sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Os Mutantes, a caixa.

RIO — Em 1968, os Mutantes faziam uma temporada com Caetano e Gilberto Gil na boate Sucata — encontro que geraria o compacto duplo “Caetano Veloso e Os Mutantes ao vivo”, com “A voz do morto” e “Baby” no lado A, “Marcianita” e “Saudosismo” no lado B. O guitarrista Sérgio Dias lembra bem daquelas noites, sobretudo por dois motivos: sua versão do Hino Nacional teria sido um dos fatores a desencadear a reação do militares que culminou na prisão dos baianos; e foi em meio àquelas apresentações que ele perdeu a virgindade, “com uma loura linda, de uns 20 e poucos anos, que me seduziu lá mesmo” (ele tinha 17 na época).

Um ano antes, a Tropicália se anunciava pelas mãos de Mutantes e Gil no Festival de Música Popular Brasileira de 1967, com “Domingo no parque” — e com Caetano e “Alegria, alegria”. Arnaldo Baptista lembra que um amigo, ao ouvir a música crua, antes do arranjo revolucionário, disse: “Mas isso aí não é rock não”. Ele repete a resposta que deu: “Eu disse: ‘A gente dá um jeito’. E demos, né?”.

Arnaldo "subvertendo" com O A e o Z ...
A irreverência, a ousadia, o tesão juvenil, o desafio às regras marcados nessas memórias atravessam a música presente na caixa “Os Mutantes” (Universal), que reúne os discos da banda produzidos entre 1968 e 1972 — além de um CD de raridades, “Mande um abraço pra velha”, no qual estão as cinco gravações citadas (“A voz do morto”, “Baby”, “Marcianita”, “Saudosismo” e “Domingo no parque”) ao lado de outras oito, extraídas de compactos, compilações dos festivais e participações em álbuns de outros artistas. Oportunidades de ir um pouco mais fundo na obra do grupo que, nas palavras do pesquisador Rodrigo Faour (autor dos textos da caixa), levou o rock nacional à idade adulta.

TODOS OS SUCESSOS E ALGUMAS SURPRESAS

Os sucessos estão todos ali. A caixa cobre o período no qual o trio original — além dos irmãos Arnaldo e Sérgio, Rita Lee — esteve junto, portanto, a fase de ouro do grupo: “Os mutantes”, de 1968 (“Panis et circensis”, “A minha menina”, “Baby”, “Bat macumba”); “Mutantes”, de 1969 (“Não vá se perder por aí”, “2001”, “Qualquer bobagem”); “A divina comédia ou ando meio desligado”, de 1970 (“Ando meio desligado”, “Desculpe, babe”, “Chão de estrelas”); “Jardim elétrico”, de 1971 (“Top top”, “El justiciero”, “It’s very nice pra xuxu”); “Mutantes e seus cometas no país dos baurets”, de 1972 (“Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll”, “Vida de cachorro”, “Cantor de mambo”); e “Tecnicolor”, de 2000 (a partir de uma gravação feita na Europa em 1970).

— Esses discos estão aí, circulando, mas é muito legal que as pessoas tenham acesso a uma coisa física desse nível — comenta Sérgio. — Tive a sorte de pegar Beatles desde o primeiro álbum, depois ouvir o segundo, você entende as mudanças, o crescimento do grupo. Essa caixa permite isso à molecada de 17 anos, que é o público do Mutantes hoje.

Arnaldo toca indiretamente na ideia de crescimento ao apontar seu favorito, o último assinado pelo trio original (em 1970 e 1972, Rita Lee lançou dois discos solo que reuniam os outros dois colegas de banda):

— Meu preferido é “País dos baurets”. A gente estava mais animado. Ali passa a alegria, não só no sentido de sucesso, mas no de sangue.




3 comentários:

  1. Respostas
    1. Pollyanna: "Tenho visto muitas garotas bonitas... Como queria estar amando..."
      'The Man of the World', Fleetwood.
      Beijinho no seu rostinho... querida.
      Grande abraço.

      Walter

      Excluir
  2. Meu disco prefererido é o Bauréts também.
    Essa caixa É INCRÍVEL! E mais: pela enorme importância dos Mutantes para a música brasileira/rock; ela está com um valor até bem acessível.
    Uma banda ser - muito bem - comparada a MAIOR BANDA DE ROCK AND ROLL DE TODOS OS TEMPOS... não é pra qualquer um, não.
    O Arnaldo é uma grande estrela que caiu do céu e está pertinha de nós, às nossas vistas, oferecendo há décadas sua sensibilidade, seu amor, sua loucura, sua contracultura.
    Seria um grande desejo realizado pra mim, se o Paul [Macca] convidasse o Arnaldo (e o Sergio, caso tope) e o Brian Wilson [Beach Boys] para uma apresentação... Putz, seria MARAVILHOSO!!!
    Os Mutantes é, sem hesitação, uma das 5 maiores bandas de rock de todos os tempos!
    1-Beatles ; 2-Rolling Stones ; 3-Led Zeppelin ; 4-Black Sabbath ; 5-Os Mutantes.
    Viva a boa música. SEMPRE!!!

    ResponderExcluir