Existem perguntas que sempre nos fazemos, do tipo: Quando vou ganhar na megasena? Quando vou parar de fumar? Quando vamos nos casar? Quando veremos um Beatle? Paul McCartney respondeu esta última para muitos dos seus fãs com menos 21 anos do Rio de Janeiro e que ainda não tinham visto um Beatle ao vivo.
Texto e fotos (exceto a primeira) por Michael Meneses – paraybarecords@hotmail.com
Paul McCartney não fazia apresentações no Rio deste os históricos shows no Maracanã em 1990 que o colocaram no Guinness Book pelas 184 mil pessoas. Tal recorde hoje é impossível de ser batido já que a capacidade do Maracanã diminuiu com o passar dos anos, assim como uma série de mudanças em termos de segurança e conforto em eventos foram criadas no Brasil. Uma delas foram as Áreas Vip ou Pista Premium, uma forma de cobrar mais caro por um ingresso de pista. Um ultraje das pistas vip’s é que ela reduz parte da pista tradicional, com isso menos pessoas podem ir ao show. Prejuízo para a organização? Não, os ingressos vão ter o mesmo valor, tenha ou não mais pagantes.
O evento teve abertura do DJ holandês Afrojack que discotecou versões dos Beatles em variados ritmos, abrindo o set com uma versão da Rita Lee, inclusive. Depois disso teve versões dos Beatles de tudo quanto é estilo, mas faltou rolar um Beatallica. Às 21hs os telões começam a exibir fotos, vídeos, ingressos, cartazes, capas de discos, publicações, cartões postais... Tudo embalado por sons dos Beatles. Foram exatos 30 minutos de pura história do rock e da cultura pop em imagens que mostravam todas as fases do Paul e ainda outros ícones como Rolling Stones, Jim Morrison, Simon & Garfunkel, entre outros. Se apenas esse vídeo saísse em DVD, mesmo sem o show, valeria a compra na versão luxo dessa viagem histórica-psicodélica-cultural-rock-and-roll!
Dessa vez o show não teve seus 13 minutos de atraso, como na performance de domingo. Tudo começou na hora exata e com isso às 21:30 surgia no palco Paul McCartney e banda, e com eles a primeira supressa da noite com a mudança do set list. Todos acreditavam que o set seria o mesmo da noite anterior, a exemplo do que vinha acontecendo recentemente. O fato é que se a primeira apresentação já havia sido mágica, a noite já começava com diferencial ao incluir “Magical Mystery Tour” no lugar de “Hello, Goodbye” que foi a abertura do domingo. “Jet” é a segunda do set e em seguida, antes de All My Loving, Paul conversa com a plateia e avisa, “Esta noite falarei um pouco em português” e na medida do possível Paul foi papeando, brincando e distribuindo simpatia, bom humor e diversão aos 45 mil agraciados de mais uma noite de ingressos esgotados.
O show não pode parar e mais uma mudança no set: sai, “Letting Go” e entra “Coming Up”, que dá uma boa animada no publico. Particularmente não tenho como comparar qual o melhor show entre o de domingo e o de segunda, já que não fui ao show de domingo. Só assisti pela internet e a transmissão no meu PC era tão tosca que tinha horas que parecia um arquivo de Power Point com música. Porém, quem teve o privilegio de ver os dois escolheu a segunda apresentação, talvez pelo fato do Paul McCartney parecer mais a vontade no palco. Ele repetia toda hora: “Tudo bem, Todo Ótimo, tudo Demais. Valeu, Galera...” tudo com sotaque e até bateu no peito pra se assumir carioca.
Os músicos que acompanham Paul McCartney na “Up and Coming Tour” agradaram a todos. A banda é muito mais que meros acompanhantes de palco, cada um tem a sua importancia como mutli-instrumentistas e mandava ver. O batera Abe Laboriel, em especial, não deixou duvidas de que é um desses bons músicos que parece estar sempre tocando por prazer e nunca pela profissão apenas.
Macca anuncia “Here Today”, canção de sua autoria em homenagem ao amigo John Lennon. A música fez com que o estádio ouvisse mais que cantasse, talvez em respeito ao Lennon, fazendo deste o momento o mais silencioso por parte da plateia. Não que o estádio tenha se transformado em um velório, mas foi o momento mas reflexivo da noite. Porem...
Eu participava daquela “oração” pelo Lennon sentado, assim como várias outras pessoas a minha volta, quando de repente surge não se sabe de onde a voz de um vendedor: “Olha a cerveja gelada...” Com todo respeito, sei que o cara estava na batalha, mas anunciar cerveja em uma música em homenagem ao Lennon em meu ponto de vista é uma ABERRAÇÃO! Ao perder a atenção do show com a voz do vendedor, gritei: “PORRA DE CERVEJA!” Meu tom de desabafo, somado ao meu sotaque sergipano que voltou mais forte após a última passagem pelas terras de Sergipe Del Rey, fizeram salvar a música para os que estavam naquele pedaço de arquibancada do Setor Inferior Oeste. Todos riram alto e o clima foi recuperado!
No decorrer do espetáculo já tinha percebido que em alguns momentos um fato histórico na beatlemania, e apresentado como motivo pelo qual os Beatles pararam com os shows. Aos que não sabem os Beatles pararam com os shows, pois o público fazia tanto barulho que a banda não se ouvia. Cheguei a ter essa sensação em: “I´M Looking Through You”, “Black Bird”, e ”Eleanor Rigby”, mas foi em “Something”, que o Paul anunciou como um tributo ao George Harrison, que vivenciei melhor essa sensação de ouvir todo o estádio cantando mais alto que o Paul e banda. Isso foi fascinante, para mim o melhor momento da noite e posso dizer que essa sensação não se tem sempre!
Como “Something”, foi algo de outro mundo, coube a “Band On The Run” nós colocar de volta ao Engenhão Em seguida outra sequencia de Beatles com a animada, “Obla Di Obla Da”. Outros momentos mágicos foram “Paperback Writer” e “A Day In The Life” em seguida Paul volta ao piano para “Let It Be”.
Assistindo a transmissão do show de domingo brinquei no Twitter e Facebook que na hora de Live And Let Die muitos fãs do Guns ‘n’ Roses estavam descobrindo que aquela música não era do Guns! (@paraybarecords : São 23:38 e muitos fãs do #Guns and Roses tomaram conhecimento que Live and Let Die não é 1 música deles e sim do #Paul McCartney #PaulinRio). Mas depois de ter visto o Axl e CIA tocarem aquela música em três shows eu também descobri que aquela música não era do Guns, pois sob a batuta do seu criador Live And Let Die tem muito mais energia, peso e pirotecnia do que a versão do Guns, que também é legal, mas sem a mesma magia, então se “Something”, foi Alguma Coisa do outro mundo, “Live And Let Die” foi o momento mais energético.
“Hey Jude” fecha o set, e como na noite anterior centenas de fãs na pista vip exibiram cartazes escrito "Na Na Na Na's", atitude que emocionou o próprio Paul McCartney, que escreveu uma nota e distribuída à impressa:
“Estar no Rio foi fantástico desde o minuto em que aterrissamos. A multidão diante do hotel esta ensandecida! Eles estavam muito ansiosos e o clima foi crescendo até a hora do os shows. Eu amo o Brasil. Eu amo o fato deles amarem música, é uma nação muito musical. E se eu amo música e eles amam música, então é uma conexão natural. Fãs de todas as idades estavam nos shows. Tinha um enorme grupo de fãs jovens, o que eu adoro, e também seus pais e até avós. O entusiasmo pela minha música foi algo sensacional. Todos nós da banda curtimos esse momento maravilhoso e nós agradecemos aos fãs por tornarem tudo tão empolgante.
Quando tocamos "Hey Jude" e pedi a plateia para cantar "na na na na's", de repente todos mostraram cartazes. Foi muito emocionante porque os fãs tiveram todo este trabalho. Eles poderiam ter apenas vindo ao show e assistido, mas eles se falaram antes para criar este momento tão especial. Ele se conectaram uns com os outros, depois conectaram-se conosco e com a equipe inteira. Todos se sentiram unidos. Foi muito incrível e emocionante ver que as pessoas se importam tanto.”
Depois de uma rápida pausa, “Day Tripper” da início ao primeiro bis, e seguido por “Lady Madonna”. Antes de dar continuidade com “I Saw Her Standing There”, porém, quatro fãs subiram ao palco e receberam autógrafos e abraços do Paul McCartney.
O segundo bis abriu com Paul tocando “Yesterday”, e fechou com chave de ouro com o Heavy-Metal-beatle “Helter Skelter”, e por fim “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “The End”. Em seguida uma chuva de papéis verde e amarelo picados foi jogada no povo e a brisa local se encarregou de levar esses papeis para fora do estádio (catei uns pra mim na porta do Engenhão ao lado da estatua do Garrincha).
Já com a banda nos camarins, Macca ainda andava pelo palco se despedindo de uma plateia extasiada. Mas pior do que o “tudo o que é bom dura pouco”, e o “tudo o que é ótimo dura menos ainda”: os 30 minutos do vídeo inicial somados as 2h35 minutos de shows “acabaram”. Acabaram “entre aspas”, pois duvido que os momentos vividos no Engenhão nos dias 22 e 23 de Maio de 2011 não ficaram perpetuados na memoria das 90 mil pessoas que estiveram naqueles shows, a exemplo daqueles que estiveram no Maracanã em 1990 ou em algum momento da Beatlemania, afinal essas ocasiões rendem histórias para a vida toda!
Michael Meneses: É a soma de um pai paraibano de João Pessoa com uma mãe sergipana de Itabaiana. Ele é o cara do Selo Parayba Records! Torcedor do Campo Grande A.C no RJ, Itabaiana/SE no Brasil e Flamengo no Universo. É fotografo e jornalista, tem fotos e textos publicados em varias revistas, sites e jornais, além de ter um orgulho da PORRA em colaborar sempre que pode com o PROGRAMA DE ROCK da Rádio Aperipê FM!
SET LIST PAUL MCCARTNEY - Rio de Janeiro - 23 de maio 2011
Magical Mystery Tour
Jet
All My Loving
Coming Up
Got To Get You Into My Life
Sing The Changes
Let Me Roll It/Foxy Lady
Long And Winding Road
1985
Let Em In
I´M Looking Through You
And I Love Her
Black Bird
Here Today
Dance Tonight
Mrs Vandebilt
Eleanor Rigby
Something
Band On The Run
Obla Di Obla Da
Back In The Ussr
I Gotta Feeling
Paperback Writer
A Day In The Life
Let It Be
Live And Let Die
Hey Jude
Primeiro Bis:
Day Tripper
Lady Madonna
I Saw Her Standing There:
Segundo Bis:
Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band/The End
SET LIST PAUL MCCARTNEY - Rio de Janeiro 22 de maio 2011
Hello, Goodbye
Jet
All My Loving
Letting Go
Drive My Car
Sing the Changes
Let Me Roll It/Foxy Lady
The Long and Winding Road
1985
Let ‘Em In
I’ve Just Seen a Face
And I Love Her
Blackbird
Here Today
Dance Tonight
Mrs Vandebilt
Eleanor Rigby
Something
Band on the Run
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Back in the U.S.S.R.
I’ve Got a Feeling
Paperback Writer
A Day In The Life/Give Peace A Chance
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
Primeiro Bis:
Day Tripper
Lady Madonna
Get Back
Segundo Bis:
Yesterday
Helter Skelter
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band/The End
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