Tour Nordeste Fora do Eixo aponta em Aracaju próximo dia 14
Fonte: Divulgação
Um tour musical pela região nordestina. Será a próxima atração do dia 14 na Rua da Cultura a partir das 19 horas. O Tour Nordeste Fora do Eixo é produzido em Aracaju pela Rede Música Sergipe que traz pela primeira vez à Aracaju as bandas de rock instrumental Macaco Bong e Burro Morto e as bandas que misturam o estilo dos anos 60 e 70, Porcas Borboletas e Plástico Lunar.
A turnê é uma realização da Tour Nordeste Fora do Eixo e dos coletivos Mundo, Popfuzz, Rede Música Sergipe, Natora, Quina Cultural, Lumo, Rede Ceará de Música e Noize.
Iniciando dia 08 de dezembro em Fortaleza, a tour passará ainda por Natal(RN), Recife(PE), João Pessoa(PB), Campina Grande(PB), Maceió(AL), Aracaju(SE) e finalizando dia 15 em Salvador(BA). Além do Burro Morto, integram a tour as bandas Macaco Bong (MT) e Porcas Borboletas (MG).
Esta é uma importante ação político-cultural do Fora do Eixo, que abre esta rota de shows e mostra um caminho livre para que outras bandas possam fazer o circuito Nordeste. O evento marca também a primeira atividade da Rede Música Sergipe.
A Rede Musica Sergipe
A Rede Música Sergipe é uma reunião sergipana de músicos e coletivos e faz parte do Circuito Fora do Eixo - rede de trabalhos concebidos por produtores culturais de todas as regiões brasileiras que se unem a fim de estimular a circulação de bandas e o intercâmbio de tecnologia de produção. Em Aracaju, a Rede Música Sergipe visa mobilizar o cenário de música independente promovendo para a capital sergipana bandas que fazem parte desse circuito.
Macaco Bong
Macaco Bong é um power trio de Cuiabá (MT), nascido em 2004. A banda é um dos programas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e baseia-se na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil e lançado na Argentina pelo selo Scatter Records.
Em 2009, a primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira selecionou o disco da banda como o melhor álbum do ano, à frente de artistas conhecidos como Ney Matogrosso, Lenine, Marcelo D2, Marcelo Camelo, entre outros. A música Amendoim também foi escolhida como a quinta melhor música do ano na mesma revista.
www.myspace.com.br/macacobong
Porcas Borboletas:
O Porcas Borboletas é uma banda com um estilo marcado pela presença de palco performática e irreverente e pelas letras poéticas e bem-humoradas, a banda criou uma sonoridade com assinatura própria. Rock’n’roll sem rótulos, mas com logotipo. Porrada com ternura. Um carinho com os dentes.
O CD Um Carinho com os Dentes é o primeiro lançado pelo Porcas Borboletas, trazendo composições que vêm sendo apresentadas em seus shows ao longo de seus mais de cinco anos de história. Além do marcante traço autoral, o grupo traz uma parceria com o músico e poeta Arnaldo Antunes, uma de suas principais referências. Gravado em São Paulo-SP em 2004, o disco conta com a produção de Alfredo Bello e com participações especiais de Simone Soul, Mauro Motoki (Ludov), Luiz Gayotto, Rubi, Carlos Zhimber e Projeto EmCantar. A gravação do CD foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia.
www.myspace.com/porcasborboletas
Burro Morto:
O Burro Morto surgiu mutilado, teve seus retalhos re-costurados e agora percorre os caminhos sonoros atento às cores e nuances. Respira groove, enche os pulmões de psicodelia, entorta os compassos e regurgita melodias inusitadas.
A Burro Morto é formada por: Haley (microkorg, escaleta, orgão), Daniel Ennes Jesi (contrabaixo), Ruy José (bateria) e Léo Marinho (guitarra). Recentemente, o Burro Morto teve o projeto de produção do seu primeiro álbum aprovado pelo Pixinguinha, programa cultural da Funarte e Ministério da Cultura, que será executado em 2009.
www.myspace.com/burromorto
Plástico Lunar:
Plástico Lunar? É, isso mesmo. Banda de rock que impressiona por fabricar uma música rica, que já beijou o blues e abraçou o progressivo, oscila entre a psicodelia e a Black music e vem se destacando em Aracaju por produzir um som sem afetação dos ritmos regionalistas, mas sim, antes de qualquer rótulo, é autenticamente uma banda de Rock’n Roll. A Plástico Lunar é formada por Daniel Torres (Vocais e Guitarra), Plástico Jr. (vocais e baixo), Leo Airplane (teclados e voz), Júlio Dodges (Guitarras e voz) e Marcos Odara (bateria e voz). A banda tem 2 Eps, “Plastic Rock Explosion” (2003), “Próxima Parada” (2005) e lançou em 2009 “Coleção de Viagens Espaciais”, seu álbum oficial pela Baratos Afins, selo consagrado por imortalizar pérolas da psicodelia brasileira.
www.myspace.com/plasticolunar
--
Elma Santos
Produtora Cultural
Coletivo Ouça!
msn: elmas_santos@hotmail.com
Tel: 79 9994-0519
Nenhum comentário:
Postar um comentário