Andye & The Renegades of punk |
Depois de juntar moedas durante dois anos, período no qual o projeto do documentário ‘Porreta!!!’ foi maturado, Andye largou o emprego e quebrou o porquinho de porcelana para percorrer o nordeste registrando as bandas mais relevantes encontradas no caminho. Na cabeça, uma ideia fixa: O rock prescinde dos batuques frequentemente associados ao nosso quintal.
“A ideia do vídeo é mostrar bandas bacanas que não são tão conhecidas no Sul e Sudeste. O foco é rock´n´roll, sem essa bobagem de misturar rock com ritmos regionais. Quero mostrar que aqui há bandas tão bacanas quanto as do Sul e Sudeste, que as dificuldades são as mesmas, que há pessoas responsáveis por iniciativas que merecem ser levadas pra mais gente”.
O coroa sabe das coisas. De passagem por Aracaju, abrigado por Fabio “Snoozer” Oliveira, ele me explicou que seu envolvimento com o segmento é muito antigo, remonta aos anos 80, quando a cultura dos fanzines criou uma rede de informação que desafiava a miopia midiática. Desse período, restaram bandas e amigos que ele carrega até hoje, sem os quais o projeto dificilmente teria vingado.
Olhar estrangeiro – Aqui, Andye encontrou um cenário inesperado. Segundo ele, o capital humano da cena sergipana não fica devendo nada ao de nenhuma região do Brasil. Muito ao contrário. Como o material recolhido deixa claro (o documentarista conversou com The Baggios, Snooze, Renegades of Punk, Karne Krua e Tody’s Trouble Band), músico talentoso, a gente tem de sobra. Falta o pulo do gato. Fazer a coisa acontecer.
“A Karne Krua é uma verdadeira lenda do cenário independente brasileiro. Antes mesmo de vir a Aracaju, participei do Programa de Rock. A cena tem tudo o que precisa para crescer em Aracaju, basta que os músicos daqui se ajudem e aprendam a caminhar com as próprias pernas”.
Tá dado o recado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário