segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cebolada

CEBOLADA - 19/09/2009, na Boate da Associação Atlética de Itabaiana.

Do Blog do evento

por Fabio "urubluesbass"

Com entusiasmo assistimos mais uma edição do CEBOLADA, no último sábado, 19 de setembro. O público foi razoável em quantidade, com sinais de que vem aumentando a cada evento. Esperamos que retorne com força total, como na época do Casa Grande. Em qualidade, a galera demonstrou muita atitude e energia, participando dos três shows, pongando, cantando, tomando o microfone vez em quando (se por um lado pode atrapalhar a apresentação de uma banda, por outro reforça o velho espírito rock'n'roll e punk), demonstrando que Itabaiana tem força para manter viva uma cena alternativa.

Falando nisso, além das apresentações das bandas Logorréia, Putrefação Humana (ambas de Aracaju) e Mundo Bizarro (Lagarto), o evento foi recheado de positividades, como uma bela exposição de quadros e desenhos, por conta dos artistas Jamson Madureira e Adilson, venda de CD'S, vinis, camisetas e outros souvenirs de cunho punk/rock, distribuição de fanzines, além de sorteio de uma tatoo e uma camiseta do evento.
O que chamou bastante atenção foi a instalação do estúdio de tatoo por Ferdinando tatoo, o qual, após o sorteio, fez a tatoo "in loco" no felizardo ganhador, ali e na hora, atraindo a curiosidade das pessoas, quiçá instigando quem porventura tivesse dúvidas e vontade de cultuar esta arte, ainda um pouco incompreendida nestas paragens.

O evento começou lá pelas dez da noite com a apresentação da banda Mundo Bizarro de lagarto, que tocou petardos de Metal, com muitos covers que agradaram ao público local, principalmente a galera que curte metal e que tanto reclama dos poucos shows do estilo que rolam por aqui. Gostei da banda apesar de preferir bandas eminentemente autorais. Os caras tocam bem conseguindo empolgar a galera desde o princípio do evento. Podemos dizer que todas as três bandas agradaram bastante ao público, tornando esta edição do CEBOLADA muito especial, não havendo muito o que reclamar.

Em segundo lugar tocou a Putrefação Humana, banda que surgiu, se não me falhe a memória, na cidade de Penedo, vindo para Itabaiana nos anos 90 com Cícero Madureira e Ricardo Core, estando ainda na ativa. Para quem não conhecia foi uma surpresa assistir uma banda Punk (sentido geral do termo, porque não sei distinguir as várias denominações tipo grind, punk, HC etc etc. Para mim vale mais o termo original Punk, pois seus elementos encontram-se perfeitamente dentro destas vertentes) cuja formação seja Bateria e Baixo. Foi fantástico ouvir o Baixo super distorcido acompanhado da metralhadora bateria e vocais guturais.
Por último veio a apresentação da banda Logorréia, que surgiu em Aracaju em meados de 1987 quase sempre no formato trio. A Logorréia lançou as Demos "Caos Positivo" e "Cemitério dos Horrores" e se prepara para um novo trabalho que se chamará "A Cor da Morte", com sua nova formação contando com Robério "Nininho" (BX/VZ), Silvio Campos (GT/VZ) e Cícero "Mago" Madureira (BT).
A Logorréia também se destacou no evento pela excelente sonoridade soando muito competente com seus petardos politizados, o que me parece ser sua forte característica, uma vez que entre uma música e outra "Nininho" realiza discursos punk/anarquistas, salpicando na consciência do público a necessidade de uma visão de mundo independente e afastado dos padrões pré-concebidos ditados pela mídia autoritária e manutenida pelo poder político dominante, que muito embora apregoe a liberdade político/econômica, no entanto é subserviente do capital, este que cada vez mais dita regras de comportamento e padrões escravizantes das relações de trabalho e de consumo. Que o som da Logorréia continue retumbando no cenário alternativo (eu acredito nisso) em Sergipe.
A organização do Evento agradece a todos que participaram direta e indiretamente, ao público, à compreensão das bandas pelos parcos recursos disponíveis, pois sabemos que tudo poderia ser melhor se houvesse mais incentivo. A falta de recursos, no entanto, não servirá de desestímulo e outros CEBOLADAS virão por aí.


Um comentário: