Com a descoberta da doença e tratamento de Yauch, o trio não faz apresentações desde 2009. Porém, no ano passado, o Beastie Boys lançou o disco Hot Sauce Committee Part Two, depois de dois anos de atraso. O projeto previa dois discos, mas com o hiato do grupo, e agora, como a morte de MCA, não se sabe se haverá sequência. O rapper também não estava presente na introdução do Beastie Boys ao Hall da Fama do Rock, em abril.
O trio alcançou a fama logo no primeiro álbum, Licensed to Ill (1986), com faixas como (You Gotta) Fight for Your Right (To Party), No Sleep Till Brooklyn, Hold It Now, Hit It. Os três trabalhos seguintes, Paul's Boutique (1989),Check Your Head (1992) e Ill Communication (1994) mantiveram o Beastie Boys como um dos atores mais importantes da música norte-americana. Ao todo, o grupo gravou oito discos de estúdio, e também venceu três MTV Video Music Awards e um MTV Europe Music Awards.
Paralelamente a tudo isto, Adam tornou-se um devoto budista e defensor da causa tibetana, o que fez com que lhe dessem a alcunha de "O Beastie Boy tranquilo". Criou o Fundo Milarepa, uma organização centrada na luta pela independência do Tibete que organizou, em 1996, o Festival Tibetan Freedom Concert, que contou com a participação de bandas como Red Hot Chili Peppers, Smashing Pumpkins e Rage Against the Machine.
Já na década passada, Adam Yauch inaugurou um estúdio de gravações e
criou uma companhia de produção de cinema em Nova Iorque sob a
designação de Oscilloscope. Através da companhia, deu vazão à sua veia de
realizador e assinou o filme concerto dos Beasties
Awesome; I Fuckin' Shot That!
Através do seu estúdio, teve ainda envolvimento direto no regresso dos históricos do hardcore americano Bad Brains, em 2007.
O músico e cineasta deixa uma mulher, Dechen Wangdu, e uma filha, Tensin Losel, nascida em 1998. Deixa igualmente uma irrepreensível carreira e alguns dos mais entusiasmantes discos do último quarto de século

Nenhum comentário:
Postar um comentário