terça-feira, 12 de maio de 2015

The Baggios, 10 Anos depois ...

Com seus dois álbuns - “Sina” (2013) e “The Baggios” (2011) - presentes em dezenas de listas de “Melhores Lançamentos do Ano” por sites especializados, jornais como O Globo e em revistas respeitadas, como a Rolling Stone que elegeu sua música ‘Sem Condição’ como uma das melhores do ano, a banda sergipana The Baggios comemorou 10 anos de carreira, no ano passado, com uma turnê de 65 shows que passou por 38 cidades de várias regiões do Brasil.

Júlio Andrade (voz e guitarra) e Gabriel Carvalho (bateria) tocaram em lugares consagrados como o Sesc Pompeia (SP) e o Centro Cultural de São Paulo, e em festivais grandes como o Festival Dosol (em Natal), Porto Musical (em Recife)  e o caso do Porão do Rock em Brasília, onde  mostraram suas músicas  para mais de 30.000 pessoas.

A turnê comemorativa foi iniciada no Teatro Atheneu, onde a banda se apresentou para mais de 700 pessoas e registrou um dos melhores shows de sua carreira em DVD e CD, nomeado de “10 Anos Depois”. Esse mais novo material será lançado no próximo dia 13 de maio, às 21h, no Teatro Tobias Barreto, e assim como no DVD, o show contará com participações de  músicos que fizeram parte de sua história, como Vinicius Bigjohn (sanfona), André Lima (trompete), Mário Augusto (saxofone) e a participação inédita do gaitista Julio Rêgo.

O Bangalô Cult entrevistou com exclusividade o vocalista e guitarrista Júlio Andrade que, juntamente com o baterista Gabriel “Perninha” Carvalho, formam o duo nascido em São Cristóvão há uma década. Fique por dentro do que vem por aí...

BC- Gostaria que você falasse um pouco sobre o show da banda The Baggios no Teatro Atheneu e que deu origem a esse DVD/CD. Foi a primeira vez que a dupla se apresentou num teatro sergipano ? Quais as vantagens e desvantagens de tocar num local desse formato ?

JA-  Na verdade, já tínhamos nos apresentado no Teatro Atheneu, em 2007, no Prêmio Prata da Casa, onde fomos agraciados em três categorias. Na época, foi muito mais esquisito, não curti. Nada melhor que o tempo, para nos mostrar o quanto é mágico um show no teatro. Essa apresentação que fizemos há um ano, nunca será esquecida. Aconteceu no mês que completamos 10 anos de existência e nossa intenção foi festejar esse marco, afinal nunca imaginei que duraria tanto tempo fazendo rock em Sergipe. Tiveram momentos emocionantes no show, a exemplo de quando juntamos os dois antigos bateristas -Lucas Araújo e Elvis Boamorte- e tocamos "Morro da Saudade", sem contar com as participações de vários músicos sergipanos que admiramos.

BC- Fale um pouco sobre a produção desse primeiro DVD da banda e o repertório .

JA- Inicialmente, queríamos fazer uma festinha para comemorar o aniversário da banda, e a ideia seria fazer uma cobertura do evento, algo com duas músicas e uns depoimentos. Aos poucos, fomos pensando maior e bateu o estalo: "porque não gravar o show inteiro e ver no que dá ?". Lucas (primeiro baterista da banda) que hoje mora na Suíça tinha programado vir  para esse show, o que foi um  estímulo para pensarmos em algo maior e  chamar Elvis, e outros músicos que fizeram parte da história da The Baggios. A gente tinha a noção que custaria caro e que quebraríamos bastante a cabeça, mas nada pagará a energia que sentimos naquela noite, onde o Teatro Atheneu estava lotado para nos ver, vibrar e cantar todas as músicas conosco.

BC- No show de amanhã vocês irão repetir, na íntegra, o conteúdo do DVD ?

JA- O repertório será parecido, mas apresentaremos umas coisas novas e terá participação inédita do gaitista Julio Rêgo.

BC-  A banda pretende realizar uma turnê de lançamento do DVD? Já tem o roteiro traçado?

JA- Estamos analisando  algumas propostas para julho, mas no dia 31 de maio, já faremos um show na Virada Cultural de Campinas, abrindo o show de Titãs, e esse será o nosso ponta pé inicial da nova turnê nacional. Esse ano, estamos pensando em turnê de uma forma menos intensa, com datas mais quebradas, pois ao mesmo tempo que estaremos divulgando o DVD, vamos estar em processo de pré-produção das novas músicas. Em 2016, pretendemos lançar um novo álbum de inéditas e apresentar um novo Baggios de repente...

BC- O que a Baggios tem de novíssimo já engatilhado ?

JA- Estamos no momento pensando mais no DVD. Mas estou com muitas músicas novas e ansioso para iniciar a pré-produção delas para ver como funcionará na banda, e poder começar a montar o conceito do novo disco. Além disso, queremos produzir dois clipes ainda do álbum "Sina". Os planos estão no papel, agora é ralar prá ver se conseguiremos colocá-los em prática.

por Suyene Correia

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário