sexta-feira, 30 de abril de 2010

08/05/2010 - Sessão Notívagos

SESSÃO NOTÍVAGOS DE MAIO TRAZ FILME NACIONAL ELOGIADO E A BANDA CIDADÃO INSTIGADO

Fonte: Divulgação

No próximo sábado dia 08 de maio, a partir das 23 horas, acontece no Cinemark Jardins mais uma edição do Projeto Notívagos, que reúne a exibição de um filme e Show ao vivo no Hall do cinema.

Para esta edição o filme escolhido, Os Famosos e os Duendes da Morte, é baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele e conta a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.

O Filme é a estréia em Longa-Metragem do Cineasta Esmir Filho, que ficou conhecido pelo Hit da Internet "O Tapa da Para", o mais visto no YouTube no Brasil, com mais de 10 milhões de acessos.

Antes da exibição desse longa teremos a projeção do Curta-Metragem Supermemórias, dirigido por Danilo Carvalho no Ceará e que possui diversas músicas inéditas de Fernando Catatau, líder do Cidadão Instigado. Supermemórias lança um olhar poético sobre a cidade de Fortaleza-CE-Brasil, a partir de registros caseiros em super8 das décadas de 60, 70 e 80.

Este filme é fruto de uma manifestação da cidade no ato de doar suas memórias para uma poesia coletiva. É Conduzido por uma série de pequenos filmes caseiros que mostram famílias e lugares que já não são os mesmos de hoje.

Após a exibição dos filmes é a vez da música ocupar o espaço do Hall do Cinema com a apresentação de 2 Bandas, primeiro a Sergipana Elvis Boamorte e os Boavidas. A origem da banda remonta ao final de 2008, quando Elvis Boamorte (ex The Baggios), compositor da maior parte do repertório, convidou o guitarrista Allen Alencar (ex Ode ao Canalha) para a empreitada. Mas foi somente com a chegada de Rafael Findas (baixo), Gostavo Furiba (bateria) e Big Jhon (percussão) que o projeto começou a ganhar corpo. A proposta dos caras não poderia ser mais simples: Acordes cheios de suingue, nitidamente inspirados pelo que existe de melhor na tradição musical brasileira, flertando descaradamente com toda a diversidade de gêneros que pontuam a música contemporânea e realizando uma síntese bastante pertinente da música produzida em nossos tempos.

Após esse show será a vez da Banda Cearense radicada em São Paulo Cidadão Instigado se apresentar. A banda é comandada por Fernando Catatau e sua famosa guitarra de timbres distorcidos. Além disso ele responde também pelos vocais e teclados. Além da inventividade e talento, Catatau é conhecido por sempre ser verdadeiro e intenso ao interpretar suas composições autênticas – por vezes adoravelmente insólitas. O resultado é um rock psicodélico onde contrastam referências como ao rei Roberto Carlos, Santana, Pink Floyd e Bee Gees.

Os novos arranjos se embalam numa música brasileira contemporânea, cheia de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas numa voz melódica, única. A banda foge de rótulos e pode-se dizer que o único regionalismo presente em suas composições é o sotaque cearense do vocalista.

Mas o fato é que o Cidadão Instigado tem sido aclamado pela singularidade e por Fernando Catatau, que se tornou um dos mais influentes guitarristas da atualidade, tendo tocado com Vanessa Da Matta, Otto, Zeca Baleiro, grupos como Los Hermanos, Nação Zumbi e muitos outros. Foi premiado como melhor compositor de 2005 pela APCA (Associação Paulistana de Críticos de Arte) e elogiado por artistas como Tom Zé e Caetano Veloso.

Cidadão Instigado estará lançando em Aracaju seu mais novo e surpreendente trabalho, "Uhuu", para o qual a vida praiana foi a grande referência. O espírito desencanado norteia o novo trabalho da banda cearense. “UHUUU!” é ensolarado, dançante e otimista.

Já na faixa de abertura, “O Nada”, a letra sugere: “Abram as portas das suas casas/deixem os ladrões entrarem/eles vão tentar levar tudo o que puderem”. Os rebuscados e grandiosos arranjos lembram os melhores momentos setentistas e a sonoridade do álbum também traz um clima de verão.

Se a estreia da banda, “O Ciclo da De.Cadência” (2002), trazia psicodelia e tensão nas músicas e letras, o segundo “E O Método Túfo de Experiências” (2005) foi marcado pela simplicidade e “UHUUU!” é uma mistura dessas caracteristicas.

Além de Fernando Catatau (voz, guitarra e teclado), Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada e vocal), Rian Batista (baixo e vocal), Clayton Martin (bateria e programações), Dustan Gallas (teclado e vocal) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos), completam a formação, que faz um rock muito original.

“UHUUU!” traz várias participações especiais. Arnaldo Antunes, que teve seu mais recente álbum produzido por Catatau, canta em “Doido” e “O Cabeção”. Edgard Scandurra faz vocais em “Dói”. Tiquinho (trombone), Hugo Hori (saxofone alto) e Reginaldo (trompete) tocam os metais, bastante presentes no álbum. Marco Axé que, assim como Catatau, é integrante da banda de Otto há oito anos, e responsável pelas congas em “Homem Velho” e “O Cabeção”. Karina Buhr (Comadre Fulozinha) toca pandeirola em “Como as Luzes”.

O projeto “UHUUU!” foi um dos vencedores do Prêmio Pixinguinha e conta com o patrocínio da Funarte e realização da LP Produções.

SERVIÇO:

Sessão Notívagos, 08 de Maio no Cinemark Jardins
A partir das 23 Horas
Ingressos ao preço único de R$ 20,00 com direito a 3 bebidas.
A venda na Casa da Cópia Jardins e Casa da Música no Calçadão das Laranjeiras.

-----------------------




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Que saudades. Esse ano já vão 12 anos desses eventos. Nostalgia pura! Salve Roberto Nunes.

    ResponderExcluir