
Leonardo Panço em entrevista ao Mistura Cultural
Segunda, 24 de Agosto de 2009
Texto: Michael Meneses
O músico e escritor Leonardo Panço é uma das personalidades mais bacanas da cena independente nacional e concedeu uma entrevista ao Mistura Cultural onde fala dos seus projetos e sobre a tour promocional que fará por conta do seu mais recente livro e vai percorrer o nordeste em setembro!
Já se vão quase 20 anos desde que minutos antes de um show da Dorsal Atlântica em Ipanema/RJ conheci o entrevistado abaixo. O mesmo atende por Leonardo Fernandes Cardoso, ou simplesmente Leonardo Panço. Na época Panço estava com o músico Mutley (hoje no Gangrena Gasosa) na busca por baixista e vocalista para uma então nova banda, o Soutien Xiita, que junto com uma boa safra de bandas ajudou a fortalecer o rock carioca. Nos anos 90, época em que o escritor esteve à frente de saudosos fanzines como Gnomo da Tanzânia e o Bodega, com este chegando a disputar o prêmio de melhor publicação promovido pela Revista Dynamite.
Ainda nos anos 90 Panço apresentava dois novos projetos. O primeiro foi o selo Tamborete Entertainment, que lançou várias bandas que fizeram a trilha sonora dos anos 90, como Sex Noise, Gangrena Gasosa, Cabeça, Poindexter, Zumbi do Mato, entre tantas outras. O outro projeto foi uma então nova e revolucionaria banda chamada Jason, revolucionaria por ser um dos maiores exemplos neste nosso país do estilo “Do It Your Self” rock de ser, pois num espaço relativamente curto de tempo lançou discos e várias coletâneas pelo mundo. A banda também excursionou pelo Brasil e Europa, coisa que muita banda com muito mais tempo de estrada nunca fez. Aliás, a primeira tour européia do Jason virou seu primeiro livro.
A seriedade com a qual Panço se dedica aos seus trabalhos faz dele uma das pessoas mais respeitadas na cena rock brasileira. É reconhecido por gente que um dia esteve no underground e hoje está no Mainstream, como a baiana Pitty, que teve o disco de sua ex-banda o Inkoma lançado pela Tamborete.
No momento Panço está prestes a fazer uma tour promocional do seu segundo livro ‘Caras Dessa Idade Não Já Não Lêem Manuais’ em solo nordestino, com eventos que serão uma verdadeira fusão cultural tendo música e literatura independente saindo pelo ladrão.
Por fim, a melhor definição para qualificar essa figura rara da cena alternativa me foi apresentada pelo não menos inquieto Adelvan Kenobi durante uma das minhas participações em seu programa de rádio em Aracaju/SE “Leornardo Panço é gente que faz”.
--------------

Leonardo Panço - Um resumão, né. Toco em bandas desde 1988, fiz alguns zines a partir de 91, escrevi aqui e ali, me formei como jornalista em 98, mas só vim a ter emprego fixo na profissão mesmo em 2001 e sigo até agora. Lancei uns 40 discos e dois livros pela Tamborete, fiz uns 400 shows mais ou menos durante esses 20 anos, tenho quatro discos lançados com o Jason no Brasil, três na Europa e mais um com o Soutien Xiita, aqui também. Gravei poucas participações, sendo que a que teve maior repercussão foi no primeiro DVD da Pitty. Tem tantas outras coisas, mas no geral é por aí.
‘Caras dessa idade não já não lêem manuais’ é seu segundo livro, o que lhe motivou a escrever esse livro?
Leonardo Panço - Já queria há algum tempo fazer uma reunião de textos escritos nos últimos, sei lá, 15 anos, uma espécie de caras dessa idade mesmo, mas no final das contas achava que a maior parte dos textos não tinha nível para virar um livro. Daí em 2007 pintou de ir para a Europa, em uma longa história em que ia de tour manager de duas bandas, me demiti do emprego, e as duas bandas desistiram, uma delas faltando 13 dias para a viagem, me vi com a passagem dada por uma das bandas, sem emprego e 500 euros, dinheiro que sem os amigos que tenho lá, daria para viver uma semana em albergue, mas no punk rock, fiquei três meses. Aí achei que era a hora de tentar viver e escrever coisas diferentes, já que era a primeira vez que estava indo sozinho para lá. Daí foi o que fiz, juntei com alguns textos recentes e com pouquíssimos da leva antiga e lá se foi.
Literatura sempre foi algo de envergonhar esse país, por conta do baixo numero de vendas de livros, contudo boa parte dos leitores dos seus livros são ligados em rock e cultura, alternativas até mesmo por muitos serem fãs do Jason... Você percebe alguma diferença nesse público em relação ao mercado literário?

Seu primeiro livro conta as histórias vividas por você e sua banda o Jason na Europa e nas turnês nacionais. Fale um pouco sobre esse livro e qual conselho você daria a uma banda que queria fazer uma tour seja pelo Brasil ou fora?
Leonardo Panço - Daria nenhum conselho, venderia barato. Primeira coisa que precisa acontecer é saber se os membros todos da banda estão em sintonia, já fiz várias tours em que não estavam e isso é determinante para as coisas darem certas ou erradas. Será que estão todos mesmo dispostos a ficar 80 dias dormindo no chão e tocando 62 shows como a gente fez nesse primeiro livro aí? Será que são todos os caras que querem conhecer o mundo, fazer amigos, ficar longe da namorada, comer mal, beber muito, viajar 20, 30.000 km? Não é todo mundo que tem esse espírito. Se o espírito existir, parte daí, da sintonia. O restante aparece. O livro é isso. Foi escrito e vivido em 80 dias, como eu disse. Tá tudo lá, as coisas boas, as roubadas, muito pouca coisa eu não coloquei, né. Uma briga ali, um detalhe acolá. Mas 99,9% das nossas vidas morando em uma van e em prédios invadidos estão lá.
O que o seu selo musical, o Tamborete, está preparando no momento?

Como você vê essa molecada que baixar CD seja de uma banda independente ou não ao invés de comprar o CD e ajudar a essa banda, ou que acha que clicando no Myspace de uma banda, vai estar de fato “dando uma força” a banda e a cena rock como um todo?
Leonardo Panço - Faço tudo isso aí que você disse. Então não me sinto à vontade para criticar ninguém. São os novos tempos, as bandas que dêem seu jeito de melhorar de vida.
E o Panço músico, o que está aprontando? Como anda o Jason?
Leonardo Panço - Não ando aprontando muito não, explico isso um pouco mais abaixo. O Jason segue parado há um ano já e diria que a chance de não voltar é maior a cada dia. A única coisa que me parece viável é uma tourzinha pequena de três ou quatro dias no nordeste, já que o Vital (cantor) disse que iria, o que ele não faz há 9 anos. Vamos ver. No geral, todos perderam um pouco da vontade de algumas coisas, eu enchi o saco de nunca saber quem iria cantar no próximo show e realmente não tenho vontade de voltar para viver as mesmas coisas que já vivi desde os 15 anos. É um pouco tempo demais. Tenho outras prioridades, assim como os outros também, então não sei, os humanos sempre mudam de idéia, mas a princípio é isso. Jason ist tot.
Voltando a Literatura. Quais seus próximos projetos literários? Sei que você trabalha em um livro sobre bandas cariocas dos anos 90...
Leonardo Panço - Esse foi o primeiro livro que eu escrevi, deve ter uns 10 anos já, tanto que o Flock, que está diagramando e em alguns momentos lendo, acha que eu devo dar uma bela olhada, já que não condiz com o que escrevo hoje em dia. Então creio que preciso atualizar algumas coisas, mas é meu próximo lançamento a princípio. Sairia um sobre a tour gringa dos Replicantes, mas creio que para não passar em branco, vai ser lançado apenas em pdf, também já está sendo diagramado. No mais tenho uns 7, 8 textos que podem vir a virar um livro novo um dia, mas um dia muito longe ainda. Na edição do ‘Caras’ cortei quase 50 textos, que eu não gostava mais e algumas pessoas que conheciam alguns que tinham saído em alguns zines, no Globo, sei lá mais onde, reclamaram que alguns deveriam entrar, então de repente jogo no blog, ou algo assim, mas creio que foi o certo mesmo não entrarem no livro.
Você está preste a fazer uma tour de divulgação do seu livro pelo nordeste. Como vai ser?
Leonardo Panço - Vai ser meu grande acontecimento do ano pelo livro, já que viajei o mês de novembro de 2008 inteiro por sete estados e depois fiz apenas coisas em cidades mais próximas. Já falei n vezes como gosto de ir para o nordeste, como sou bem recebido, como as pessoas gostam do Jason, as coisas mais divertidas que fizemos foi por lá, então vai ser bom demais, não tenho qualquer dúvida. E lá vou fazer algumas coisas que nunca fiz antes (uau) e espero que elas me abram algumas portas, principalmente mentalmente, de que é possível fazer isso e aquilo. Então, vou fazer três ou quatro shows com uma banda de João Pessoa chamada Elmo, tocando só Jason, creio que por volta de 20 a 25 músicas. Vou participar do show da Pastel tocando duas do Jason e duas deles e vou me apresentar sozinho pela primeira vez em toda a minha vida fazendo umas quatro ou cinco músicas, cantando e tocando guitarra como Pansonic. Se isso funcionar bem, faço em outras cidades mais tarde com um repertório maior, senão, não. E tem lançamento também mais formal, na Saraiva, tem em Maceió uma jam tocando Jason com amigos locais em um estúdio, tem o que aparece. Sempre na pista.
“Venda o seu manual...”
Leonardo Panço -Ah, se me pagarem 20 lascas, eu vendo. E ainda dou dois CDs 0800.
AGENDA:
Salvador/BA - Livraria Saraiva - 4 Set às 18h
Salvador/BA - Lançamento do livro, jam com banda Pastel de Miolos, e com os artistas do grupo Verbo 21 - 5 Set às 20h
Natal/RN - Centro Cultural Do Sol - Lançamento do livro e tocando Jason com a banda ELMO - 7 Set às 18h
Campina Grande/PB - A confirmar - Lançamento do livro - 9 Set às 20h
João Pessoa/PB - Espaço Mundo - Lançamento do livro e tocando Jason com a banda ELMO - 10 Set 20h
Recife/PE - A confirmar - Lançamento do livro - 11 Set às 20h
Maceió/AL - A confirmar - Lançamento do livro - 12 Set às 20h
Aracaju/SE - Lançamento do livro - 13 Set às 20h
CONTATOS:
MySpace: www.myspace.com/leonardopanco
Fotolog: www.fotolog.com/leonardopanco
You Tube: www.youtube.com/tamboreteent
Twitter: www.twitter.com/leonardopanco
E-mail: leonardoster@gmail.com