quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tudo ao mesmo tempo agora

No Mundo do Rock - Eles acreditam no vinil… e na internet também - Seis novas bandas inauguram o selo Vigilante para lançar compactos em vinil de sete polegadas e músicas em formato digital.

por Marcos Bragatto
Rock Em Geral

Passado e futuro fazem parte da crença de novas bandas do rock nacional que, depois de trilhar cada qual o seu caminho, acabam de assinar contrato para lançar (e vender) suas músicas em formato digital e em bem acabados compactos de 7” no bom e velho vinil. Bom e velho em termos, já que o formato é a aposta do Vigilante, subselo da Deckdisc criado após a reativação da fábrica Polysom. Os grupos apostam num revival do formato, e também na capacidade do selo de comercializar as músicas digitalmente, já que, até agora, ele disponibilizavam tudo gratuitamente na web.

A mais antiga delas é o The Name, de São Paulo, que tem extenso currículo de shows e já se apresentou até no exterior. “Estivemos nos Estados Unidos em março, passamos por lojas de discos e tudo é lançado em vinil também. Tinha coisas muito recentes em 75 rotações sendo vendidas lá”, diz o guitarrista e vocalista Andy, que acredita no som “muito mais lindo de ouvir” das bolachas. O baixista Caio, da Colombia Coffee, também acredita no revival: “é uma mídia que está sendo resgatada aqui no Brasil e que lá fora já esta bem valorizada novamente”. O grupo carioca é um dos mais novos do elenco recém montado pelo produtor Rafael Ramos, idealizador do selo. Para Arthur Teixeira, do Volantes, “a Polysom reapareceu porque há uma demanda à vista”. Ele se diz “apreciador do formato álbum”, mas prevê adaptação às mídias. “Meu compromisso é com as canções, a plataforma a gente vai adequando”, afirma.

O Volantes é de Porto Alegre, e além de circular pelo forte cenário do interior gaúcho, já tocou em festivais de renome como o Maquinaria, em São Paulo, no ano passado. Seus integrantes já tocaram antes em bandas como Spleen, Stratopumas e até Bidê ou Balde, que teve certo reconhecimento no cenário nacional. O grupo, formado por Arthur Teixeira (voz e guitarra), João Augusto (guitarra e sintetizador), Otávio Mastroberti (sintetizadores), Bernard Simon (baixo) e Rodrigo Mello (bateria), tem os dois pés fincados no pós punk oitentista, e compõe em português. Foi o EP “Sobre Gostar e Esperar”, lançado por conta própria no ano passado, que chamou a atenção do Vigilante, ainda no embrião. “Quarenta e oito horas depois de lançarmos já tinha um e-mail do Rafa e de outras pessoas de gravadoras. Quando estive no Rio para conversar vi o quanto era real”, conta Arthur. Para o compacto “Maça”, além da faixa-título, o grupo gravou “No Corredor, Ali”, ambas conhecidas dos shows, mas inéditas em disco.

Com o The Name o contato aconteceu mais o menos do mesmo jeito. “Um dia o Rafael nos ligou, conversamos e depois de alguns meses tava tudo certo. Estamos muito animados com tudo”, diz Andy. O grupo vai lançar uma nova mixagem para a música “Can You Dance Boy?”, que dá título ao compacto e a inédita “Let The Things Go”. A formação de trio, completada por Molinari (baixo) e Alves (bateria), se adapta muito bem à linha das bandas do rock anos 00 que mergulham todo dia nos 80. “Gostamos da banda, mas preferimos a fonte que eles também beberam”, diz Andy, para despistar a incrível semelhança com o Franz Ferdinand, espécie de banda referência para o The Name.

Do Rio de Janeiro, o trio Colombia Coffe pegou o nome emprestado de uma cafeteria que não deixa o baixista Caio esquecer o romance que teve com uma bogotana. O grupo, completado por Deborah (guitarra e voz) e Dennis (bateria e voz), existe há quase dois anos, e acredita em algo além dos compactos e das faixas virtuais. “Ainda existe muito material a ser explorado e acredito que em breve terão coisas novas além das que vão sair no novo selo”, conta Caio. Eles também apostam no rock contemporâneo, mas o resultado ainda soa bastante ingênuo, coisa que Rafael Ramos deve ter ajeitado. No compacto deles, tem a conhecida “As Coisas Que Ela Diz”, e a inédita “Bons garotos”.

Também estão no elenco de estréia do Vigilante MIM, Boss in Drama e Vivendo do Ócio, remanescente da Deckdisc, por onde lançou o disco “Nem sempre Tão normal”, no ano passado. Todos os compactos serão lançados entre junho e julho e a venda digital, nos melhores sites do ramo, também começa no mês que vem. Confira abaixo todos os títulos:

Volantes - www.myspace.com/volantesvolantes
Maçã
Lado A: Maçã
Lado B: No Corredor, Ali

The Name - www.myspace.com/thenamemusik
Can You Dance, Boy?
Lado A: Can You Dance, Boy?
Lado B: Let The Things Go

Colombia Coffee - www.myspace.com/colombiacoffee
As Coisas Que Ela Diz
Lado A: As Coisas Que Ela Diz
Lado B: Bons Garotos

Vivendo do Ócio - www.myspace.com/vivendodoocio
Dilema
Lado A: 1- Dilema / 2- Rock Pub Baby
Lado B: 1- Hey! Hey! / 2- Amor Em Fúria

Boss In Drama - www.myspace.com/bossindrama
Favorite Song
Lado A: Favorite Song
Lado B: I’ve Got Tonight

MIM - www.myspace.com/madame.mim
Rockstar (só digital)
1- Rockstar
2- Vaccine
3- Vaccine (Sexistalk Remix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário