terça-feira, 3 de maio de 2011

Eu vou, eu já tou aí ...

Uma proposta de pauta a respeito dos pernambucanos da Eddie, mais de dois anos depois dos caras lançarem o festejado Carnaval no Inferno, trabalho mais recente da banda, é quase uma sacanagem. A essa altura do campeonato, os acordes do disco já estão aninhados na experiência da galera mais esperta da cidade, que não fez cheiro mole e atendeu ao convite da Sessão Notívagos de bate pronto, enchendo o hall do Cinemark Jardins com a beleza e a alegria de nossa juventude rebelde, numa edição histórica do projeto.

De lá pra cá, muita água passou por baixo da ponte. O produtor cultural Roberto Nunes foi obrigado a aceitar a inviabilidade do projeto, e a cidade perdeu, além de um palco valioso para as bandas locais, uma das alternativas mais interessantes que já conheceu em matéria de cultura e diversão.

Mas nada como um dia depois do outro. Esta semana, a produtora Cine Vídeo e Educação volta a dar murro em ponta de faca e insiste em investir energia e dinheiro na inteligência dos notívagos locais. Se tudo der certo e a resposta for satisfatória, quem sabe a Sessão Notívagos, responsável por alguns dos melhores shows já realizados aqui na terrinha, não volta?

Para que os desavisados entendam a importância do projeto – que nesta edição, além de apresentação da Eddie e dos malucos da Mamutes ainda conta com exibição do longa metragem Somewhere, de Sofia Copolla – basta resgatar as palavras do blogueiro e apresentador do Programa de Rock (Aperipê FM-104,9), o chapa Adelvan Kenobi, que registrou suas impressões em artigo redigido logo depois da apresentação da Eddie, em março do ano passado.

“Foi antológico – uma noite para ficar na memória de todos os que estavam lá, abrigados da chuva e da programação insossa e fajuta de uma tal “Virada cultural” improvisada pela prefeitura, cujos responsáveis pela inexistente “política cultural” parecem achar que, em Pernambuco, só existe a Nação zumbi”.

Pra qualquer um com um pingo de juízo, não existe outra resposta para um convite como o resgate da Sessão Notívagos. Pode me chamar que eu vou.

Será que a Notívagos volta? – No próximo dia 12 de junho a produtora Cine Vídeo e Educação- Ações Culturais comemora sete anos de obstinação para manter Aracaju minimamente conectada com o que há de mais instigante no mundo da sétima arte.

Nesse período, o Moviecom fechou e o projeto mudou para a Rede Cinemark. Com o apoio do maior exibidor de filmes do Brasil, o projeto se expandiu e hoje ocorre em 25 complexos, distribuídos em 14 cidades de 11 estados do País, alcançando um público estimado em 70 mil pagantes, no ano passado.

A resposta do público permitiu que o Cine Cult gerasse duas novas ações – a Virada Cinematográfica, com a exibição de filmes durante a noite toda; e a Sessão Notívagos, projeto inédito em seu formato, que reúne a exibição de um filme seguida da apresentação de bandas aos vivo no hall do cinema.

A Sessão Notívagos parou de acontecer, a produtora foi acumulando débitos e começou a considerar a inviabilidade de tanto investimento numa cidade onde o terreno para projetos culturais diferenciados é árido, carecendo de apoio tanto na esfera pública, quanto na privada.

Mas como insistir é o lema da Cine Vídeo e Educação, a produtora resolveu aproveitar a oferta da banda Eddie, que propôs uma apresentação entre um show em São Paulo e outro em Salvador, para realizar a Festa: Será que a Notívagos Volta?, que terá todos os ingredientes da Notívagos, com exceção do nome de batismo.

Então, quem estiver afim de comparecer basta comprar seu ingresso por R$ 20,00, preço único, na Casa da Cópia Jardins ou Markus Tattoo House, na Rua Capela 28, esse valor será até sexta. No dia 07 sobe para R$ 25,00.

A festa, que deve se estender para depois da 04 da manhã, ainda oferecerá um mesa de frutas, água, suco e café para quem resistir à maratona de cinema e rock’n roll.

por Rian Santos - Spleen e charutos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Será que a Notívagos volta?

Local: Cinemark Jardins
Data: 07 de maio (sábado)
Hora: 23 horas

"Somewherw", de Sofia Coppola

+ Mamutes

+ Eddie


Nenhum comentário:

Postar um comentário