sábado, 11 de fevereiro de 2012

# 215 - 11/02/2012

Mistura de selo independente e organização não-governamental, composto de bandas multirraciais, o 2 Tone foi a arma encontrada pelos adolescentes ingleses para torpedear a onda de racismo - leia-se skinheads - e o governo mão-de-ferro de Margaret Thatcher. "Este é basicamente um lugar em que o preto e o branco brincam juntos", define Pauline Black, vocalista do Selecter. A história do movimento está em A Checkered Past - The 2 Tone Collection, CD que reúne todos os singles lançados pelo selo, de 1979 a 1986.

Musicalmente, a receita do 2 Tone fundia a energia primal gerada pelos punks ingleses com o balanço do ska - ritmo que ferveu a Jamaica nas décadas de 50 e 60 e que se mudou de mala e cuia para a Inglaterra. Com a posse dos ingredientes, faltava um mestre-cuca para a receita não desandar. E ele apareceu sob a forma do tecladista Jemy Dammers.

Dammers montou os Automatics - definido como heavy reggae - ao lado do guitarrista Lynval Golding e do baixista Horace Ander. Dois anos depois o grupo mudou para Special A.K.A. e recrutou os vocalistas Terry Hall e Neville Staples e o guitarrista Roddy Radiation, para lançar o single "Gangsters". Era julho de 79. Começava o 2 Tone.

"Gangsters" foi o cartão de visitas para conhecer a ideologia do movimento. A melodia citava o proto-reggae "Al Capone", do veterano Prince Buster, e a letra denunciava aqueles que queriam "se dar bem" no mundo musical. Mas havia outros grupos com o mesmo ideal de Dammers. Tinha o som pop de Madness; o ska com influências de soul music do Beat (English Beat, para os americanos) e o Selecter. O selo ainda engrossou suas fileiras com o trombonista jamaicano Rico Rodriguez. Em 1979, já rebatizada como Specials, a turma de Dammers lança "A Message To You Rudy", reggae paleolítico de Daddy Livingstone. O Madness solta "The Prince" e vira superstar. The Beat entra nas paradas com a versão de "Tears Of A Clown", de Smokey Robinson. Em 1980, o 2 Tone capitalizava 250 mil singles vendidos e sete músicas na parada inglesa.
A boa fase se estenderia até o ano seguinte, quando Specials e The Selecter encerraram suas atividades. Dammers reformou o Special A.K.A., que perpetuou o clássico "Nelson Mandela". O Beat deu origem a General Public e Fine Young Cannibals. O Madness só se deu por vencido em 1986. Mas aí o estrago já havia sido feito.

The 2 Tone Collection: A Checkered Past (1993) [Compilation]

(Revista Bizz, Edição 134,Setembro de 1996)

Discoteca Básica

Sérgio Martins

+++++++++++++++++++

O ornitorrinco, este exótico animal, parece ser mais uma boa piada da natureza vivendo sob as águas da Austrália. É algo como uma ariranha com bico e pés de pato, garras venenosas e rabo de castor que bota ovos. Mas o que poderia ser só uma má idéia de um roteirista do Jaspion é uma espécie muito bem adaptado ao seu ambiente e não corre nenhum risco de extinção, provando ao mundo que até mesmo as mais bizarras idéias podem dar certo, tendo em conta que garras venenosas sempre ajudam.

Em nossa sociedade pós-tudo (ou pós nada) a mistura de referências culturais distintas é provavelmente um dos maiores clichês em quase todos os campos das artes. Nada mais normal que juntar, por exemplo, vídeo games, samba, ska, rock e ficção científica num computador, como centenas de outros artistas fazem por aí, lotando computadores alheios com piadinhas e/ou revoluções a cada dia, hora e minuto.

Este disco que você pode baixar nos links abaixo poderia ser só mais uma mistureba, mas é diferente. Por uma razão bem simples. Nem todo ornitorrinco voa.

Meu nome é Raul, ou Retrigger, sou um artista belo horizontino que produz música estranha, feia e dançante desde 2001. Lancei música em todos os formatos possíveis e em diversos continentes, já bebi cerveja como cachê em vários países e lancei, via Cock Rock, mais um disco de graça para alegrar toda a sua família. Espero que aproveitem.

Ornitorrinco Voador – Retrigger

Cock Rock Disco – 2009

Assista ao vídeo da música EZ money!
http://vimeo.com/6034495

LINKS:
http://www.retrigger.net/
http://www.cockrockdisco.com/
http://www.myspace.com/retrigger

# # #

Morrissey - Tomorrow
The Fall - 50 year old man

Dinosaur jr. - I´m insane
Sebadoh - Ocean
J. Mascis and the fog - outside
J. Mascis - Get me

[maua] - The awake at the beginning of the end

Luxúria de Lillith - Perpétua escuridão
Delinquentes - Formigueiro febril

Joy Division - Shadowplay
Bauhaus - Spirit
The Horrors - Still life

The Baggios - Não estou aqui
Mamutes - Os olhos da cobra
Plástico Lunar - próxima parada (acústico)

Retrigger - Comancho!
Air - Tropical disease
God is an astronaut - All is violent, all is bright

Série Discoteca Básica:
"The two tone collection: a checkered past"

# The Swinging cats - Mantovani
# The Special aka - Gangsters
# The Beat - Ranking Full stop
# The Bodysnatchers - Let´s do rocksteady
# The Selecter - the selecter
# Rico - Sea cruise

4 comentários:

  1. Só para encurtar o papo:
    http://www.youtube.com/watch?v=YlWxvlQ8Zy4

    ResponderExcluir
  2. Opa camarada, blz?
    Só em questão ao texto mesmo. O 2-tone n foi criado para se contrapor aos skinheads, até porque ele começou a ser tocado pelos próprios (os verdadeiros, não os boneheads)embalados em ritmo de nostalgia e amor a musica jamaicana e, sem negar, claro que possuiam alguma influencia do movimento punk, principalmente pelo fato da vizinhança cultural.
    Tenho um amigo, aqui de aracaju mesmo, que faz um blog bacana sobre skin, mod etc. Este tem uma repercussão muito boa sendo que muita gente do Brasil e inclusive do exterior costuma visitar. Recomendo como uma leitura inicial e fonte de musica/video (muitos para download) sobre 2-tone e early reggae e movimentos urbanos dessa linha. Eis o endereço:
    http://eastendkidsaju.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ah! E meu nome é Richard (ultimo comentário).

    ResponderExcluir
  4. Bem, músicalmente falando a onda 2 tone era visto como a união das duas cores o branco e o negro tanto que uma de suas bandas mais conhecidas o special,era composto por brancos e negros isso era um revival do Spirito 69 a união de 69, época em que se expandiam os skinheads, ligando tudo, a onda 2 tone é um revival skin head onde as bandas relembravam artistas do reggae e do ska ou seja do senário skin head dos anos 60, artista como Laurel Aitken,um dos responsáveis popularizar o ska. Este que respeitava muito os Skinheads aliás dizia ser um.

    ResponderExcluir