Reza a lenda que todos os poucos sortudos que compraram um disco do Velvet Underground na época de seu lançamento montaram uma banda. E a lenda se mantém com os Pixies. É enorme a lista de fãs do grupo, começando por Kurt Cobain, que disse certa vez que sonhava em escrever canções no "estilo Pixies". Coisa que jamais conseguiu, diga-se de passagem.
"Surfer Rosa", o primeiro álbum da banda, serviu para selar o "estilo Pixies", com seus vocais urrados, sussurados e cantados, suas letras em inglês e espanhol e o casamento de violões acústicos com guitarras ácidas e os vocais doce da baixista Kim Deal.
Entusiasmada com a banda, a gravadora 4AD pediu que Steve Albini os produzisse. Albini era uma espécie de guru do underground norte-americano e havia sido contratado por Ivo Watts-Russell, dono do selo, por intermédio de um amigo. Ele levou o grupo ao Q Division, em Boston, em dezembro de 1987. O estúdio havia sido recomendado por Paul Kolderie, assistente de Gary Smith quando esse produziu o EP "Come on Pilgrim". O orçamento era apenas de US$10 mil e Steve ganharia US$ 1.500 pela empreitada. Ele se recusou a receber royalties, pois considerava isso um "insulto ao grupo".
Os Pixies mantinham os mesmos temas do primeiro trabalho anterior: mutilações, voyeurismo, tudo com uma produção bem lo-fi, bem discreta, mas dando muita ênfase à bateria. Albini deixou os músicos desconcertados com suas idéias: para gravar os vocais de Kim em "Where Is My Mind?" e "Gigantic", levou todo o equipamento para o banheiro com a intenção de conseguir um som mais cru, real. Em "Something Against You", filtrou a voz de Francis por um amplificador de guitarra.
O disco foi gravado rapidamente e quando lançado causou comoção entre os críticos, especialmente os ingleses da New Musical Express e da Record Mirror, que o consideraram o disco do ano.
Surfer Rosa foi lançado há 25 anos, no dia 21 de março de 1988 , primeiro na Inglaterra, e apenas em agosto na América, quando começou a ser distribuído pela Rough Trade, antigo selo dos Smiths. Apesar de tanta badalação, o disco escorregou nas paradas e um único compacto foi extraído, "Gigantic", parceria de Francis com Kim Deal (no disco ela se auto-intitulou Mrs. John Murphy). Apesar disso, Watts-Russell afirma que vendeu cinco vezes mais que "Come on Pilgrim".
O álbum trazia faixa desconcertantes, casos de "Oh My Golly!", "berrada em espanhol, e "Tony's Theme", sobre um suposto super-herói. Em "Cactus", um prisioneiro pede que sua namorada manche um vestido dela com sangue e que o envie a ele na cadeia.
O álbum é também lembrado pelas lindas fotografias da capa e da contra-capa, que mostravam uma prostituta italiana nua, posando como dançarina flamenca e mostrando belos seios. Ao fundo, um crucifixo e um braço de guitarra saindo da parede. As duas imagens foram feitas pelo inglês Simon Larbalestier, que já havia trabalhado na capa de Come on Piligrim. A nudez foi sugestão do Francis, embora não fosse a idéia original para a embalagem, e o nome do disco veio da letra de "Oh My Golly", "Besando chichando con surfer rosa".
Os Pixies deixaram uma multidão de fãs, entre eles David Bowie, que gravou "Cactus" em Heathen, de 2002. Além disso, convidou Frank Black para tocar com ele em sua festa de 50 anos, em 1997, no Madison Square Garden.
Fonte: Mofo
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Pixies - Break my body
The Beatles - I saw her standing there
Mudhoney - slipping away
The Strokes - Slow Animals
Jimi Hendrix - somewhere
The Doors - The end
Pink Floyd - Time
Emily Browning - Sweet Dreams (are made of this)
Marilyn Manson - I put a spell on you
Manic Street preachers - Been a son
Colin Meloy - Pregnant for the last time
Iggy Pop - Everybody´s talkin´
The Cure - Pictures of you
Karne Krua - Mensões do futuro (Ao Vivo no pdrock)
Rephugos - Brasil (Desordem e regresso)
Ratos de Porão - Agressão/repressão
Lixomania - O punk rock não morreu
Fogo Cruzado - Desemprego
Restos de Nada - Restos de nada
Condutores de Cadáver - Bem vindos ao novo mundo
AI-5 - John Travolta
Hino Mortal - Câncer
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