sexta-feira, 11 de abril de 2014

jesus is coming ...

O grupo escocês Jesus & Mary Chain é a grande atração da 18ª edição do Cultura Inglesa Festival, no dia 25 de maio, no Memorial da América Latina. Detalhe: é FREE! DE GRAÇA! A última vez que o Jesus & Mary Chain esteve no Brasil foi em 2008, para o Planeta Terra Festival. Volta agora na turnê que comemora seus 30 anos de carreira.

Liderado pelos irmãos Jim e William Reid, o Jesus and Mary Chain é considerado uma das bandas fundamentais do indie rock de todos os tempos, disseminadora das mais sublimes abstrações de guitarras. O grupo surgiu em Glasgow, em 1984, numa formação que tinha o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish (trocado depois por Bobby Gillespie, que sairia mais tarde para fundar o Primal Scream).

Sua influência é como um bumerangue: sempre retorna para alimentar o som de grupos como Black Rebel Motorcycle Club, The Horrors, The Foals, The Kills, Warlocks, entre inúmeros outros. O seu disco Psychocandy é referência de gerações - está sendo relançado em uma caixa com mais dois discos e lados B de suas gravações. "Ouvíamos muito Velvet Underground, Dusty Springfield e 13th Floor Elevators. Assim nasceu Psychocandy", contou Jim Reid da última vez que veio ao País.

O culto é realimentado continuamente - a história mais recente foi quando a cineasta Sofia Coppola pôs uma música deles, Just Like Honey, no encerramento do seu cult movie Encontros e Desencontros.

Em 1º de julho de 1990, eles tocaram pela primeira vez em São Paulo. O ingresso custava Cr$ 1 mil e Collor tinha acabado de confiscar a poupança da plateia, tava duro até de comprar cerveja. Os irmãos Reid tocaram de costas para a platéia, erravam barbaramente os riffs e as entradas e terminaram com uma versão de 12 minutos de Sidewalking, segundo contou um leitor de qualidade que esteve lá.

por Jotabê Medeiros

Estadão

#


Nenhum comentário:

Postar um comentário