sábado, 15 de maio de 2010
"Virote", HOJE, no Espaço Cultiva
Decididamente, a cena musical sergipana está dando uma guinada. De uns cinco anos para cá, bandas interessantes surgiram, alguns novos espaços abriram suas portas para deixar o rock entrar de vez, eventos ligados ao universo musical (cover ou não) se estabeleceram no calendário e um grupo de artistas, técnicos e interessados no processo do fazer musical local uniram-se para formar o Fórum Música Sergipe, que ontem, pela manhã, lançou a Campanha "Pra Tocar", em prol da música sergipana.
O caldeirão das ideias culturais está fervendo e o próximo "caldo" a ser servido para a comunidade poderá ser provado hoje, às 22h, no Cultiva (antiga Casa do Rock). Lá, será lançado o Virote Coletivo, um grupo que surgiu da vontade de pessoas (músicos e produtores) em movimentar por conta própria a cena musical da qual fazem parte e criar ações planejadas para fomentar um mercado autoral, independente e auto-sustentável.
Mas o Virote Coletivo não é um ‘exército de um homem só’. Ele é um só em Sergipe, mas no Brasil (e até na America Latina) eles fazem parte de um grupo de mais de 50 coletivos espalhados por todos os países e organizados e conectados de forma que todos se auto-ajudem na cadeia produtiva.
Divulgação, circulação, comunicação e distribuição formam a base para este trabalho que é o mais novo formato de desenvolvimento produtivo da música independente do país. Com o lema “artista igual a pedreiro”, a rede Fora do Eixo já é uma cadeia solidificada e eficaz quando o assunto é produção cultural.
Inclusive, o Virote Coletivo faz parte do Circuito Fora do Eixo. Existente desde dezembro do ano passado, com o nome de Rede Música Sergipe, o coletivo deu uma pausa e retoma agora suas atividades como força total e de nome novo.
O lançamento oficial acontece logo mais, na Cultiva (Rodovia José Sarney, em frente ao Oca Bar), com a apresentação das bandas Plástico Lunar, Mamutes, Anéis de Vento, The Baggios e a Nautilus. Ingressos ao preço de R$ 10.
Texto: Suyene Correia*
Legenda da Foto: Banda Nautilus que será uma das atrações do lançamento do Virote Coletivo
Foto: divulgação
* Médica e jornalista graduada pela Universidade Federal de Sergipe, é pós-graduada em Jornalismo Cultural na UNIT. Atualmente, é pós-graduanda em Artes Visuais: Cultura e Criação (Especialização à Distância pela Rede SENAC). Cinéfila e pesquisadora na área de cinema, já foi por três vezes (2003,2004 e 2009), assessora de comunicação do Festival Iberoamericano de Cinema Sergipe (Curta-SE). Cobriu festivais de cinema pelo país, como o Festival do Rio, o I e II Festival Paulínia de Cinema, a 32a e 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Há sete anos, é responsável pelo Caderno de Variedades do Jornal da Cidade. Colabora para a Revista ÍCONE e, atualmente, tem contribuído com o portal da infonet na seção DVD (dicas). E-mail de contato: bangalocult@gmail.com
Fonte: Bangalô Cult
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário