sábado, 31 de dezembro de 2011

Canções de exílio

Como última atividade do Blog do pdrock deste ano, quero deixar registradas aqui minhas impressões sobre a belíssima noite de ontem no nosso humilde pub no cantinho do mundo, problemático mas já com um histórico respeitável de noitadas memoráveis, o Capitão Cook. Foi a Festa da Antevéspera, evento organizado anualmente na penúltima noite do ano por aracajuanos que não moram mais aqui mas que aqui estão para passar a festas de fim de ano com a família e tiveram a brilhante idéia de inventar algo que os reunisse para celebrar os bons tempos das descobertas da juventude, sempre com a presença da banda que embalou suas vidas, a Snooze.

A banda convidada da noite foi a Tody´s Trouble Band. Excelente pedida! O combo rockabilly maluco do Senhor Tody é uma das melhores revelações do cenário local nos últimos anos. Pena que pouca gente entrou pra ver, o que me fez ficar preocupado: seria aquela mais uma noite de lotação esgotada na porta do bar e ótimas bandas tocando pra quase ninguém? Felizmente não foi, como veremos adiante ...

Este segundo show que eu vi da Tody´s não foi tão bom quanto o primeiro: o som estava ruim, mal equalizado, e a banda parecia pouco entrosada – nada que um pouco mais de dedicação aos ensaios não resolva, quero crer. Mas o repertório e a entrega dos músicos à sua execução continua contagiante – que o diga a mais nova fã deles, Isabela Raposo, com sua presença radiante ao meu lado soltando seus já célebres “uhuuu”. Além das ótimas músicas próprias – uma delas dedicada ao cachorro de Tody - destaque para a excelente recriação de “Beber até morrer”, do Ratos de Porão, que se soma a “Bicho de 7 cabeças”, de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, como um dos covers mais “experrtos” que eu vi uma banda cometer em tempos recentes. Quem não viu perdeu um grande show, que poderia ter agradado até aos amantes das bandas que “gozam com o pau alheio”, desde que não seja retardado o suficiente para entender que uma versão não precisa repetir nota por nota os arranjos originais, claro.

Embalados pela excelente discotecagem de Dani “Cachinhos” (“Do you realise” do Flaming Lips foi de chorar – de felicidade. Maíra Ezequiel, em estado de graça, que o diga), publico e snooze (que iria fazer seu primeiro e último show do ano!) se preparavam para o que viria a seguir. Num arroubo non sense, pergunto a Fabinho sobre sua expectativa para a noite e ele responde: “acho que vai dar rock”. E deu. E foi lindo.

O som, como que por milagre, ficou ótimo! Equalização perfeita, guitarras no talo, baixão espocando, e um desfile de boas músicas novas entrecortadas por pérolas do cancioneiro indie não diria que sergipano, mas nacional. Foi lindo de ver – e de ouvir, evidentemnte. Lindo de ver, especialmente, a participação do publico, que a esta altura já lotava o recinto. A galera foi literalmente à loucura ao som de "A song to prepare" e seu célebre refrão que clama por Jesus Cristo na língua de Shakespeare (e da snooze, com muito orgulho), e seguiu assim até o fim do show – que, por sinal, teimava em não acabar. Encerrou com a segunda participação do ex-membro Mauro “Spaceboy”, desta vez também na guitarra (ele tinha feito backing vocals numa musica antes), cantando e tocando, dentre outras, a clássica faixa título do segundo disco, “let my head blow up”. Isso depois de um cover matador de “The KKK took my baby away” dos Ramones, que antes de tocar Fabinho perguntou ao público se “poderia ser”. Porra Fabinho, como assim ? Quem não gostar que se foda! Não confio em nenhum roqueiro (seja indie, índio ou o que for) que não tenha, pelo menos, a mais leve simpatia pelo quarteto que inventou o punk rock e era diretamente responsável por tudo o que estava acontecendo ali naquela noite.

Repito: foi lindo. Músicas de todas as épocas e discos, inclusive da clássica primeira demo-tape. Destaque para o som potente e cristalino da guitarra de Luiz e para a que eu considero a melhor musica deles, "I feel you" - simples e "viajandona", com uma belissima melodia entrecortada por dissonancias guitarristicas a la Sonic Youth. Fechou com chave de ouro este ano tão fraco de bons shows de rock em nossa cidade.

Feliz ano novo a todos. O programa de rock volta ao ar dia 7, às 7 da noite – novo horário, portanto. Por mim melhor, mais tempo para a velha morgação dos sábados à tarde. Ajude a espalhar a novidade, por favor.

por Adelvan

▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬

4 comentários:

  1. Caro Kenobi, concordo em gênero-número-grau com a questão ramones, senão nem estaria no programa (foi o único cover, as outras releituras tinham arranjo do snooze). A questão de minha fala era que Mauro já estava se encaminhando pra sua segunda participação, e o "pode ser" foi uma brincadeira para os ávidos fãs de Spaceboy esperar um pouquinho enquanto ele afinava a guitarra e tal. Eu acho que compenso a timidez falando demais no palco, e às vezes sai umas besteiras dessas haha.
    Ficamos muito satisfeitos com o evento como um todo, e que bom que tenha curtido o show, assim como 100% do público, ao que parece... Feliz 2012, e vamos fazer o especial punk no PdRock né?

    ResponderExcluir
  2. Vamos sim. Deixa o programa voltar que planejamos isso - daquele jeito bem relax, aliás se quiser já pode ir aprontando, vc faz um set list e eu complemento. Tinha entendido errado mesmo a pergunta pro publico com relação ao Ramones, pensei que estava questionando se o publico curtia. enfim, não foi uma critica nem nada, foi mencionado o fato mais em tom de brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Teve um momento que achei que ia rolar prejuízo. Eu e Dani ficamos um pouco tensos pq eram 12h30 e não tinha quase ninguém no Cook. Felizmente, tudo deu certo no fim e a noite foi memorável, me senti até um pouco mais novo :P A gente acabou escolhendo a Tody's Trouble Band por causa de uma resenha no seu blog, que falava muito bem da banda, mas concordo com vc, achei o show um pouco longo e às vezes desencontrado. A banda precisa ensaiar mais e achei que o baterista ainda não tinha a pegada rápida rockabilly, faltava um pouco mais de experiência, talvez. Ler a sua resenha só me dá mais vontade de fazer mais coisas em Aracaju e criar uma movimentação na cidade. Infelizmente moro longe, mas acho que, pelo menos, uma vez por ano rola de ajudar na produção de um evento bacana desses.

    ResponderExcluir
  4. Olhaí Toddynho, vou te passar o numero de minha conta pra vcx depositar aquele cheque, heheheh

    ResponderExcluir