segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"Caras dessa idade já não lêem manuais"



Leonardo Panço em entrevista ao Mistura Cultural

Segunda, 24 de Agosto de 2009
Texto: Michael Meneses

O músico e escritor Leonardo Panço é uma das personalidades mais bacanas da cena independente nacional e concedeu uma entrevista ao Mistura Cultural onde fala dos seus projetos e sobre a tour promocional que fará por conta do seu mais recente livro e vai percorrer o nordeste em setembro!

Já se vão quase 20 anos desde que minutos antes de um show da Dorsal Atlântica em Ipanema/RJ conheci o entrevistado abaixo. O mesmo atende por Leonardo Fernandes Cardoso, ou simplesmente Leonardo Panço. Na época Panço estava com o músico Mutley (hoje no Gangrena Gasosa) na busca por baixista e vocalista para uma então nova banda, o Soutien Xiita, que junto com uma boa safra de bandas ajudou a fortalecer o rock carioca. Nos anos 90, época em que o escritor esteve à frente de saudosos fanzines como Gnomo da Tanzânia e o Bodega, com este chegando a disputar o prêmio de melhor publicação promovido pela Revista Dynamite.

Ainda nos anos 90 Panço apresentava dois novos projetos. O primeiro foi o selo Tamborete Entertainment, que lançou várias bandas que fizeram a trilha sonora dos anos 90, como Sex Noise, Gangrena Gasosa, Cabeça, Poindexter, Zumbi do Mato, entre tantas outras. O outro projeto foi uma então nova e revolucionaria banda chamada Jason, revolucionaria por ser um dos maiores exemplos neste nosso país do estilo “Do It Your Self” rock de ser, pois num espaço relativamente curto de tempo lançou discos e várias coletâneas pelo mundo. A banda também excursionou pelo Brasil e Europa, coisa que muita banda com muito mais tempo de estrada nunca fez. Aliás, a primeira tour européia do Jason virou seu primeiro livro.

A seriedade com a qual Panço se dedica aos seus trabalhos faz dele uma das pessoas mais respeitadas na cena rock brasileira. É reconhecido por gente que um dia esteve no underground e hoje está no Mainstream, como a baiana Pitty, que teve o disco de sua ex-banda o Inkoma lançado pela Tamborete.

No momento Panço está prestes a fazer uma tour promocional do seu segundo livro ‘Caras Dessa Idade Não Já Não Lêem Manuais’ em solo nordestino, com eventos que serão uma verdadeira fusão cultural tendo música e literatura independente saindo pelo ladrão.

Por fim, a melhor definição para qualificar essa figura rara da cena alternativa me foi apresentada pelo não menos inquieto Adelvan Kenobi durante uma das minhas participações em seu programa de rádio em Aracaju/SE “Leornardo Panço é gente que faz”.

--------------

Você vive o underground há anos, tem um dos selos independentes mais respeitados do Brasil, teve bandas, trabalha como jornalista... Conta um pouco dessa sua experiência?

Leonardo Panço - Um resumão, né. Toco em bandas desde 1988, fiz alguns zines a partir de 91, escrevi aqui e ali, me formei como jornalista em 98, mas só vim a ter emprego fixo na profissão mesmo em 2001 e sigo até agora. Lancei uns 40 discos e dois livros pela Tamborete, fiz uns 400 shows mais ou menos durante esses 20 anos, tenho quatro discos lançados com o Jason no Brasil, três na Europa e mais um com o Soutien Xiita, aqui também. Gravei poucas participações, sendo que a que teve maior repercussão foi no primeiro DVD da Pitty. Tem tantas outras coisas, mas no geral é por aí.

‘Caras dessa idade não já não lêem manuais’ é seu segundo livro, o que lhe motivou a escrever esse livro?

Leonardo Panço - Já queria há algum tempo fazer uma reunião de textos escritos nos últimos, sei lá, 15 anos, uma espécie de caras dessa idade mesmo, mas no final das contas achava que a maior parte dos textos não tinha nível para virar um livro. Daí em 2007 pintou de ir para a Europa, em uma longa história em que ia de tour manager de duas bandas, me demiti do emprego, e as duas bandas desistiram, uma delas faltando 13 dias para a viagem, me vi com a passagem dada por uma das bandas, sem emprego e 500 euros, dinheiro que sem os amigos que tenho lá, daria para viver uma semana em albergue, mas no punk rock, fiquei três meses. Aí achei que era a hora de tentar viver e escrever coisas diferentes, já que era a primeira vez que estava indo sozinho para lá. Daí foi o que fiz, juntei com alguns textos recentes e com pouquíssimos da leva antiga e lá se foi.

Literatura sempre foi algo de envergonhar esse país, por conta do baixo numero de vendas de livros, contudo boa parte dos leitores dos seus livros são ligados em rock e cultura, alternativas até mesmo por muitos serem fãs do Jason... Você percebe alguma diferença nesse público em relação ao mercado literário?

Leonardo Panço - Diria para começar que sei nada sobre o mercado literário, o que é um problema de certo modo, tenho poucos contatos, distribuição, etc. Sigo da maneira que conheço, que sei fazer e que leva 10 vezes mais para vender mil livros, mas é assim que funciona para mim. Meus poucos leitores em sua maioria são do rock, mas o que mais acontece é a mãe ou as esposas das pessoas que compraram lerem e gostarem, então talvez com um maior alcance, quem sabe meu público fosse maior. Realmente não sei.

Seu primeiro livro conta as histórias vividas por você e sua banda o Jason na Europa e nas turnês nacionais. Fale um pouco sobre esse livro e qual conselho você daria a uma banda que queria fazer uma tour seja pelo Brasil ou fora?

Leonardo Panço - Daria nenhum conselho, venderia barato. Primeira coisa que precisa acontecer é saber se os membros todos da banda estão em sintonia, já fiz várias tours em que não estavam e isso é determinante para as coisas darem certas ou erradas. Será que estão todos mesmo dispostos a ficar 80 dias dormindo no chão e tocando 62 shows como a gente fez nesse primeiro livro aí? Será que são todos os caras que querem conhecer o mundo, fazer amigos, ficar longe da namorada, comer mal, beber muito, viajar 20, 30.000 km? Não é todo mundo que tem esse espírito. Se o espírito existir, parte daí, da sintonia. O restante aparece. O livro é isso. Foi escrito e vivido em 80 dias, como eu disse. Tá tudo lá, as coisas boas, as roubadas, muito pouca coisa eu não coloquei, né. Uma briga ali, um detalhe acolá. Mas 99,9% das nossas vidas morando em uma van e em prédios invadidos estão lá.

O que o seu selo musical, o Tamborete, está preparando no momento?

Leonardo Panço - Então, a Tamborete sempre foi para mim mais uma gravadora, porque na verdade nunca entendi muito bem essas nomenclaturas de selo, etiqueta, etc. E quando comecei, coloquei o Entertainment, que significa entretenimento, porque sempre quis lançar livros, principalmente, não só CDs, que é o que consegui fazer nos últimos tempos com meus dois trabalhos. Então por ora creio que os próximos lançamentos são: o disco virtual e depois físico do Pastel de Miolos de Salvador, o segundo disco do Zefirina Bomba (meio 1/3 do Recife, meio 1/3 de João Pessoa, mais 1/3 de João Pessoa, escondido com 1/3 que é meio de SP e meio do Rio) e o primeiro DVD da gravadora, que vai ser o do Verbase (veja o trailer em www.youtube.com/tamboreteent). Fiz uma proposta para lançar o ao vivo do Zumbi do Mato, mas até agora não sei se isso vai acontecer. Daí para frente, espero lançar meu terceiro livro no ano que vem. Tem muitas outras vontades, principalmente agora que a Deck comprou a única fábrica de vinil da América do Sul, mas isso deve levar bastante tempo, já que a prioridade é juntar $$ para o livro novo, que deve sair muitíssimo caro.

Como você vê essa molecada que baixar CD seja de uma banda independente ou não ao invés de comprar o CD e ajudar a essa banda, ou que acha que clicando no Myspace de uma banda, vai estar de fato “dando uma força” a banda e a cena rock como um todo?

Leonardo Panço - Faço tudo isso aí que você disse. Então não me sinto à vontade para criticar ninguém. São os novos tempos, as bandas que dêem seu jeito de melhorar de vida.

E o Panço músico, o que está aprontando? Como anda o Jason?

Leonardo Panço - Não ando aprontando muito não, explico isso um pouco mais abaixo. O Jason segue parado há um ano já e diria que a chance de não voltar é maior a cada dia. A única coisa que me parece viável é uma tourzinha pequena de três ou quatro dias no nordeste, já que o Vital (cantor) disse que iria, o que ele não faz há 9 anos. Vamos ver. No geral, todos perderam um pouco da vontade de algumas coisas, eu enchi o saco de nunca saber quem iria cantar no próximo show e realmente não tenho vontade de voltar para viver as mesmas coisas que já vivi desde os 15 anos. É um pouco tempo demais. Tenho outras prioridades, assim como os outros também, então não sei, os humanos sempre mudam de idéia, mas a princípio é isso. Jason ist tot.

Voltando a Literatura. Quais seus próximos projetos literários? Sei que você trabalha em um livro sobre bandas cariocas dos anos 90...

Leonardo Panço - Esse foi o primeiro livro que eu escrevi, deve ter uns 10 anos já, tanto que o Flock, que está diagramando e em alguns momentos lendo, acha que eu devo dar uma bela olhada, já que não condiz com o que escrevo hoje em dia. Então creio que preciso atualizar algumas coisas, mas é meu próximo lançamento a princípio. Sairia um sobre a tour gringa dos Replicantes, mas creio que para não passar em branco, vai ser lançado apenas em pdf, também já está sendo diagramado. No mais tenho uns 7, 8 textos que podem vir a virar um livro novo um dia, mas um dia muito longe ainda. Na edição do ‘Caras’ cortei quase 50 textos, que eu não gostava mais e algumas pessoas que conheciam alguns que tinham saído em alguns zines, no Globo, sei lá mais onde, reclamaram que alguns deveriam entrar, então de repente jogo no blog, ou algo assim, mas creio que foi o certo mesmo não entrarem no livro.

Você está preste a fazer uma tour de divulgação do seu livro pelo nordeste. Como vai ser?

Leonardo Panço - Vai ser meu grande acontecimento do ano pelo livro, já que viajei o mês de novembro de 2008 inteiro por sete estados e depois fiz apenas coisas em cidades mais próximas. Já falei n vezes como gosto de ir para o nordeste, como sou bem recebido, como as pessoas gostam do Jason, as coisas mais divertidas que fizemos foi por lá, então vai ser bom demais, não tenho qualquer dúvida. E lá vou fazer algumas coisas que nunca fiz antes (uau) e espero que elas me abram algumas portas, principalmente mentalmente, de que é possível fazer isso e aquilo. Então, vou fazer três ou quatro shows com uma banda de João Pessoa chamada Elmo, tocando só Jason, creio que por volta de 20 a 25 músicas. Vou participar do show da Pastel tocando duas do Jason e duas deles e vou me apresentar sozinho pela primeira vez em toda a minha vida fazendo umas quatro ou cinco músicas, cantando e tocando guitarra como Pansonic. Se isso funcionar bem, faço em outras cidades mais tarde com um repertório maior, senão, não. E tem lançamento também mais formal, na Saraiva, tem em Maceió uma jam tocando Jason com amigos locais em um estúdio, tem o que aparece. Sempre na pista.

“Venda o seu manual...”

Leonardo Panço -Ah, se me pagarem 20 lascas, eu vendo. E ainda dou dois CDs 0800.

AGENDA:

Salvador/BA - Livraria Saraiva - 4 Set às 18h
Salvador/BA - Lançamento do livro, jam com banda Pastel de Miolos, e com os artistas do grupo Verbo 21 - 5 Set às 20h
Natal/RN - Centro Cultural Do Sol - Lançamento do livro e tocando Jason com a banda ELMO - 7 Set às 18h
Campina Grande/PB - A confirmar - Lançamento do livro - 9 Set às 20h
João Pessoa/PB - Espaço Mundo - Lançamento do livro e tocando Jason com a banda ELMO - 10 Set 20h
Recife/PE - A confirmar - Lançamento do livro - 11 Set às 20h
Maceió/AL - A confirmar - Lançamento do livro - 12 Set às 20h
Aracaju/SE - Lançamento do livro - 13 Set às 20h

CONTATOS:

MySpace: www.myspace.com/leonardopanco
Fotolog: www.fotolog.com/leonardopanco
You Tube: www.youtube.com/tamboreteent
Twitter: www.twitter.com/leonardopanco
E-mail: leonardoster@gmail.com

21 comentários:

  1. Poxa, eu tenho um exemplar do Bodega, o adquiri dias antes de partir de Aracaju. Nao lembro onde foi, deve ter sido na Little Music Underground, aquela antiga loja daquele militar lá no centro. O Bodega é muito bom, muito divertido. Eu li esse exemplar diversas vezes, mas desde uns tempos que nao o vejo e temo que o tenha perdido :-( Quando regressar a Portugal tentarei encontrar. Lembro de um texto sobre umas formigas que adoravam devorar esperma hahahahaha

    Cheguei ontem da minha viagem, depois de 17 dias muito cansativos e gratificantes. Amanha meu irmao chega a Praga e iremos para o Play Fast Or Dont. Quando regressar, escreverei sobre ele no blog e voce poderá, se gostar, utilizar o texto. Depois publicarei fotos dos lugares por onde passei. Abracao!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adelvam também é gente que faz, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu tento, hehehe - já tentei mais, a idade vai chegando e a gente vai perdendo a paciência. Viver cansa. Juliano, demorô. Um correspondente no Rio, outro na Republica tcheca, ah, admirável mundo novo globalizado ...

    ResponderExcluir
  4. http://www.fragrance-direct.info/ original Magot 50ml biggest discounts Where to buy Believe 25ml amex best perfume lotion 40ml online wholesale sarah jessica parker perfume covet 3.4 US FL OZ reviews Discounted Original Santal 1 FL OZ bonus cheapest Roberto Cavalli 1.7 FL OZ reviews Get Mariella Eau Rosee 1 FL OZ biggest discounts wholesale Comptoir Sud Pacifique Vanille Tiare 100.55ml accepts credit cards Where to buy Diamonds & Saphires 4.2 FL OZ 125ml bonus Get Bermuda Blue 0.05 FL OZ online not fake Mattel 25ml visa original paris hilton fragrances 40ml deals Discounted perfume on line 40ml accepts credit cards Purchase Into The Blue 0.5 FL OZ diners club Get after shave perfume 1.7 FL OZ gift sets authentic designer fragrance depot 75ml samples Purchase Christine Darvin 40ml samples Get Ciara Femme Fatal 2.7 FL OZ gift sets Get fragrance hotel oasis 3 FL OZ 90ml online Where to buy Iced 60ml bonus

    [b]Get the best deals on Mens and Womens Perfumes.[/b]
    [url=http://cloakedlink.com/nsayuwazuf]
    [img]http://fragrance-direct.info/bigarrow.gif[/img]

    http://cloakedlink.com/nsayuwazuf <== VISIT THIS SITE TODAY (Up to[u] 80% Discount[/u] on select items)
    [/url]



    [size=1] IGNORE THIS----------------------------
    [url=http://lucasbuckley157.vox.com/library/post/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts.html] Order Salvia Divinorum Cheap Online [/url]
    [url=http://sites.google.com/site/buysalviacheaponline/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts] Buy Salvia Affordable Online [/url]
    [url=http://wheretobuysalvi.livejournal.com/463.html]Order Salvia Extract Cheap Online [/url]
    [url=http://buysalviacheap3.blogspot.com/2010/01/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia.html]Order Salvia Extract Inexpensive Online [/url]

    Sainte-Julie Massachusetts cosmetic Saitama teeth whitening hartford connecticut [url=http://teethwhiteningstripsreviews.info] teeth whitening strip reviewed[/url] illumine Timor-Leste (East Timor) lawrence kansas teeth whitening tooth whitening pen favored tooth whitening santa monica reeth whitening tooth wjitening greenville south carolina teeth whitening Thuringowa tooth whitening safety king-size Oklahoma columbia teeth whitening hydrogen peroxide tooth whitening

    [url=http://guaranteedheightincrease.info/]height increase[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/

    [url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis enlargement[/url] - http://provenpenisenlargement.info/

    [url=http://provenskincareadvice.info/]skin care tips[/url] - http://provenskincareadvice.info/

    [url=http://getrichgambling.info/]get rich gambling[/url] - http://getrichgambling.info/

    [url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/

    [url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO

    [url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]used mobile phones for sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO

    [url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities review[/url]

    [url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro bud [/url]

    ResponderExcluir
  5. Jaka jest najlepsza stronka po polsku o kredycie sms? Szukam mozliwie jak najszybciej chwilowki albo pozyczki sms.

    Znalazlem ta strone, jest ona najlepsza [url=http://studencki-kredyt.pl/kredyt-sms.html]kredyt sms[/url].

    Licze na to ze ci to pomoglo, pozdrawiam z Polski.

    ResponderExcluir
  6. [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13415][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-91.jpg[/IMG][/URL]

    [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]

    [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]

    [URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]


    [url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Hot Wallpapers[/b][/url]

    Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Minissha Lamba pictures, exclusive photographs and exclusive photos. Also after to other Pictures Gallery recompense High property and High Boldness appearance scans, talking picture captures, movie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

    ResponderExcluir
  7. Hello, as you can see this is my first post here.
    In first steps it's really nice if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks and good luck everyone! ;)

    ResponderExcluir
  8. Hello,
    I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

    Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
    I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

    You can view live demo and download from here www.getbelle.com
    If you found bug reports or you have suggestions pm me.
    Wish you a happing using.

    many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for helping with hosting and developement of the theme
    emaismWex

    ResponderExcluir
  9. http://studencki-kredyt.pl/co.html
    http://www.datingfast.com/forums/index.php?showuser=51951
    http://freeadspage.com/profile.php?mode=viewprofile&u=44568
    http://www.facepunch.com/member.php?u=272857
    http://www.qbic.ee/ob_forums/index.php?action=profile;u=12486
    http://forum.readingfestivalonline.co.uk/member.php?u=31737

    http://studencki-kredyt.pl/kto.html
    http://studencki-kredyt.pl/jak.html
    [url=http://studencki-kredyt.pl/gdzie.html]gdzie[/url]
    [url=http://studencki-kredyt.pl/tytan.html]tytan[/url]
    [url=http://studencki-kredyt.pl/wanad.html]wanad[/url]
    [url=http://studencki-kredyt.pl/chrom.html]chrom[/url]
    http://studencki-kredyt.pl/miedz.html
    [url=http://www.atomic.yoyo.pl/katar-sienny/index.html]katar sienny[/url]
    [url=http://www.atomic.yoyo.pl/objawy-kataru-siennego.html]objawy kataru siennego[/url]
    [url=http://www.atomic.yoyo.pl/alergeny.html]alergeny[/url]
    [url=http://www.studencki-kredyt.pl/wojciech-mann.html]wojciech mann[/url]
    [url=http://studencki-kredyt.pl/wyszukiwarka-fobia/fobia.html.html]fobia[/url]
    http://studencki-kredyt.pl/szukaj/index.html
    [url=http://studencki-kredyt.pl/kredyt-dla/kredyt-dla-singli.html]kredyt dla singli[/url]

    [url=http://www.studencki-kredyt.pl/]kredyt[/url]

    ResponderExcluir
  10. Exceptional web site!

    Almost everyone wants to acquire insurance at one time or another, whether it is
    auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
    These times it is easier than ever to acquire free insurance quotations from various
    businesses in order to find the foremost deal. You can also discover how to redeem
    a lot of money in free petrol when you obtain your insurance price quotations.

    [url=http://freeinsurancequoteshq.com]Insurance price quotes[/url]
    http://freeinsurancequoteshq.com

    [url=http://www.idea2result.com/]Appointment Setting[/url]

    http://www.weddingringsforever.com/

    ResponderExcluir
  11. Good day people, I just signed up on this incredible online community and desired to say hiya! Have a wonderful day!

    ResponderExcluir
  12. Hey there all allied members i m kunal from kolkata we are specialised in providing enlargement emailing services no spam shit
    nothing else send emails anywhere u want flush with we are providing emails options to Craiglist Emails !!

    OOH yeah i m dexter u can email Craiglist @cl emails too with us !!

    we dont entertain any spam conduct u can send emails to anywhere u scarceness u can forward anything u like !

    we are giving exlusive 95% inbox Gurantee with our every Plans !!

    We are having all types of plans instead of every ditty pls pop in once :- [url=http://www.inbox-mailer.com]Out Site Inbox Mailer For more details ![/url]


    choicest majority [url=http://www.associatedcontentnetwork.com]email[/url] employment,first-rate size email software,largest dedicated server,best dedicated servers,a- email completely maintenance,superb email marketing,unsurpassed email newsletter service,noise email accommodation,explosion email services,din emails,blow letters,bulk e mail,volume e despatch marketing
    bulk e mail software,enlargement email,volume email address,bulk email addresses,volume email advertising,enlargement email pertinence,largeness email applications,largeness email destroy,magnitude email blasting,size email broadcasting,enlargement email race,magnitude email campaigns,magnitude email patron,largeness email blackjack,bulk email company
    magnitude email the deity,volume email database,magnitude email transportation,enlargement email tell,volume email counsel sender,mass email issuance,magnitude email extractor,bulk email fingerprint,bulk email forum,bulk email freeware,bulk email demonstrative,enlargement email generator,size email guidelines,largeness email hosting,volume email internet marketing,magnitude email list
    magnitude [url=http://www.inbox-mailer.com]email listings[/url],majority email lists,bulk email dispatch,majority email mailer,magnitude email mailing,[url=http://www.inbox-mailer.com]bulk email mailing[/url] heel over,bulk email running,enlargement email administrator,magnitude email marketing,mass email marketing struggle,bulk email marketing service,majority email marketing services,majority email marketing software,mass email newsletter,bulk email newsletters
    magnitude email opt in,bulk email program,bulk email programs

    We are giving 95% + Inbox Guranteed No one can beat out us !! Thanks a caboodle !

    ResponderExcluir
  13. Whats up people

    Watch movies without download here:
    http://www.freemoviez.biz

    Great stuff there

    Greets everyone!

    [URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

    ResponderExcluir
  14. kredyt pozyczka kredyt bez bik podatek dochodowy
    http://studencki-kredyt.pl/kredytu/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/kredytu/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/kredytw/ http://studencki-kredyt.pl/kredytz/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/kredyts/ http://studencki-kredyt.pl/kredytt/mapa.html cialis http://studencki-kredyt.pl/akcje/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/inwestycje/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/karta-kredytowa/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/lokata/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/notowania/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/oprocentowanie/mapa.html http://studencki-kredyt.pl/pozyczka/mapa.html http://kredyty-studenckie.unl.pl/emerytura/mapa.html http://kredyty-studenckie.unl.pl/leasing/mapa.html http://kredyty-studenckie.unl.pl/prywatyzacja/mapa.html http://kredyty-studenckie.unl.pl/renta/mapa.html http://kredyty-studenckie.unl.pl/waluty/mapa.html

    ResponderExcluir
  15. if you guys predestined to easy [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra drugstore succour of generic drugs.
    you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the prime [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] provenience on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

    ResponderExcluir
  16. Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

    When I was hurt in that motorcar accident my life would be changed forever. Sadly that driver had no car insurance and I was going to be in pain for ever.

    This was not time for me to start and guess what to do. I had to find a good accident lawyer to help me get what I needed. After all, my family was counting on me.

    How lousy was it? I has bedridden for 9 months, I had to have constant care and my clinic bills went through the roof!

    Gratefully, I found a good referral site to help me.

    I will post more later this afternoon to tell you more about what I have been going through.

    If you need an accident attorney try the guys at
    [url=http://theaccidentlawyers.org/2010/04/20/why-you-need-a-professional-personal-injury-lawyer/
    criminal defense attorneys

    [/u]

    ResponderExcluir
  17. [url=http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=10&t=9]tutaj[/url]
    [url=http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=13&t=50]na tej stronie[/url]
    [url=http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=11&t=17]download here[/url]
    [url=http://www.tucows.com]try here[/url] [url=http://download.cnet.com]another similiar site[/url]
    http://www.atomic.yoyo.pl/nowotwory/rak-pluc.html
    [url=http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=13&t=71]emule pobierz[/url]
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=70
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=68
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=66
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=64
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=61
    http://pobierz-to.com/viewtopic.php?f=16&t=60

    ResponderExcluir
  18. Attraction casinos? examine this untested [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] commander and wing it belittle online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
    you can also probe our late [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and succeed in material compressed money !
    another trendy [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] site is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, fetch manumitted online casino bonus.

    ResponderExcluir
  19. Just popping in to say nice site.

    ResponderExcluir
  20. leggere l'intero blog, pretty good

    ResponderExcluir