segunda-feira, 11 de junho de 2012

# 229 - 09/06/2012

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, provavelmente o disco mais influente da história do rock, foi lançado há 45 Anos, no dia primeiro de junho de 1967. Para celebrar, abri o pdrock com as duas músicas que abrem o álbum: A faixa-título e "With a little help from my friends", uma de minhas preferidas e também uma das únicas cantadas por Ringo Starr - cantada, não composta. É de Paul McCartney - com exceção apenas da frase "What do you see when you turn on the lights? I can't tell you, but I know it's mine", que foi sugerida por John Lennon. Na sequencia, mais Beatles, só que através de interpretações de grandes bandas e astros do rock: a versão de "Back in the USSR" que você ouviu faz parte do disco tributo "Butchering the Beatles" e foi gravada por Lemmy Killmister, John5 (guitarrista que já tocou com Marilyn Manson e Rob Zombie) e Eric Singer, do Kiss. "Get Back" aparece interpretada pelo Laibach, grupo esloveno que regravou todo o disco "Let it be" em 1985; "Dear Prudence" por Siouxsie and The Banshees (é um single de 1983, mas no Brasil foi incluída como bonus na versão em vinil do disco "Hyaena"), "Michelle" na versão que Iggy Pop gravou para seu último disco, "Aprés", e "in my life" na voz de Ozzy Osbourne.

"phanton Antichrist" é a faixa-título do último disco do kreator, lançado no início do mês. "Demon" é uma banda inglesa formada em 1979 no bojo da New Wave of British Heavy Metal. "One Billion lights" é o primeiro single do novo disco da Tchandala, prometido para breve. "Somewhere in time", do Iron Maiden, foi o primeiro disco de Heavy Metal que eu ouvi na vida, e "Beyond the realms of death" rendeu ao judas Priest acusações de incentivo ao suicídio.

Little Richards era preto, pobre e viado nos Estados Unidos dos anos 50. Difícil, né? Mas ele não só sobreviveu como tornou-se um grande astro e um dos fundadores do rock and roll. Ele e Chuck Berry estão vivos e ativos. Não consigo nem imaginar a comoção que será quando um deles morrer ...

Encerrando o bloco dedicado aos pioneiros do rock, uma gravação informal feita nos estúdios da Sun Records em Menphis, Tennessee, retirada de uma sessão comandada pelo próprio Sun Phillips, dono da lendária gravadora, reunindo ninguém menos que Elvis Presley (à época já uma estrela), Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Você pode baixar a sessão completa clicando aqui.


Já na reta final, psicodelia brasileira com Bonifrate, da cultuada banda carioca Supercordas; Mopho, de Alagoas (leia uma entrevista exclusiva com eles aqui), com uma faixa de seu terceiro disco, os sergipanos da Plástico Lunar e Ronnie von pilotando sua "Máquina voadora", de 1970.


No final, góticos - de Fortaleza, Ceará (Plastique Noir); Leeds, Inglaterra (The Sisters of Mercy), Estocolmo, Suécia (Tiamat); e do Brooklyn, New York (Type O Negative).

Semana que vem, se os festejos juninos não nos atrapalharem, tem mais.

 Até lá.

 A.

###########

The Beatles - Sgt. Peppers lonely Hearts Club Band
The Beatles - With a little help from my friends
Butchering The Beatles - Back in the USSR
Laibach - Get Back
Siouxsie and The Banshees - Dear prudence
Iggy Pop - Michelle
Ozzy Osbourne - In my life

Kreator - Phanton Antichrist

Demon - The Night of the Demon
Tchandala - One Billion lights
Iron Maiden - Caught somewhere in time
Judas Priest - Beyond the realms of death

Little Richards - The Girl can´t help it
Chuck Berry - Brown eyed handsome man
Elvis Presley - Hound dog
Presley/Cash/Lewis/Perkins - Don´t be cruel

Bonifrate - Antena a mirar o coração de Júpiter
Mopho - As Marias
Plástico Lunar - Cínico arrependido
Ronnie Von - Seu olhar no meu

Plastique Noir - Killdergarten
The Sisters of Mercy - Vision thing
Tiamat - Brighter than the sun
Type O Negative - Black Number one

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário