quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

“Porreta!!!”

Andye & The Renegades of punk
Cada um no seu quadrado - Eu não sou do rock. Gosto de música e, eventualmente – com bastante frequência, aliás –, me animo com um riff de guitarra, mas faz tempo que joguei fora as bandeiras sob as quais me escondia. Não sou do rock, mas também não sou estúpido a ponto de reduzir figuras como Adelvan Kennobi e Sílvio Campos ao estereótipo do abestalhado vestido de preto, pendurado numa garrafa de vinho vagabundo nas escadas da Catedral. Não é a esse tipo de gente que o jornalista e agitador cultural paranaense Andye Iore pode ser associado. Assim como as lendas supracitadas, ele é do rock, mas também é gente que faz.

Depois de juntar moedas durante dois anos, período no qual o projeto do documentário ‘Porreta!!!’ foi maturado, Andye largou o emprego e quebrou o porquinho de porcelana para percorrer o nordeste registrando as bandas mais relevantes encontradas no caminho. Na cabeça, uma ideia fixa: O rock prescinde dos batuques frequentemente associados ao nosso quintal.

“A ideia do vídeo é mostrar bandas bacanas que não são tão conhecidas no Sul e Sudeste. O foco é rock´n´roll, sem essa bobagem de misturar rock com ritmos regionais. Quero mostrar que aqui há bandas tão bacanas quanto as do Sul e Sudeste, que as dificuldades são as mesmas, que há pessoas responsáveis por iniciativas que merecem ser levadas pra mais gente”.

O coroa sabe das coisas. De passagem por Aracaju, abrigado por Fabio “Snoozer” Oliveira, ele me explicou que seu envolvimento com o segmento é muito antigo, remonta aos anos 80, quando a cultura dos fanzines criou uma rede de informação que desafiava a miopia midiática. Desse período, restaram bandas e amigos que ele carrega até hoje, sem os quais o projeto dificilmente teria vingado.

Olhar estrangeiro – Aqui, Andye encontrou um cenário inesperado. Segundo ele, o capital humano da cena sergipana não fica devendo nada ao de nenhuma região do Brasil. Muito ao contrário. Como o material recolhido deixa claro (o documentarista conversou com The Baggios, Snooze, Renegades of Punk, Karne Krua e Tody’s Trouble Band), músico talentoso, a gente tem de sobra. Falta o pulo do gato. Fazer a coisa acontecer.

“A Karne Krua é uma verdadeira lenda do cenário independente brasileiro. Antes mesmo de vir a Aracaju, participei do Programa de Rock. A cena tem tudo o que precisa para crescer em Aracaju, basta que os músicos daqui se ajudem e aprendam a caminhar com as próprias pernas”.

Tá dado o recado.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário