sexta-feira, 13 de março de 2009

Donzela de Ferro e os bonecos gigantes



por João Carvalho

postado em 11.03.09 no site pe360graus

O telefone não parou de tocar. Durante duas horas de um bate-papo exclusivo, o que mais se ouvia era uma conversa sobre palco, luz, som. Eram ligações de várias partes do Brasil, principalmente São Paulo e Manaus. Essa última cidade foi a primeira a receber a comitiva inglesa, que chegou hoje (11) ao Brasil, a bordo do Eddie Force One, um boing 757 particular, que transporta a banda. No comando, o próprio vocalista, Bruce Dickinson, piloto profissional. Estamos falando sobre os bastidores de uma das mais importantes bandas do mundo. Quase inacreditável, mas vai rolar sim. O Iron Maiden vai tocar no Recife, próximo dia 31 de março. A visita mais uma vez ao país, para uma série de shows, faz parte da Somewhere Back in Time World Tour 2009.

Além de Bruce Dickinson, Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers (guitarristas), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria) estão na estrada desde agosto do ano passado e Recife só não vai ser a última cidade porque uma apresentação na Flórida, EUA, foi marcada de última hora. Com essas infos na cachola e no caderninho, partimos ao encontro do assessor da produtora. “Vamos lá. Estamos no corre-corre porque o dia está chegando”, explica.

Numa casa nos Aflitos, tradicional bairro da Zona Norte do Recife, funciona o escritório da Raio Lazer, a “bendita” produtora responsável por trazer os integrantes da “Donzela de Ferro” para terras nordestinas. Talvez o maior evento desta natureza montado no Nordeste. Fomos recebidos para um bate-papo por um dos sócios, Luiz Vieira, o Lula, antes de tudo, um apaixonado pela banda.

Para começar o papo, já vamos provocando. É realmente um dos maiores eventos do Nordeste? A resposta vem “na lata”. “Um dos maiores não. O maior show trazido para essa região, em todos os tempos, sem sombra de dúvidas”. A frase é do jovem empresário, que acredita no que está investindo. Na verdade, não somente ele. Com Flávio Perruci “Maguila”, o outro sócio da empresa e velho conhecido de produções locais e nacionais, eles foram a dupla que resolveu arriscar e trazer uma das maiores bandas de heavy metal do mundo para a capital pernambucana. Essa ousadia vai além de um simples show de rock, podendo transformar definitivamente o Recife como palco para a vinda de grandes bandas mundiais.

Os ingleses do Iron Maiden são conhecidos pela grandiosidade de suas apresentações. “Vai ser completo. Cerca de 400 toneladas de equipamentos dão suporte à banda. Entre tanta coisa, três telões, de 7 por 5 metros que vão ficar dos lados do palco e atrás da “house mix”, para que o público possa ter certeza de que não está perdendo um detalhe”, afirma Lula Vieira. “É um investimento alto, mas vamos transformar o Jockey Club numa verdadeira cidade do Iron”. Atenção, fãs.

A previsão é de que a banda chegue no Recife no domingo, dia 29 de março, por volta das 16h, a bordo do já festejado Eddie Force One. Se tudo que estiver previsto realmente acontecer, o espaço escolhido vai ficar marcado para sempre na memória dos amantes do Iron e até de gente que nunca ouviu falar na banda. Tivemos acesso à planta de como vai ficar o lugar, que já começou a passar por reformas. “No momento da banda, aquela hora dos seis pisarem no palco, vai ser o ápice de uma grande festa. Mas estamos trabalhando para o local se transformar muito mais do que isso. A nossa previsão é que os portões sejam abertos a partir das 14h. Queremos que as pessoas curtam o local, as barraquinhas que vão ser montadas, tudo. Pode ter certeza: você vai se sentir num verdadeiro Woodstock”, comenta. “Estamos montando uma estrutura para receber 50 mil pessoas”.

Mais de 12 mil ingressos já foram vendidos, para pessoas que vão testemunhar uma estrutura completamente diferente, mudando completamente o Jockey para receber o público. Outra parte se transformará num estacionamento para 2 mil carros. Para completar a farra, já na hora de irmos embora, Lula confessa o “toque pernambucano”que resolveu dar ao evento. “Entramos em contato com Sílvio Botelho e mandamos fazer dois bonecos gigantes com a cara do Eddie”, confessou. Carna-rock? Não sabemos. Então, leitor amigo, é se preparar porque o dia está chegando.

Separe aquela camisa preta, respire fundo porque você vai ter a chance de ser cúmplice de um dos maiores acontecimentos na música, para o Nordeste. Daquelas coisas para contar até a quarta geração de sua família. Ficar guardado na mente para sempre. E como dizem os ironmaníacos, “up the Iron!”.

Bons sons !

Últimas do backstage...

- A partir da próxima sexta-feira (13), a divulgação vai ser em massa no Recife e em outras quatro capitais do Nordeste. Bisbilhotando pela internet, alguns blogs especializados no Iron e várias comunidades no Orkut trazem mais detalhes e curiosidades sobre o show no Recife. “Estamos distribuindo outdoors. São 50 no Recife e outros em Natal, Fortaleza, Maceió e Natal. As chamadas estão em todas as rádios daqui”, explica Lula.

- A Rede Globo Nordeste é uma das parceiras e já está com chamadas durante a programação. “Também estaremos distribuindo adesivos. Quem já comprou ou vai comprar ingresso para pista vip premium (uma área mais privilegiada) vai ganhar um adesivo. Além disso já escolhemos a camisa oficial da evento no Recife” (que está na galeria de fotos acima).

- Estão sendo investidos cerca de 3 milhões de reais no evento.

- Informações detalhadas, inclusive um vídeo com o vocalista Bruce Dickinson convidando para o show no Recife, você pode obter no www.ironmaidenrecife.com.br

Abaixo, Iron Maiden ao vivo em Manaus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário