segunda-feira, 9 de abril de 2012

# 221 - 07/04/2012

40 anos separam "convinced of the Hex", faixa que abre o último disco de inéditas do Flaming Lips, "Embryonic", de "Willie the pimp", o espetacular "happening" conduzido pelos vocais de Captain Beefheart e pela guitarra de Frank Zappa que vem logo depois de "peaches in regalia", aquela que todos tocam quando querem tocar Frank Zappa no rádio. Ela está no disco "Hot Rats", de 1969. Este "pequeno" salto temporal representa bem uma das filosofias do programa de rock: não ter fronteiras dentro do que se propõe, que na verdade é muito simples: colocar o rock no ar, nas ondas do rádio, aqui em nosso cantinho do mundo tão carente de opções alternativas de cultura e diversão.

No mais, tivemos uma versão à cappela de "Mr. Crowley", de Ozzy Osbourne, "cometida" pelos Cardigans; outra acústica e desleixada de "the boy with the thorn in his side" dos smiths conduzida por J. Mascis (um dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone), retirada de seu disco solo "Martin + me", de 1996; "Dirty Deeds", do AC/DC fase Bon Scott, por Joan Jett and the Blackhearts (ela estava tocando pela primeira vez no Brasil naquele exato momento, no Festival Lollapaloosa, em São Paulo); "Jailhouse rock" tocada por Jeff Beck e cantada por Rod Stewart no disco "Beck-Ola", também de 1969, e Mick Jagger tendo a honra de dividir os vocais com Jerry Lee Lewis em uma música dos Rolling Stones, "dead flowers", faixa extraída do último disco lançado pela lenda viva do rock, "Mean old man", de 2010.

Tivemos ainda uma entrevista ao vivo com a banda sergipana One Last Sunset, seguida por uma gravação inédita deles, "I try", parte do bloco do ouvinte enviado pelo camarada Luiz Humberto, de Poço Redondo, sertão sergipano - bloco que contou ainda com uma faixa do Resistant Culture, "combo" grindcore de Los Angeles que forneceu a guitarrista que substituiu Jesse Pintado no Terrorizer, Katine "Culture", e Menace, mais uma das bandas pioneiras que ficaram esquecidas nos primórdios do punk rock - foi formada em Londres em 1976.

Na segunda parte do programa, um bloco com músicas de um simpático pacote a nós enviado pela gravadora Monstro Discos, de Goiás, um bloco feito na hora, chafurdando no pântano dos arquivos do programa e, encerrando tudo, duas novidades: um cover dos Mutantes que constará do novo disco da banda paulistana Garotas Suecas, "La onda vampi", e "Esmeralda", faixa que encerra o novo disco dos cearenses do Fóssil, que você pode baixar gratuitamente aqui.

Tudo isto com a inestimável participação ao vivo, via MSN, de meu ouvinte mais fiel atualmente, o amigo de fé, irmão e camarada de longa data Marlio Oliveira. Por sugestão dele, o programa foi dedicado à memória de Jim Marshall, o "pai do esporro", fundador dos amplificadores Marshall, que faleceu aos 88 anos em Londres semana passada.

Nascido na mesma Londres em 1923, Marshall começou como baterista antes de entrar no ramo dos negócios e criar a Marshall Amplification em 1962. Por volta de 1960, o jovem Pete Townshend, que mais tarde foi o guitarrista do The Who, havia sugerido que ele expandisse sua loja de música para vender também guitarras e amplificadores, além de baterias.

De acordo com uma entrevista que ele deu há vários anos, a loja de Londres rapidamente se transformou em uma "troca de trabalho de rock 'n' roll", e Marshall contratou um engenheiro de uma gravadora para ajudá-lo a construir protótipos de amplificadores. Depois de rejeitar as cinco primeiras tentativas, ficou satisfeito com o som da sexta – e recebeu 23 encomendas para o novo equipamento apenas no primeiro dia.

Músicos lendários, incluindo Jimi Hendrix e Eric Clapton, estavam entre os primeiros usuários dos amplificadores Marshall. Quando Hendrix entrou na loja, ele lembra de ter pensado: "Que inferno, aqui está outro guitarrista americano querendo algo por nada." Mas o guitarrista pagou o preço total por tudo que ele comprou sem atraso.

Marshall é reverenciado como um dos quatro antecessores dos equipamentos de rock, juntamente com Leo Fender, Les Paul e Seth Lover. Dentre outras homenagens, recebeu uma honra da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à indústria da música e à caridade, por ter doado milhões de libras para "causas nobres", de acordo com seu website - dentre elas estão o Royal National Orthopaedic Hospital, em Stanmore, onde ele teria sido tratado de tuberculose quando era criança.

That´s all folkls! Até próximo sábado, às 19:00H.

#################

Motorhead - Buried alive

The Cardigans - Mr. Crowley
J. Mascis - The Boy with the thorn in jis side
Joan Jett and the Blackhearts - Dirty Deeds
Jeff Beck - Jailhouse rock
Jerry Lee Lewis with Mick Jagger - Dead Flowers

The Flaming Lips - Convinced of the Hex
Frank Zappa - Willie the pimp

One Last Sunset - I try
SenandiomA - The perfect plan
Resistant Culture - All one struggle
Ultima Vítima - sinn razon
Menace - I don´t care
>>> por Luiz Humberto

Claustrofobia - Peste

Violins - rumo de tudo
Cassim & Barbária - The Orchard I
FireFriend - Blackbird

No Sense - obey
Black Sabbath - Sweet leaf
The Smashing Pumpkins - Bullet with butterfly wings

Garotas suecas - Bat Macumba
Fóssil - Esmeralda

Nenhum comentário:

Postar um comentário