quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Freed pussy riot

Na segunda, 23, Maria Alyokhina(ao lado) e Nadezhda "Nadya" Tolokonnikova(abaixo), do Pussy Riot, foram libertadas da prisão depois de quase dois anos. Elas foram condenadas por vandalismo e ódio religioso em 2012. Depois de sair da casa de detenção, Maria foi imediatamente ao trabalho. Depois de uma hora em liberdade, ela se encontrou com defensores dos direitos humanos do Comitê Contra a Tortura para discutir reformas nas prisões da Rússia. A ativista e artista de 25 anos também encontrou tempo para falar à Rolling Stone EUA sobre as razões por trás da soltura dela, o futuro do Pussy Riot e como ela plantou as sementes para a reforma prisional lá de dentro.

Qual a sensação de estar livre?
Sabe, eu sempre fui livre, porque me sentia livre. É muito importante ser livre por dentro. A coisa mais importante é se sentir livre. Você tem o direito de escolher. Se tornar consciente desse fato é o que faz uma pessoa. 

Por que eles te soltaram agora?
Simplesmente por causa de Sochi [cidade russa que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro]. Eles queriam ficar mais atraentes antes dos Jogos. É por isso que resolveram fazer a anistia. Mas a anistia não é geral – é uma mentira. Eu sou a única que foi libertada da prisão e aí é que está o problema. Eles não vão deixar mais ninguém sair. Formalmente, é uma anistia geral, mas é uma mentira. 

É verdade que você queria resusar a anistia?
Eu queria. Eu queria, mas infelizmente não estava nas minhas mãos. Se eu tivesse tido a possibilidade de fazer isso, eu definitivamente teria recusado essa anistia. Eu não preciso dela. Eu não sou culpada, não sou uma criminosa, eu não considero isso misericórdia. 

O Pussy Riot continuará a existir?
[Pausa] Acho melhor darmos mais detalhes quando aparecermos juntas, assim não haverá nenhuma divergência. Precisamos nos encontrar primeiro. Tudo precisa ser conversado com Nadya. O que quer que façamos, estaremos definitivamente conectadas com aquele tipo de ação que achamos efetiva. E, acima disso, eu diria que se uma pessoa é conectada à arte, é para sempre. É impossível parar. É algo que vem de dentro. 

Mas vocês estão planejando fazer algo juntas?
Será uma organização de defesa dos direitos humanos, mas de um novo tipo. Vamos usar a transparência de recursos da mídia para revelar problemas, com foco nas prisões, mas talvez também de maneira mais geral. Ainda estamos decidindo a forma, mas eu e Nadya somos unânimes quanto a esse assunto.

Como foram os últimos meses na prisão?
Minha vida tem sido bastante ativa, então eu não me senti como uma prisioneira. Estive fazendo trabalho de direitos humanos, explicando às mulheres como elas podem resolver suas queixas elas mesmas. E o que aconteceu é que essas mulheres decidiram começar a resolver elas mesmas os problemas com a administração. Essa voz que apareceu na prisão é muito importante. Porque quando uma pessoa em uma prisão russa decide começar a falar, a começar a falar a verdade – ela começa a rejeitar a opressão. É uma coisa muito importante, muito significativa.Os prisioneiros russos precisam trabalhar 12 horas por dia e recebem – você não vai acreditar – entre um e dez euros por um mês de trabalho. Isso não é suficuente para nada. Todo mundo sabe que isso é injusto, mas não conseguiam provar isso. Eu sugeri como comprovar.

rs Brasil

#

15 comentários:

  1. Vladimir Putin é um exemplo de governante, essa banda de anarquista tem que ser presa mesmo, fazendo vandalismo e quer ser tratada como pessoa de bem? o lugar dela é na cadeia! E cadeia pros Black Blocs também, mas como sempre a mídia faz deles "hérois incompreendidos" ou rebeldes sem causa, fomentando seus atos marginais.

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Tudo o que elas fizeram foi exercer o direito à liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  3. Liberdade de expressão é fazer vandalismo? Tudo bem, ela teve a liberdade dela de quebrar ou ofender quem ela quis, agora tem que responder pela tal "liberdade" na cadeia!
    É cada uma que eu escuto, daqui a pouco esses cara vão defender os nazi dizendo que é liberdade deles matar quem quiser, ou até mesmo os marxistas da turminha de Stalin.

    ResponderExcluir
  4. Se os cara tão preso é porque não são esses "bom samaritanos", e trabalhos forçados na verdade é o mínimo para alguns crimes, tem muitos que deviam morrer na cadeira elétrica.Agora quando um desses cara rouba teu carro ou estrupa tua filha, aí os direitos humanos acaba pra quem sofreu né?
    Se o marginal privou os direitos humanos da vítima, porque ele não aguentaria ele próprio ter seus direitos humanos temporariamente retirados? Ele quer ter uma prisão de luxo é? Com ar condicionado, escargot, caviar e enfermeiras gostosas servindoa comidinha é? Nossa que peninha viu...

    ResponderExcluir
  5. É por isso que o mundo tá do jeito que tá, queria ver se esses PCC da vida ou esses marginais matariam ou roubariam como hoje se estivéssemos sob regime dos militares. Aí todo mundo ia começar a ter peninha dos bandidos, mas isso acaba até esses "misericórdiosos" sofrerem com os bandidos.
    É por isso que meus pais e avós sempre dizem que antigamente o Brasil era melhor, por que todos podiam ser pobres mas tinham respeito à vida e respeitos às autoridades, por que sabia que se vacilasse o DOI-CODI ia pegar...
    Como eu queria viver naqueles tempos e não numa bosta de Brasil governado por uma comunista que já foi terrorista, que azar hein...

    ResponderExcluir
  6. Eita, que os reacionários de repente descobriram o Blog do programa de rock! Vamos lá: as comparações não têm nada a ver. As Pussy Riot não estupraram nem mataram ninguém, apenas se manifestaram. Nem quebraram nada, que eu saiba. Se a Igreja quisesse mesmo ficar de fora do debate politico, o Patriarca Kirill que não tivesse feito um pacto com Putin e usado os cultos para pedir voto para ele. A partir do momento em que se envolveu, virou vidraça, não pode reclamar de ser alvo de críticas. E no mais, nunca entendi esse estranho status que a religião tem: tudo está sujeito a contestação e critica, ,mas qq coisa que se fale contra a religião, é heresia, é desrespeito ...

    No mais, DOI-CODI DE CU É ROLA. VIVA A LIBERDADE !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A unica rola que tu vai ver na vida é a do teu maridinho seu viado! Lliberdade sim, promiscuidade não!
      Ela é uma vagabundinha, precisa de macho, ai nao tem mais o que fazer e fica fazendo cagada.
      Volta CCC, eu só quero ver o que os vermelhos vao fazer quando os militares reotmarem o poder!!

      Excluir
  7. IDENTIFIQUE-SE, "Anônimo". Tá com medo de que? Ninguém vai te perseguir não, como os militares de cujo regime você sente falta fariam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os militares perseguia quem devia ser perseguido, lugar de comunista e maconheiro da turminha de rita lee é na cadeia!!
      O regime militar é odiado porque combatia o crime, destruia celulas terroristas marxistas e censurava programas de tv que mostrassem promiscuidade e falta de bons costumes. Aquela é a verdadeira liberdade, um pais crescendo a 14% ao ano, o IDH elevando e um país de dar orgulho, não essa bostha de hoje.
      Lembre-se tudo é permitido, mas voce tera que responder por seus atos!
      FORA PRAGA COMUNISTA! KARL MARX DE CU É ROLA! DITADURA DO PROLETARIADO É MEU CARALEO!

      Excluir
  8. Que gente tão "inteligente" veio parar no seu blog, Adelvan. Gente cheia de discernimento, que nem fica reproduzindo um discurso clichê. Daqui a 10 anos irão olhar cheio de orgulho para as coisas que dizem hoje e nem irão pensar o quanto imaturos e cegos eram, imagina.

    ResponderExcluir
  9. cliche?? no mainistream da rede globo não iria se dizer isso, para eles esses black blocs sao revolucionarios, os rolezinhos sao um ato social de caridade, e enquanto isso a globo e a turminha comunista de PT e PC do B fazem a festa da virada com dinheiro de Mensalao. Nossa cara é muito cliche mesmo... Quem ta no poder é os comunistas e a maioria dos doutorzinho de universidade é comunista poser, achando que bolsa familia e cotas como esmola ja basta pro povo brasileiro....World Cup 2014 tu apoia ne "revolucionario" de Stalin?

    ResponderExcluir
  10. E dá-lhe mais clichê! Moço, seu discurso é uma cópia chupada do discurso que vem sendo alimentado pela sua trupe há tempos (certamente quando você nem sonhava que ela existia). Sua capacidade de discernir o contexto sócio-político é nula. Conheço pessoas de direita que sabem organizar um pensamento sobre o mundo, não é o seu caso. Seu discurso se resume a chavões bem desgastados e simplificações grotescas da realidade. Tenho alguns grandes amigos skinheads, todos eles ririam de você. Mas você ainda vai a tempo de abrir os olhos, livrar-se desse ódio que não passa de acumulo de frustração, e evoluir enquanto ser humano. Torço por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cliche é isso que voce está falando, esse seu discurso de PSTU e Globo!
      Eu tenho meu pensamento de mundo, mas fiz resumidamente ou quer que eu escreva um manifesto integralista nesse blog?
      Se tu tiver amigos skinheads concerteza eles nao sao carecas pq a gente nunca vai ser amigo de gente como voce. Deve se runs RASH, SHARP ou anarcobostha da vida esses "skinheads" seus.
      E quem é voce pra dizer alguma capacidade minha ô Doutror Jeca Tatu!

      Excluir
  11. Acesse: carecasoise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Careca patriota? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Se não é burrice, é falta de sexo, com certeza. Já andou expondo que tem uma namorada gostosa. Hummmmm, sei não.

    ResponderExcluir