
Mais um bom serviço prestado ao rock sergipano por
Michael Meneses
Karne Krua - O Vinho da História* dos Subversores da Ordem*
Pense numa banda com mais de 20 anos e fazendo sua história em Sergipe, o menor estado do Brasil! Pensou na Karne Krua? Acertou! Na ativa desde meados dos anos 80 e linear ao florescer do movimento punk no Brasil, a Karne “Ainda é Krua” e finaliza seu novo álbum intitulado “Inanição”, com previsão de lançamento para o fim do ano. Seu vocalista e um dos fundadores da banda, Sylvio Campos, concedeu esse entrevistão ao Portal ROCK PRESS em sua loja, a Freedom Discos na capital de Sergipe, Aracaju, outrora conhecida no meio underground por “Buracaju”, nome de um fanzine de sua autoria.

Apresentar a banda narrando os shows pelo nordeste, mudanças na formação, citações na mídia, dos K7’s, Lp, Cd, coletâneas, vídeos e Cd homenagem... Soa até natural. Porém, para a Karne Krua isso tem diferencial, afinal são mais de 20 anos de garra fazendo parte da construção da cena rock (e não apenas punk) sergipana, e não é fácil erguer-se num estado cujo rock. por mais “Ilustre” que seja, é infelizmente visto como um “Desconhecido”, ofuscado pela falta de visibilidade, levando muitos à acreditar que cultura em Sergipe limita-se aos sons e rebolados do Pré-Caju e do Calcinha Preta.
Morei em Aracaju nos anos 80, conheci a banda em 1987, quando ela já conquistava respeito na cena nacional, tinha 12 anos e queria distância da fase “Underground” da hoje rotulada Axé-Music e que saturava Sergipe. É Glorioso lembrar o dia que vi uma banda de rock pela primeira vez, ao acompanhar um amigo indo ao encontro dos músicos da Karne, que ouviam rock num toca-fitas na calçada da residência do artista plástico AC (Augusto César) e que, quinze anos depois, participou do lançamento do CD “Em Carne Viva”, pintando uma tela no palco. Imagens na minha mente, ou melhor, na mente de um fotógrafo , são sentimentos, e lembrar de punks escutando rock numa calçada do histórico bairro de Sto. Antonio em Aracaju é algo nostálgico, cultural, histórico e de grande importância na minha vida.
Ao retornar ao Rio em 1990, dias antes do Rock in Rio 2, o melhor cartão de visita para interagir com o Rock carioca foi responder varias vezes: “Sim conheço a Karne Krua, o Sylvio e sua outra banda o Logorreia...”. Eventualmente vou a Sergipe, e no final de 2008 assisti novamente um show da banda - antes havia assistido a um único show em 1990. Hoje shows de rock em Sergipe ocorrem com relativa frequencia, mas naqueles tempos tudo era difícil ou perto do impossível. E foi numa dessas idas que realizei a entrevista publicada no PORTAL ROCK PRESS - Clique AQUI para ler.
Karne Krua - O Vinho da História*, dos Subversores da Ordem* - Entrevista com Sylvio Campos
Por Michael Meneses!
Fotos – Alex Spirro e arquivo pessoal de Adelvan Kenobi e Michael Meneses!
Depoimentos colhidos por: Deise Santos e Michael Meneses!
*O título e sub-titulos desta matéria e da entrevista publicada na Rock Press foram inspirados em sons da Karne Krua.
Michael Meneses! – É fotojornalista, carioca do subúrbio, filho de paraibano com sergipana, torce pelo Campo GrandeA.C. no Rio de Janeiro, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. Graças ao bom e velho heavy metal, conheceu as variadas vertentes do eterno rock and roll, sem esquecer suas raízes com o rock pesado. michaelmeneses@portalrockpress.com.br
Valeu, orgulho da porra em escrever essa materia, afinal de contas eu me jugo um Subversor da Ordem!
ResponderExcluirAbraços
Michael Meneses! - Parayba Records!