida, o single lançado por Morrissey e Siouxsie, dos Banshees, nos anos 90 (a história desta gravação está destrinchada logo abaixo).

Fechando o programa, um pequeno apanhado do maravilhoso mundo da musica alternativa brasileira do século XXI: Uma faixa extraída da maior obra-prima do rock nacional da década, na minha humildo opinião, o disco "Uhuuu", do Cidadão Isntigado, mais Viana Moog, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Suíte Super Luxo, de Brasília, Dois em um, de Salvador, e Gigante Animal, de São Paulo, que infelizmente acabou. Babalu, o homem cujo nome virou sinônimo de estilo musical em Aracaju, fazia parte da banda.

Espero que gostem. Mas se não gostarem, é nenhuma, também.

Semana que vem tem mais.

A.

# # #

“Interlude” é um “single” de Morrissey e Siouxsie, dos Banshees, lançado em agosto de 1994. É a única colaboração de que se tem notícia entre estes dois verdadeiros ícones do rock inglês e foi relacionada pela revista Spin entre as 10 maiores “one-off team-ups” de todos os tempos.

A música foi gravada durante as sessões do disco “Vauxhall & I”, de Morrissey, com produção de Boz Boorer, diretor musical e guitarrista da banda do ex-smiths. É um cover cuja versão original é de 1968 e foi gravada pela cantora Timi Yuro como uma faixa da trilha sonora do filme de mesmo nome. Morrissey havia contactado Sioxsie ainda no inicio da década com a idéia de que os dois gravassem algo juntos. Propôs canções interpretadas por vozes femininas, como Nancy Sinatra e Dionne Warwick. Sioxsie escolheu esta balada e ele concordou.

As sessões ocorreram em clima de descontração – “alegria completa”, segundo o produtor, Boorer. Logo após a gravação, no entanto, os dois intérpretes se desentenderam quanto ao conteúdo do vídeo promocional, o que acabou fazendo com que o clip não fosse produzido e todo o projeto fosse posto “na geladeira”. A EMI ameaçou não lançar a bolachinha sem o suporte em vídeo, mas o fez no verão de 1994, contra todas as expectativas, já que a musica era considerada uma “winter song” (canção de inverno). Apesar disso o disco chegou a posições da parada compatíveis com o que vinha sendo conquistado pelos dois na época: #25 UK. Siouxsie, com suas duas bandas, Creature e os Banshees, nunca havia alcançado nada acima do # 21 e Morrissey havia chegado apenas à 47ª posição com seu single anterior, "Hold on to Your Friends".

"Interlude" também foi lançado na Europa via EMI. Na América do Norte, no entanto, devido à impossibilidade de um acordo entre a Sire (empresa de Morrissey nos EUA) e a Geffen (de Siouxsie), o registro só estava disponível através de importação em quantidades muito limitadas. A música foi posteriormente incluída em uma compilação chamada Suedehead: O Melhor de Morrissey. Uma versão inédita, apresentando apenas os vocais de “bardo de Manchester”, está em "Very Best Of", outra coletânea, de 2001.

Em 2008 a cantora Diamanda Galás também gravou uma versão de “interlude” para seu álbum “ Guilty, Guilty, Guilty “.

Fonte: Wikipedia

por Adelvan

#

Casca Grossa - Força punk
Beastie Boys - Lee Majors come again
Brian Setzer:
# Earl´s Breakdown
# Be-Bop-A-Lula

Bloco produzido por Danihella:
X-Ray Spex:
# Oh! Bondage up yours
# The Day the world turned day-glo
# Art-I-Ficial
Poly Styrene:
# Thrash city
# Black Christmas
# Bicycle song

Affairtype - Take me
Bloodthirsty Bitchers - jack Nicholson
( Drop Loaded )

Suede - Animal Nitrate
Supergrass - Caught by the fuzz
Blur - Badhead
oasis - Morning glory

Martin Hannett/The Durutti Column - First aspect of the same thing
How To Destroy Angels - The space between
Portishead - Mysterons
Mark Lanegan & Isobel Campbell - We die and see beauty reign
Siouxsie & Morrissey - Interlude

Cidadão Instigado - Homem velho
Viana Moog - Chagas adesivas
Suíte Superluxo - Máquinas passionais
Gigante Animal - Compasso
Dois em um - Deixa

Um comentário:

  1. Essa edição tá imperdível... Não fosse o TCC a ser redigido, já anunciava aqui minha volta permanente. Mas intermitentemente vou voltar a fazer uns bloquinhos...

    ResponderExcluir