sexta-feira, 15 de outubro de 2010

# 165 - 15/10/2010


Os rumores eram verdadeiros: Octahedron é o Disco “acústico” do The Mars Volta. Ou, segundo o vocalista Cedric Bixler Zavala, a versão deles para aquilo que consideram um álbum acústico. Mas não se assuste com o termo, pois a eletricidade corre solta no quinto álbum da banda texana. O que há, inegavelmente, é uma atmosfera mais suave, que permeia quase a totalidade das oito músicas, exceção feita a “Cotopaxi” e “Desperate Graves”, as mais pesadas e rápidas do álbum. Sim, estamos diante de uma coleção de (quase) baladas belíssimas, encorpadas, originais. E, para alívio dos fãs, sem descaracterizar o som do TMV. As empreitadas virtuosas de Omar Rodriguez-López na guitarra estão lá, assim como os teclados ora sentimentais, ora progressivos do grandalhão Isaiah Owens. A direção ainda é a mesma, o que mudou foi apenas o ritmo: de marcha para uma caminhada mais tranquila. É, além disso, o álbum mais objetivo e cativante desde a estreia em 2003, com o aclamado De-Loused in the Comatorium, e surpreende até pelos módicos 49 minutos de duração. Músicas como “Copernicus”, “Teflon” e “Halo of Nembutals” (os nomes continuam estranhos) conquistam o ouvinte na primeira audição e fazem de Octahedron a consagração definitiva da voz de Cedric.

Marcelo Viegas, para a Rolling Stone.

* * *



O Programa de hoje abre com um verdadeiro hino à desilusão: "God", de John Lennon. É nosso tributo à passagem dos 70 anos de nascimento de um dos personagens mais fascinantes e queridos da história do rock. Na sequencia, Pixies Ao Vivo, as 4 faixas do EP disponível para download no site oficial da banda. No terceiro bloco temos o Jucifer, duo "sludge metal" de Athens, Georgia, formado por Amber Valentine na guitarra e vocal e seu marido Edgar Livengood na bateria; Gore Gore girls, de Detroit, USA, formada em 1997, e The Micragirls, da Finlandia, formada em 2001 - duas bandas de "garage rock" compostas apenas por garotas. Finalizando o combo, dois grupos japoneses: Lulu´s Marble e The 5 6 7 8´s - este último influenciado por surf music e rockabilly e famoso por ter participado da primeira parte do filme Kill Bill, de Quentin Tarantino. Fechando a primeira parte do programa, um bloco mais "calmo", com faixas dos últimos discos do Massive Attack (Heligoland, de 2010), Air (Love 2, de 2009), Muse (The Resistance, de 2009) e The Mars Volta (Octhaedron, também de 2009). Na segunda parte teremos um bloco produzido pela ouvinte Raphaella Christine, além de 3 edições do Drop Loaded.

Aprecie sem moderação.

A.

-------------------------

John Lennon – God*

Pixies - Ao Vivo no Le Zénith em Paris - dia 16 de outubro de 2009
# Dancing the manta Ray
# Monkey gone to heaven
# Crackity Jones
# Gouge Away

Jucifer – Pontius of palia
Lulu´s Marble – Psych de go go go
Gore Gore Girls – Hunt you down
The Micragirls – Queen of the cavemen
The 5 6 7 8´s – I walk like Jane Mansfield

Massive Attack – Paradise circus – feat. Hope Sandoval
Air – Do the joy
Muse – Resistance
The Mars Volta – with twilight as my guide

Bloco produzido por Raphaella Christine:
AC/DC – You shook me all night long
Disturbed – prayer
Pennywise – WTO
Silver Foil Tape – No Armas No
A Fabulosa Banda do Curinga – Sonho do Pianista

3 Drop Loaded:

Superguides – Veio Máximo
Black Drawing Chalks – My Favorite way

The Blank Tapes – Listen to the one
Voyer – Little Mama

Dinosaur jr. – The Wagon

---------------------

*Deus é um conceito
Pelo qual medimos
Nossa dor
Falarei de novo
Deus é um conceito
Pelo qual medimos
Nossa dor
Eu não acredito em mágica
Eu não acredito em I-ching
Eu não acredito em Bíblia
Eu não acredito em tarô
Eu não acredito em Hitler
Eu não acredito em Jesus
Eu não acredito em Kennedy
Eu não acredito em Buda
Eu não acredito em Mantra
Eu não acredito em Gita
Eu não acredito em Ioga
Eu não acredito em reis
Eu não acredito em Elvis
Eu não acredito em Zimmerman
Eu não acredito em Beatles
Apenas acredito em mim
Yoko e eu
E essa é a realidade
O sonho acabou
O que posso dizer?
O sonho acabou
Ontem,
Eu era o tecedor de sonhos
Mas agora renasci.
Eu era a morsa,
Mas agora sou John.
Então queridos amigos,
Vocês precisam continuar
O sonho acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário