sexta-feira, 27 de junho de 2014

panço, "tempos"

Um esporro apocalíptico explode nos auto-falantes para logo em seguida se esparramar num pianinho esperto a la “epic”, do Faith No More. É “Blood Secret”, faixa de abertura de “tempo”, primeiro disco solo de Panço – ex-guitarrista do Jason, Soutien Xiita, Cabeça e ET cétera. O vocal principal, gritado e desesperado, é feminino, e a letra é em inglês. O mesmo vale para a segunda, “sincerely”  – com Emily, da revelação potiguar “Far From Alaska”. Essa é menos “esporrenta”, mas não menos intensa. Ótimos riffs ...

A terceira tem uma melodia mais linear e um vocal discursivo. A letra, um poema em português, é declamada por Haroldo Paranhos, do Maguerbes. Termina no mesmo ritmo em que começou, sem refrões. Não é “pop”.  Quase a mesma estrutura da faixa seguinte, também cantada em português, só que por outro colaborador, Kaio Iglesias. Não é uma repetição, no entanto: a musica tem uma dinâmica diferente, com mais variações de ritmo e um teclado muito bem colocado que cria um clima sofisticado. O disco, na verdade, vai demonstrando ter uma unidade impressionante. É quase conceitual, no sentido de que as faixas fazem mais sentido quando ouvidas juntas. Um álbum, realmente. Uma coleção de canções que parecem ter sido feitas para estarem enfileiradas uma atrás da outra.

Ive Seixas conduz com um vocal elegante “A Busca”. O arranjo é primoroso – o teclado continua lá, entre camadas de guitarras e uma condução precisa da cozinha, comandada por David Oliveira (baixo) e Fabio Brasil (bateria). E o disco vai aos poucos crescendo em intensidade, com Larry Antha cantando “Josué”. Guitarras mais “na cara”, encorpadas. Guitarras que explodem de novo nos alto-falantes na faixa seguinte, “Broken Heart”. A estrutura é circular, pois voltamos ao início, com um som mais “Hard Core” e os vocais gritados pela mesma Karina Utomo da faixa de abertura.

Então temos algo mais melódico, sem perder o peso, cortesia de Gabriel Zander. Cada colaborador deixa sua marca: a faixa seguinte, “Pode crer que a gente é bem sertanejão”, tem, desde o título, a cara de seu autor, Quique Brown, herói punk non sense da Leptospirose. O elo de ligação, o fio condutor de tudo, no entanto, é o Panço. Ele é, a principio, o autor de todas as músicas – com as co-autorias creditadas abaixo, na ficha técnica que me foi permitido, gentilmente, reproduzir – e elas têm a sua marca. Muito por conta disso, o disco apresenta uma espécie de unidade nascida da diversidade. O que contribui para que o resultado final ganhe muito em originalidade.

Karina Utomo parece ter sido escalada para comandar o esporro e volta com tudo na faixa 10, “Far Right”, de apenas 46 segundos. É seguida por outra com um ritmo bem mais cadenciado, sem letra, mas com vocais “viajantes” de Nancy Viegas.  Tudo termina com “Uma vez mais”, letra de Cesar Mauricio cantada por Kaio Iglesias.

O resultado final impressiona e você poderá conferir em primeira mão hoje, no programa de rock, que executará pela primeira vez, com exclusividade, o disco inteiro, tocado na íntegra, na sequencia em que foi concebido. Você poderá, inclusive, cantar junto, pois as letras estão reproduzidas abaixo, junto com a ficha técnica deste impressionante trabalho solo/colaborativo. With a little help from his friends.

Leonardo panço é gente que faz ...

por Adelvan k.

Tempos

Todas as músicas por Leonardo Panço, exceto 3 (Panço, Dave e Fábio Brasil), 5 (Panço, Fábio Brasil, Dave e Henrique Geladeira) e 11 (Panço, Dave, Pedro Schroeter e Nancy Viégas)

Guitarras em todas as faixas por Panço - gravadas no Estúdio Dosol em agosto de 2013 por Henrique Geladeira, exceto guitarra do lado esquerdo na faixa 7 gravada no Estúdio Mobília Space por Lisciel Franco em agosto de 2013

Baixos gravados por Dave D´Oliveira (David David) e baterias por Fábio Brasil (1,2,3,4,5,6 e 8) e Pedro Schroeter (7, 9, 10, 11 e 12) no Estúdio Mobília Space por Lisciel Franco em agosto de 2013

Arranjos: Panço, Dave, Fábio Brasil e Pedro Schroeter

Marcelo Gomão - guitarras e big muff (lindos e perfeitos) em todas as faixas, exceto faixa 7
Gravado por Adriano Leão "Altovolts Rules" em Boa Vista Sessions no Estúdio Pântano - Recife, PE em 2014
Guitarras produzidas por Marcelo Gomão e Adriano Leão

Henrique Geladeira - guitarra contínua e difícil na faixa 3, guitarra lindona no meio da faixa 5 e teclados tipo Legião Urbana na faixa 4 - tudo gravado no Estúdio Dosol em agosto de 2013

Faixa 1 - voz por Karina Utomo - gravada em Easey St, Collingwood VIC, Melbourne - Austrália por Tom Lyngcoln
Gritos do apocalipse por Heron Uzomi no Estúdio Superfuzz - gravados em março de 2014 por Gabriel Zander
Piano gravado por Lucas Wirz em março de 2014 em Basel/Suíça

Faixa 2 - vozes por Emmily Barreto e Cris Botarelli gravadas por Henrique Geladeira em Natal, RN - 2014

Faixa 3 - vozes gravadas por Haroldo Paranhos - Magüerbes - no Glenwood Place Studios por Jacob Dennis - Los Angeles, EUA em maio de 2014

Faixa 4 - voz por Kayo Iglesias gravada no Estúdio Audio Rebel em Botafogo, RJ, por Matias Conejo em abril de 2014

Faixa 5 - voz por Ive Seixas - gravada no Estúdio Casa em Volta Redonda-RJ por Leandro Tolentino em março de 2014
Teclado por Gabriel Arbex gravado no Estúdio Superfuzz em maio de 2014 por Gabriel Zander

Faixa 6 - voz por Larry Antha - gravada no Estúdio Superfuzz em março de2014 por Gabriel Zander

Faixa 7 - voz por Karina Utomo - gravada em Easey St, Collingwood VIC, Melbourne - Austrália por Tom Lyngcoln

Faixa 8 - voz por Gabriel Zander - gravada no Estúdio Superfuzz em maio de 2014 por Gabriel Zander

Faixa 9 - voz por Quique Brown - gravada no Estúdio Sweet Home em Bragança Paulista, SP, em 2014 por Matheus Canteri
Coro: Quique Brown e Matheus Canteri

Faixa 10 - voz por Karina Utomo - gravada em Easey St, Collingwood VIC Melbourne - Austrália por Tom Lyngcoln

Faixa 11 - vozes, caxixi e berimbau por Nancy Viégas
Gravado no Estúdio Casa das Máquinas por Tadeu Mascarenhas em março de 2014 em Salvador-BA

Faixa 12 - metalofone e voz gravados por Kayo Iglesias no Estúdio Superfuzz por Gabriel Zander em março e maio de 2014
Vozes psicodélicas ao fundo por César Mauricio - gravadas em BH - 2014

Produzido por todos que ajudaram

01- Blood Secret (Panço e Karina Utomo)
02 - Sincerely (Panço e Emmily Barreto)
03 - Vê algo, fala algo (Panço, Dave D´Oliveira, Fábio Brasil e Haroldo Paranhos)
04 - Desorgulho (Panço e Lucas Wirz)
05 - A busca (Panço, Dave D´Oliveira, Fábio Brasil e Ive Seixas)
06 - Josué (Panço e Larry Antha)
07 - Broken Heart (Panço e Karina Utomo)
08 - Willpower (Panço e Gabriel Zander)
09 - Pode crer que a gente é bem sertanejão (Panço e Quique Brown)
10 - Far Right (Panço e Karina Utomo)
11 - Tempo Templo (Panço, Dave D´Oliveira, Pedro Schroeter e Nancy Viégas)
12 - Uma vez mais (Panço e Cesar Mauricio)

Blood Secret (letra: Karina Utomo)

You've got a bloody secret
Kept their worries at bay
Did it for the masses
Did it for you babe

Turn your back and look down
Fall into your grave

No one will learn
Not without truth in history

No, no one, no


Sincerely (letra: Emmily Barreto)

The lights are off, I can't see a thing from here
Regret is not a thing that I usually feel, but that's me
Oh, you didn't listen to any single word I said
And baby, now I regret, I regret I even woke up

You can't blame me for doing the things I've told you I'd do
Our lives are not one, I think you've noticed
Don't push me down, I know what I want, It's not you
So wash your mouth and stay out of trouble

See how ugly it is to reveal the real you?
See how ugly it is to speak the truth, the real you?

Yeah, Yeah.. Just pick your direction
Yeah, Yeah.. I'm proud of myself


Vê algo - Fala algo (letra: Haroldo Paranhos - Magüerbes)

se teu preço é um vicio,
se tivesse um motivo…
se o tormento que traz
te toma tanto tempo e acorda
pra meus versos
e se ao meu ver tudo isso me fez
e com isso sim,
se eu peço pro bem
porque esse é o fim
eu tento mais
eu sei quem cobra
e peco às vezes
sem pensar, sei
meu deus quem mais?
se o mesmo tempo que te traz
dizem que fica pra traz
e vejo. se eu perguntei porque sei
eu queimo tempo que tenho
te pego como um filho
e amo sempre
mesmo que incomoda,
se tô devendo
como? sei, vai ser foda
e te digo que me preparei
se eu faço
tudo pra te entender
se eu fiz quem faz mais?
se eu fiz com o que sobra…
mesmo sofrendo
não te incomoda
você sabe mais que eu também quiz
e todos sabem
nao há mal em ser feliz
eu tô bem vivo
e me declarei
se eu também danço e caço
e quando ou quanto eu viverei?
te digo mesmo em paz
sendo assim
meu deus dá mais
te agradeço sempre que possível
se eu pego fácil com uma fonte precisa
pois sei quem dá mais
eu sei quem te cobra
mesmo que atento
nunca me conta
mesmo que teme, eu cansei
se em teu universo eu descansei
eu sei que é assim
entre o vento que sopra mais
e o sedento que sangra e faz

Desorgulho (letra: Lucas Wirz)

Se atropelando
Pulando, pisando por cima da própria cabeça
Se transformando num quadrado sem lado
Torto triângulo redondo
Girando em círculos
Capotando em cinco respirando a mesma história riscada
dia a dia sucumbindo
se afundando num poço raso fundo
e desde então
sobrando, escorrendo
correndo, procurando
encontrar razão sem vazão pra tanto tiro de pólvora já morta
que jaz um pensamento viciado de tanto dar corda
e sentir a mola estourar
e o tempo escraquelar do fundo de um vulcão
derrentendo, dizimando, transformando em fumaça, fuligem
toda dureza em liquideza
Olho torturado, sai
Deixando o tiro pra depois
Nããããão!!

Destruição renascimento
uma parede sendo erguida dos escombros de um alicerce antigo
fadado a ser não mais que um fardo a moradia, a uma casa de portas abertas
que convidam o mergulho orgulhado a se retirar
reiterando, trazendo de volta, convidando
um sem fim de novas possibilidades

A busca (letra: Ive Seixas)

Quando me viu pela última vez,
costumava fugir, costumava esconder
Confortável, negligenciando sonhos, difundindo abandonos, consentindo com esses planos
estranhos, conspiratórios e inconscientemente desequilibrando

Quase sumir, quase desaparecer, sabotar a si
mesmo, anular, como se por merecer, não se permitir crescer

Quando as nuvens se afastam e o azul reage,
tudo muda na cidade, tudo muda nessa idade,
tudo muda...

Daqui pra frente, contemplando o horizonte,
buscando o que está adiante, mesmo que esteja distante
Sem hesitar, vou de encontro ao indefinido
Agora que estou mais forte, vou sentindo a boa sorte
chegando, se espalhando e acalmando a tempestade

Quando me vir pela próxima vez, não vai nem acreditar...


Josué (letra: Larry Antha)

Escovo os dentes três vezes ao dia
Mas você não quer me beijar
Escrevo livros, não vivo, não durmo
Sem você, não sei respirar
Eu ajustei minha hipocondria
Nas cervejas que deixei de comprar
Vejo suas fotos: tristeza, alegria
É tudo que eu não posso tocar
Será? Que tudo vai ficar como está!
Será? Que tudo vai recomeçar!
Agora você vem me dizer
Que não quer me ver
Que não quer meu jantar
Agora você vem me dizer
Que tem medo de mim
Ora vá se danar
Agora você vem me dizer
Que tem medo de mim
Ora vem me beijar
Agora você vem me dizer
Pra eu ficar calmo, pra eu relaxar

Broken Heart (letra: Karina Utomo)

I've got a broken heart
My bones aching from my guts
Tell me tell me tell me tell me tell me tell me tell me
What is right?

Cut/Refine it into dust
Haze/So true/Refine it into dust
Haze/So true/Refine it into dust

Haze/So true/I've got a broken heart


Willpower (letra: Gabriel Zander)

We're facing troubles once again, and you know
These scars are storytellers as you may have wondered
How many times we had to be here at this point of no return
It's up to you to fall or lift

And we know, I would say
We're fighting a battle
With no guns
With no shells
We're just believers
Every time you're left behind
I know you'll climb another time

Everyone should find their way
It's not fair to blame and never was

To deal
To breathe
To stop complaining and to do

To deal
To breathe
To stop complaining and to start


Pode crê que a gente é bem sertanejão (letra: Quique Brown)

O papel estava no cavalo
E eu entrei em Paraisópolis no Burro Preto
Apeei só de meia no banheiro (municipal/público)
Depois de um almoço com o Pedro Bento
E três dias na terra com o Zé da Estrada

Podre crê que a gente é bem sertanejão
Pode crê que a gente é

Far Right (letra: Karina Utomo)

Feel my right hand
Slap your ideas back into
Feel my right foot
Kick your head into the ground

This is it!
This is it!

Here is a knife
Here is a gun
Power to you son
Nowhere to run

This is how we get our answers
This is how we get it done
(March with your right foot into the ground)
This is how we get it done


Uma vez mais (letra: Cesar Mauricio)

Sinais e ruas
carros nas ruas
todos nós por ai
homens e mulheres
esquinas e flores. Você.
Nossos desprezo e pares
Tantas danças para que?
vitrines sorrisos animais
nós e a rua, você...
uma vez mais nós dois nessas curvas
os sinais e as flores, Voce
Não entendo os sinais
carne osso e mais
alguém que no banco
de trás sussurra
a vida que arde ao sol
sem flores mil sinais
avenida que se alarga e entope o ar de gás!
Pobre ruas e nós homens e as mulheres
vitrines mentiras animais.
E nós e as ruas uma vez mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário