terça-feira, 2 de agosto de 2011

# 193 - 29/07/2011

Sábado chuvoso em Aracaju. Sergipano parece que é feito de açúcar e isso talvez explique o fato de o Auditório do Centro de Interesse Comunitário não estar lotado, como merecido, para o show de lançamento do EP “retrobyte”, do Ferraro Trio. Não estava lotado, mas também não estava vazio – um público razoável viu as cerca de 1 hora e meia de música de primeiríssima qualidade executada por Rafael jr., Saulinho Moraes, Robson Souza e convidados – muitos e ilustríssimos convidados.

Apesar de ter uma sonoridade mais voltada para o jazz com influencias de funk e soul music, foi com prazer que destacamos a faixa título do novo trabalho da Ferraro no Programa de rock da última sexta-feira. Este é, aliás, um dos dilemas que vez ou outra me deparo no processo de produção do programa: como definir o que é rock? Afinal, o gênero sofreu os mais variados tipos de influência e se metamorfoseou a ponto de ficar praticamente irreconhecível em muitas ocasiões desde que Chuck Berry empunhava sua guitarra no auge da juventude. No final das contas, vale o que mais importa: a qualidade e a relevância, dois quesitos nos quais o grupo se encaixa com perfeição.

Acompanhando o trio sergipano no bloco de abertura, tradicionalmente dedicado às novidades, novas do Toxic Holocaust, thrash crossover norte-americano (de Portland, Oregon); Djangos, banda sobrevivente do cenário independente carioca dos anos 90; e o novo single do The Rapture, banda baseada em Nova Iorque que faz um som dançante bastante influenciado pelo pós punk.

No segundo bloco, punk rock britânico clássico: Buzzcocks, a banda que deu o pontapé inicial na efervescente cena de Manchester, UK Subs, The Lurkers e Angelic Upstarts – esta última bastante associada à subcultura skinhead mas que, segundo a wikipédia, "era uma banda anti-fascista, antipolicial, pró-IRA, socialista e proletária. Os Angelic´s nunca foram filiados a nenhum partido ou organização de esquerda, mas nunca abriram mão de letras Esquerdistas e Comunistas, tanto que ganharam a antipatia de grupos skinheads nazistas de extrema-direita - seus shows eram constantemente interrompidos pelos tais grupos e pela polícia. Os Angelic´s também ficaram conhecidos por participar de iniciativas para a realização da primeira edição do "Rock Contra o Racismo" (em inglês Rock Against Racism), em 1978, em oposição ao movimento "Rock Contra o Comunismo" (em inglês, Rock Against Communism).

Depois de uma edição em dose dupla do Drop Loaded, com direito a uma excelente entrevista com os potiguares do Camarones Orquestra Guitarrística, enfocamos a cena alternativa dos anos 90 com músicas extraídas de demo-tapes do Disk Putas, Little Quail, Gangrena Gasosa e Raimundos. Abrindo a segunda metade da programação, Peter, Bjorn & John interpretando a faixa-título de “is this it”, disco do Strokes lançado há exatos 10 anos que se tornou o primeiro grande clássico do rock deste novo século escasso de grandes clássicos.

No bloco do ouvinte, classic rock por Lucas . Encerrando a noite, uma homenagem aos malucos do Guitar Wolf, banda de rock garageiro do Japão que veio pela primeira vez ao Brasil para tocar em Cuiabá – apenas lá! E isso antes da cidade entrar no mapa do cenário alternativo nacional via circuito Fora do Eixo! Tive a honra de ver um show deles na única edição à qual compareci do Festival Goiânia Noise e só digo uma coisa: foi insano. Digo mais: nem tocaram, praticamente. O guitarrista, na maior parte do tempo, apenas entregou a guitarra ao público e se limitou a ficar urrando no microfone e se contorcendo no palco.

Foi isso. Até a próxima sexta, às 20:00, nos mesmos bat-canais: 104,9 FM em Aracaju, www.aperipe.com.br no mundo.

Adelvan

# # #

Toxic Holocaust - Bitch
Djangos - imigrante ilegal (feat. Lazão)
Ferraro Trio - Retrobyte
The Rapture - How Deep is your love

Buzzcocks - What do I get
The Lurkers - I´m on heat
Angelic Upstarts - Never again
UK Subs - Warhead

Drivin Music - Unimpressed
Drivin Music - Settle
Camarones Orquestra Guitarrística - 2 sons + Entrevista
# perdidos no Bronx
# Festa dos gatos
(Drop Loaded)

Disk Putas - Morte aos Titãs
Little Quail & The Mad Birds - 1,2,3,4
Gangrena Gasosa - Protesto Concreto
Raimundos - Carro Bomba

Peter, Bjorn & John - Is this it

Jimi Hendrix - Ain´t no telling
Motorhead - Shoot you in the back
Coven - Blood on the snow
Black Sabbath - Back street kids
Led Zeppelin - We´re gonna groove
The Doors - Break on through
-> por Lucas

Guitar Wolf - Summertime blues

Cato Salsa Experience - planet heart
The d4 - Invader Ace
Jim O´Rourke - Kaminari one
The John Spencer Blues Explosion - kawasaki zii750 rock and roll
Autoramas - Energy Joe
Puffy Amiyummi - Can-nana fever
J. Mascis + The Fog - Cyborg Kids

3 comentários:

  1. bom post, no começo achei que era sobre o show do ferraro trio, depois vi que era o set list do pgm de sexta, massa pacarai...

    ResponderExcluir
  2. Resolvi matar dois coelhos numa cajadada só - muito embora reconheça que o show da Ferraro mereça uma descrição mais minuciosa. Vou ver se espanto a preguiça e faço ...

    ResponderExcluir
  3. muito bom o set list como sempre, ah! diga-se de passagem muito boa aquela banda instrumental:Camarone que rolou no programa, abraço(thiago holidays)

    ResponderExcluir