segunda-feira, 23 de maio de 2011

# 188 - 20/05/2011

Semana passada fez um ano da morte de Ronnie James Dio, então nada mais justo que começar o programa de rock com uma das maiores (senão a maior) vozes do Heavy Metal de todos os tempos - mas sem cantar Heavy Metal. Fugindo do óbvio, como sempre, o pdrock trouxe Dio em um de seus primeiros projetos musicais, Ronnie Dio and the prophets, e com o Elf, a banda que projetou sua carreira, já que foi graças ao seu trabalho nela que ele foi convidado a integrar o Rainbow por Richie Blackmore.

No bloco de novidades, musica inedita e exclusiva do Trimorfia, promissora banda nova daqui mesmo, de Aracaju, e mais novas do Morbid Angel, do Sepultura, do Arctic Monkeys e do The Gathering. Thee Oh Sees foi uma dica de Maicon Stooge* editor do blog "Canço! I Hate rock and roll". Já o plastique noir, aqui com a segunda faixa de seu novo disco, é uma das favoritas da casa, ever. Depois de um bloquinho tocando coisas recentes "pero no mucho"(de 2008/2009) de três ícones do "guitar sound" (eu ouço os discos, e toco, não apenas baixo, ouço uma vez e esqueço), dois Blocos de ouvintes: o primeiro recheado de barulho e energia Hard Core produzido por Silvio Campos, da Karne Krua ( e da Maquina Blues, Logorreia, Words Guerrilla, Casca Grossa, Sublevação ...). O segundo foi feito por minha amiga Catarina Cristo**, pernambucana radicada em Sergipe que se inspirou no livro que está lendo, a auto-biografia de Patti Smith.

É isso. Até próxima sexta, na frequencia 104,9 FM, às 20:00, em Aracaju.

A.

* * *

* “Block Of Ice”, a música, está no disco "The Master's Bedroom Is Worth Spending a Night In" de 2008, do Thee Oh Sees. Neste mesmo ano eles lançaram "Thee Hounds of Foggy Notion", album gravado ao vivo praticamente nas ruas de San Fancisco e em lugares variados, todo documentando em um DVD que mesclou bem imagens belíssimas e musicas bem mais melodiosas do que de costume. Um Thee Oh Sees bem mais intimista, trabalhando cuidadosas melodias em uma sonoridade mais suave - isso foi possível - e fazendo uso de alguns instrumentos inusitados e muitos efeitos de sonoridade quase fantasmagórica, além do sempre companheiro REVERB. Tem inclusive uma versão mais Light de Block Of Ice que foi gravada ao por do sol em uma praia de Frisco, aqui vai o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VVL3mEwBhBI

por Maicon “stooge”

** Fiz uma listinha de cinco músicas inspirada no livro "Só Garotos", a autobiografia de Patti Smith sobre o relacionamento dela com Robert Mappletorphe, seu namorado nos primeiros anos de Nova York antes dela virar poeta e gravar disco e antes dele virar fotógrafo.

No livro ela mostra que não tinha pretensão de fazer musica mas estava sempre rodeada de músicos, era apaixonada por música e o rock acabou sendo o melhor "veículo" para sua poesia. Ela conta como era fã de Bob Dylan e como foi o dia em que ele foi a um recital dela. Como ficou abalada com a morte de Brian Jones. Como a energia de Jim Morrisson afetava e influenciava todo mundo naquela época. Como a Factory de Andy Wahrol, de onde o Velvet Undergound saiu, era o centro do mundo de Nova York naqueles anos. Isso tudo mais as duras experiências de Patti Smith e a sina de artista dela resultaram em Horses, o disco que é apontado como uma das sementes do punk.

Catarina Cristo

# # #

Ronnie Dio & The Prophets – Love pains
Elf – Hoochie Coochie lady

Trimorfia – Running in circles
Morbid Angel – Existo Vulgoré
Sepultura – Kairos
Arctic Monkeys – She´s thunderstorms
The Gathering – Heroes for ghosts

Violins:
# Forasteiros
# Nossos embrulhos
(Drop Loaded)

Thee Oh! Sees – Block of ice
plastique noir – fugitive dawn

Albert Hammond jr. – Bargain of a century
Dinosaur jr. – pieces
Sonic Youth – poison Arrow

Letal Charge – Evidências sinistras da extinção da raça humana
Warcry – When comes the end
Ulcerrhoea – concrete world
Downset – Agains the spirits
Groinchurn – generic
(por Silvio Campos)

Patti Smith – Gloria
The Rolling Stones – Under my thumb
Bob Dylan – Tombstone blues
The Doors – LA Woman
The Velvet Undergound – Sweet jane
(por Catarina Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário