quarta-feira, 20 de junho de 2012

FREE PUSSY RIOT!

Polícia russa prende fãs do grupo punk Pussy Riot após protesto

A polícia russa prendeu 15 fãs da banda punk de mulheres Pussy Riot nesta quarta-feira (20) por protestarem contra a detenção de três das suas integrantes que invadiram uma catedral e cantaram uma canção de protesto contra o presidente Vladimir Putin.

Os 15 homens e mulheres foram presos por violação da ordem pública quando uma multidão de cerca de 300 assobiaram e gritaram "Liberdade" do lado de fora de um tribunal de Moscou antes de uma audiência em que a detenção das integrantes da banda provavelmente seria prorrogada. "Eles estão violando nossos direitos constitucionais", gritou uma mulher em seu 40 anos antes de ser arrastada para um carro da polícia.

Não houve brigas, mas a multidão segurava faixas exigindo a libertação das três mulheres por causa da performance improvisada em vestidos curtos e máscaras coloridas no altar da Catedral Cristo o Salvador, em Moscou.

A interpretação de uma oração punk chamada "Santa Mãe, jogue fora Putin!" foi um protesto contra a estreita relação entre Putin e a Igreja Ortodoxa, que o apoiou na eleição presidencial que ganhou em março.

O apoio da Igreja a Putin, cujo regime tem sido descrito pelo chefe da Igreja Ortodoxa Russa como um "milagre de Deus", provocou a ira de muitos membros do movimento de protesto anti-Putin que surgiu nos últimos sete meses.

Maria Alekhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich podem pegar até sete anos de prisão por vandalismo durante um ato que ofendeu alguns fiéis russos ortodoxos.

Os advogados de defesa das mulheres presas veem o caso como político e apresentaram um recurso contra sua detenção perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos na terça-feira.

Reuters

g1 






  








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário