terça-feira, 14 de abril de 2009
Sergipe "indie"
No foto acima, snooze, os "culpados".
Cena Sergipe: será que há alguma coisa na água de Aracaju?
publicado no site ladonorte
Escrito por Alexandre Alves
O Guitar-pop não morreu na capital sergipana. Para mim, a culpa é do Snooze, banda formada na década passada, por volta de 1995, e que até agora – graças aos bons sons emanados por ela – não parou de tocar, tendo lançado já três ótimos cd´s e participado de inúmeras coletâneas Brasil afora. Após passar o milênio, os integrantes do Snooze conseguiram espalhar as sementes (germes?) de suas guitarras ensolaradas e melodias semi-perfeitas para quem gosta de guitar pop e, o melhor de tudo, ainda continuam tocando.
Já para Jesuino André, figura onipresente no cenário independente nordestino desde que ele nasceu, a culpa pode ser do Cacique Serigy, que “era o dono das terras que hoje abrangem a simpática cidade de Aracaju, e que se tornou um ícone da resistência contra os invasores europeus e demais inimigos indígenas. Reza a lenda de quando foi expulso de suas terras, o bravo tupinambá rogou uma violenta praga de que nada que fosse feito naquela terra daria bons frutos. Aos preconceituosos, o destemido chefe caiu do cavalo duas vezes: hoje é símbolo estadual de grandes feitos e a praga virou graça. Pois é, a graça de ver bons valores artísticos em destaque pela região e pelo país afora”. È, parece que o pessoal de Aracaju resolveu quebrar de uma vez por todas com a secular maldição do Cacique Serigy, pelo menos no que diz respeito à música.
Verdade seja dita: na região Nordeste deste país tão tropical, desde a saudosa cena indie guitar de Fortaleza da década de 1990 – em que reinaram nomes excelentes, e ainda obscuros até os dias de hoje, como Dead Poets, Velouria, Dago Red, Banana Scrait, Devotchkas – nunca se viu tantas bandas boas de um só estilo em um só lugar. Mas será culpa do Snooze? Ou do desejo de fazer o cacique Serigy se revirar no seu túmulo? Ou será que é alguma substância que colocaram na água de Aracaju? Ou será que os integrantes da única outra banda guitar de Aracaju que tínhamos notícia, o BAND OF A FRIEND, desfizeram o grupo e montaram vários grupos diferentes? Ou será que o Brian Wilson, o eterno Beach Boy em pessoa, andou realizando visitas secretas às terras sergipanas e entrado em contato com sua juvenília? Mais uma lenda a ser confirmada ou desconsiderada pelo tempo...
Comecemos pelos culpados, os mais do que decanos companheiros do SNOOZE, sendo os irmãos Fabinho e Rafael Jr. os remanescentes da formação original e que permanecem espalhando o seu rock ora ensolarado ora chuvoso em acordes que lembram desde bandas antigas como Big Star e R.E.M. até grupos mais recentes desconhecidos no Brasil, como Olivia Tremor Control, Buffalo Tom e The Tyde. Mas não se enganem: o Snooze possui luz própria, aliviando nossos ouvidos calorentos com pérolas do guitar pop, como “My gramophone”, “Love & Death” e “Sunshine”. Sem maiores comentários, um dos mais inteligentes e persistentes nomes do rock independente brasileiro de todos os tempos. Sobreviver mais de uma década é um ato heróico em meio à esterilidade sonora e confusa deste novo milênio. O guitar pop do Snooze é digno de respeito aqui e fora.
Continuemos com um dos novos nomes, o quinteto GLORYBOX, que lançou o disco My favorite songs em 2008 dizendo a que veio ao mundo: acordes e riffs melodiosos que chamam a atenção em faixas como “Back”, Wondermints total misturado com um Baby Lemonade, e “Glorybox twist”, que mostra guitarras inventivas e passagens quase épicas em direção ao refrão. A banda só escorrega um pouco quando tenta canções na língua pátria, como em “Espero pelo dia” ou “Por onde o caminho nos leva”, que acabam destoando visivelmente do repertório apresentado. O caminho é outro, rapaziada. Nada de xenofilia, entretanto as composições em inglês ganham em qualidade. As dez faixas contam com a ajuda das baquetas de Rafael Jr. (Snooze).
Agora falemos de outro quinteto, os DAYSLEEPERS, mais um exemplar da novíssima geração do rock sergipano, completando um ano e lançando seu primeiro EP homônimo. Liderados pelo talentoso compositor, vocalista e guitarrista Arthur Matos, assumem definitivamente a concepção musical pop sessentista de nomes como Beach Boys, Beatles e Byrds, suas principais e maiores referências expostas nas canções. Também não há como negar a influência de certa banda de um estado vizinho, o Mopho (AL). Evaporando belas melodias e ricas harmonias, a faixa de abertura, “Tempo” vem com tudo: vocais dobrados, dedilhados incisivos e aquele sabor de novidade com gosto de outrora. Uma beleza. Até nas faixas mais baladeiras, como “Na sua janela”, pode ser notado um belo trabalho nas guitarras. A climática “Cidades coloridas” dá vontade de voltar e correr pelas ruas de sua infância. Felicidade pura. Escute e comprove o que digo. As seis faixas do EP – que estão disponíveis para baixar no net label do Ladonorte – dão vontade de ir querer ver um show da banda.
Por último, mas não menos instigante, vem o quarteto NAUTILUS, que no EP Sometimes in your life, lançado recentemente de forma independente, evidencia uma sonoridade bem definida e interessante, expondo dedilhados e vozes que cruzam um Creedence Clearwater Revival com bandas inglesas da obscura Class of ’86, como Razorcuts ou Bodines. Resultado: melodias memoráveis e aquele refrão esperando para ser cantado enquanto acordes jingle-jangle passeiam pela canções. Brian Wilson ficaria orgulhoso se os escutasse. A faixa título e a seguinte, “Convincing girl”, denotam até certa aura de psicodelia – bem leve, sem exageros – enquanto o semblante baladeiro surge com a radiante “The way you’re on”, assim como em “Shining face”. O único descuido no EP foi o assobio presente em “Without the sun”, em que caberia muito bem um solo ou arranjos de guitarra ou até um órgão (!). Todavia, estão perdoados. As outras quatro faixas compensam tal deslize.
Caro leitor: corra para Aracaju. O sol lá parece que é outro. Parece que o astro rei gosta de guitar pop.
Snooze: www.snooze.com.br
The Glorybox: www.myspace.com/thegloryboxofsounds
Daysleepers: www.myspace.com/daysleepersbr
Nautilus: www.myspace.com/nautilusbrasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário