sábado, 13 de fevereiro de 2010

20/02/2010 - Sessão Notívagos

CINEMA E MÚSICA DA MELHOR QUALIDADE PARA INICIAR 2010

Fonte: Divulgação

No Brasil há um ditado que fala que o ano só começa depois do carnaval, pensando nisso a Cine Vídeo e Educação preparou para o próximo dia 20/02 mais uma edição da Sessão Notívagos, reunindo o que há de melhor em termos de cinema e música.

A sessão que começará a meia noite exibirá o filme: A TETA ASSUSTADA, filme peruano que ganhou o Festival de Berlim de 2009 e que estará concorrendo ao Oscar de melhor filme Estrangeiro esse ano.

O filme dirigido por Claudia Llosa, tem 95 minutos e narra a história de Fausta que tem "a Teta Assustada", uma suposta doença que é transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque "a doença do medo" lhe roubou a alma. Agora, a súbita morte de sua mãe a obrigará a enfrentar seus medos e o segredo que oculta em seu interior.

Após o filme Duas Bandas se apresentam ao público, a Crove Horrorshow que nasceu no segundo semestre de 1985, em Aracaju, após a dissolução do Perigo de Vida, um dos primeiros grupos de rock formados em Aracaju. Após muitas formações reúne hoje Luiz Eduardo, na guitarra e vocal, Marcos Odara na Bateria e Fabinho Snoozer no Baixo.

O nome da banda é uma explícita referência ao idioma fictício criado por Anthony Burgess em seu romance A laranja mecânica, transformado em filme por Stanley Kubrick

A outra Banda é Aneis de Vento, surgida em meados de 2006, formada por Lucas, vocal e baixo, Raul e Rodrigo, guitarras e Gabriel Perninha na bateria.

O grupo tem como base o blues,mas também sofrendo influências do rock psicodélico e progressivo dos anos 60 e 70 e um pouco do grunge dos anos 90.E é com a mistura de todas essas influências que a banda tem a proposta de fazer um som que se mostre diferente aos ouvidos.

Ai está uma mistura eclética, mas com ingredientes da melhor qualidade que promete novamente lotar a sessão notívagos.

Os Ingressos Custam R$ 15,00 a meia e R$ 30,00 a inteira, sendo que quem pagar meia recebe 4 tickte de bebida e quem pagar inteira recebe 6.

Estes tickets poderão ser trocados por cerveja, refrigerante ou agua.

A TETA ASSUSTADA

SINOPSE

Fausta tem "a Teta Assustada", uma doença que é transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque "a doença do medo" lhe roubou a alma. Agora, a súbita morte de sua mãe a obrigará a enfrentar seus medos e o segredo que oculta em seu interior: ela introduziu uma batata na vagina, como escudo, como um protetor, e acredita que assim ninguém se atreverá a tocá-la.

CLAUDIA LLOSA

Diretora e podutora de apenas dois longas-metragens, Claudia Llosa, peruana de 32 anos, ganhou por ambas produçõs - Madeinusa (2006) e La Teta Asustada (2009) - o prêmio de melhor filme pela Federação Internacional de Crítica Cinematográfica. Através de "Madeinusa" foi nomeada pelo Sundance Festival; ganhou o prêmio Roberto Tato Miller no Festival de Cinema Mar del Plata, melhor filme do Festval Latino Americano de Lima e de Cartagena; além de, por fim, o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009 por sua última produção, La Teta Asustada.

COMENTÁRIOS DA DIRETORA

Como podemos nos comunicar com outra pessoa, em um país dividido? Como podemos nos fortalecer como uma nação, se vivemos individualmente e somos culturalmente tão diferentes? Como uma nação se recompõe após uma violenta ruptura e uma experiência traumática.
A TETA ASSUSTADA é uma metáfora da separação. Um país reprimido que só consegue se comunicar através do inconsciente, através de seus mitos, medos e traumas. O corpo de uma mulher sangrando representa um vazio que precisa ser preenchido, uma angústia que precisa ser confortada de um terror que pode levar à perda do controle.
Nós vivemos em um indeciso e reprimido país onde a principal fonte de informação é o próprio corpo. Mas a memória não é a única munição para a batalha.
Como viver no processo constante de lembrança de um doloroso passado. Quanto mais busca pela memória, maior chance de perdão e reconciliação? Um esforço de perdão é pedido, assim como a preservação da história e da cultura oral que foi reprimida por uma história oficialmente imposta.
Aristótoles uma vez disse que “a simples voz não é unicamente uma indicação de prazer ou dor”. Por isso, cantar, por exemplo, funciona como uma importante forma de nos expressarmos, para recriar nossa memória ou o que nós esquecemos.
Mas a insuficiência da memória escrita não destrói a prosperidade das histórias do povo. Nem elimina a amargura, nem contribui com seu desaparecimento. Mas ela aumenta a necessidade de expressão. O mundo dos Andes está buscando uma renovação por meio de festivais, rituais e músicas: um retorno constante de uma memória reprimida de forma alegórica.
Essa é a ingenuidade de uma moderna, emergente e criativa cultura que vem dos Andes, despedaçada pelo terrorismo, mostrando uma enorme capacidade de entrar em um mundo que não reconhece sua diversidade e o respeito ao outro.
A TETA ASSUSTADA é sobre memórias de um passado não resolvido, violento e pessoal. Imposto pelo ônus da repressão latente. Uma batata enterrada dentro de uma garota, em busca de uma forma de florescer. Uma cura.
Claudia Llosa

PREMIAÇÕES E FESTIVAIS

- Vencedor do Urso de Ouro no Festival Internacional de Berlim 2009;
- Vencedor dos prêmios de melhor atriz e melhor filme no Festival de Cinema de Guadalajara 2009;
- Vencedor do Kikito de melhor filme estrangeiro, melhor atriz e melhor diretora no Festival de Cinema de Gramado 2009;
- Filme de abertura do Festival de Cinema Latino-Americano 2009,

FICHA TÉCNICA

Duração_do_Filme: 95 MIN
Ano_de_Produção: 2009
País: Peru, Espanha
Cidade: Lima
Categoria: Drama / Ficção
Formato: 35MM
Produtora: Oberón Cinematográfica S.A.
Diretor: Claudia Llosa
Roteirista: Claudia Llosa
Produtor Executivo: Delia García
Elenco :
Magaly Solier
Susi Sánchez
Efraín Solís
Marino Ballón
Diretor de Fotografia: Natasha Braier
Diretor de Arte: Patricia Bueno e Susana Torres
Música: Selma Mutal
Montagem: Frank Gutiérrez
Trilha Sonora: Selma Mutal
Idioma original: Espanhol, Quechua

Um comentário: