quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Eletrokarma", dos Mamutes, por Silvio Campos

De cara um dos melhores álbuns de rock and roll que escutei nos últimos tempos! Temos em Aracaju um dos maiores representantes do rock "setentista" atualmente no Brasil. O som é  loucura, curtição, psicodelia, sexo, som, drogas - viagem mesmo! As influencias escorrem por todo o álbum e é tudo de muito bom gosto: Thin Lizzy, Deep Purple, Atomic Rooster, Led Zeppelin, Grand Funk e ACDC, além das referências a bandas nacionais como Casa Das Maquinas, Secos e Molhados,  Joelho de Porco, Mutantes, Golpe de Estado e O Peso, dentre outras.

O som, por mais que esteja trampado, cheio de arranjos, ainda passa aquela coisa bacana de garagem, sem deixar vestígios de uma banda amadora - muito pelo contrario: o som é muito maduro e a banda sabe em que terreno está pisando na execução dos temas. O vocalista mostra uma certa malandragem na voz, isso evidencia a grande evolução do mesmo, que consegue boas melodias e variações nas interpretações. A voz tem caracterizado bastante o som da Mamutes, se tornando uma das principais responsáveis pela originalidade do produto final. As guitarras esbanjam excelentes melodias, puro sentimento, com riffs estupendos. Ao final, completa-se com a cozinha: bateria e baixo pulsando firmemente, tudo muito rock.

São 10 temas de um conteúdo rock incrível, difícil é aceitar um trabalho como esse num simples envelope, uma veia inchada pronta para ser penetrada com uma seringa carregada de rock n roll da melhor qualidade. Alem disso a Mamutes é prá fuder também!!!! Em “Dama de Branco” cabe um belo Streep tease, tem algo muito sensual  naquilo ali, “Eu e Minha Guitarra” a segunda faixa é uma pancada hard, ai mora uma áurea ACDC, muito destacável  também temos a perola “Eletrokarma” a qual da titulo ao trabalho, nota dez e a referencia prá mim é o velho Deep Purple, já “Noturna” traz com eles a influencia na cara do Thin Lizzy, que melodia maravilhosa e envolvente, sentimento da porra!!!! dez!!!! acredito ser a musica mais elaborada da Mamutes, em seguida temos a dureza com uma certa ginga e feeling “O Olho Azul”, seguindo o cd temos outra perola “Os Olhos da Cabra”, esta entre as três melhores composições da banda, puro rock e mostra a pegada da banda, baixo e bateria marcantes e firme em toda a musica, perfeita,  já o hit “ Fora de Controle” mostra a cara rockeira que a Mamutes tem e a qual a mesma segue, é o que chamamos de musica rockeira toda!  Então isso é um álbum tipo coletânea, só tem musica boa, vai ser difícil a propria banda supera-lo,  na minha opinião. 

Ao final do cd temos as duas ultimas: “Te Deixando Meu Bye Bye” - um adeus a uma paixão que se foi. Agora é cair no rock, na estrada, legal demais e fecha a bolachinha “Tudo No Seu Tempo” essa é a referencia ao Led Zep. deles e claro com um toque de soul music e até funk, sem muitos comentários, ótima  musica e performance da banda, e para não dizer que esqueci da faixa três “Cabeça De Mamutes” ao escutar o cd aumente o volume  nessa faixa e incomode a quem quiser com essa avalanche ROCK da Mamutes, esse enorme animal feito de puro alicerce rock n roll.

                                                                                                                       (Silvio Campos)

Existem cópias físicas do CD da Mamutes à venda na Freedom.
Se preferir, baixe AQUI.
A Freedom é a loja de Silvio, e fica na Rua Santa Luzia, 151 - centro - próximo à Catedral Metropolitana.
Em Aracaju.
Silvio, além de proprietário da Freedom, faz blues e rock há cerca de 30 anos com as bandas:
Karne Krua
Veneno de Cobra
Máquina Blues
Words Guerrila
Cruz da Donzela
Casca Grossa
Tempestuous
Sublevação
Logorréia
etc



3 comentários:

  1. O link para download já era!! Tem outro ai?

    ResponderExcluir
  2. Está funcionando, o link. Para baixar clique na barra azul onde está escrito "download", depois em FREE DOWNLOAD e espere a contagem regressiva de 20 segundos.

    ResponderExcluir