sexta-feira, 31 de julho de 2015

Alunte.

Quando vcs decidiram formar a banda?

A banda foi apenas uma idéia de Fábio (guitarra e vocais) durante um tempão, depois ele se juntou com Sean (nosso primeiro baterista) e por um tempo ficaram tentando recrutar um baixista, e aí cheguei eu (João), a terceira tentativa de baixista da banda e foi a formação que se encaixou durante um tempo.

Qual o significado do nome?

A gente roubou de uma música dos Novos Baianos chamada "Linguagem do Alunte", nesse som a Baby fala de uma "palavra nova que não tem explicação" e a gente acabou pirando nisso não só por gostar da idéia do nome, mas também com a potência desse som, a coisa acabou vindo como uma bomba: o nome tem que ser esse! E, velho, foi um alívio quando a gente finalmente escolheu, demoramos um tempão tentando achar um nome pra gente.

A sonoridade da banda nasceu de influências anteriores que vcs possuíam ou optaram por seguir um novo rumo?

Acho que é natural pra uma banda querer fazer algo novo, mas a gente nunca escapa do fantasma das coisas que a gente ama, acho que as primeiras canções são mais fiéis esteticamente ao punk e suas vertentes mais recentes (ou diria, um pouco menos antigas) dos 90s. Depois a gente foi querendo fazer músicas mais soltas, com mais efeitos e climas e isso também se relaciona muito com o que a gente vinha consumindo recentemente - acho que Pink Floyd é a referência mais evidente desse segundo momento. Eu sinto que a gente vai fazendo basicamente o que acha massa e essa coisa das influências vai se encaixando bem naturalmente.

Como surgiu o ep "Muro da moral"?

O "Muro da Moral" surgiu quando Sean,um dia decidiu gravar as baterias num estúdio sozinho, sem a intenção mesmo naquele momento de fazer um disco, mas a gente acabou gostando e resolveu aproveitar o que tinha sido feito, então chamamos Gabriel, o Mago, que na época tinha um pequeno estúdio, chamado Yellow, numa galeria e que se juntou com a gente pra gravar o resto das coisas. Esse primeiro ep tem algumas músicas bem antigas (que Fábio anotava em cadernos durantes as aulas há não sei quantos anos atrás);até algumas que foram compostas já comigo na banda, como "Muro da Moral" e "Memo".

O álbum foi lançado em edição física ;foi independente ou teve apoio de algum selo?

Os dois ao mesmo tempo, a gente teve apoio do Brechó Discos e do Big Bross, que nos ajudaram a prensar e distribuir algumas cópias. Fomos independentemente ajudados, vamos dizer assim.

Quem elaborou a arte das capas dos discos?

No "Muro da Moral" a capa foi feita por Raul Matos, um amigo nosso que toca em bandas muito fodas daqui como a Seu Montanha e a Skabong. Já o nosso último, "A morte do seu Super-Herói" foi basicamente uma foto de Janaína Vasconcelos, que tem um trampo muito foda no Sobre Mundos (https://www.facebook.com/demasiar.ser.sobremundos)

No que vcs se basearam em retratar nessas faixas do muro da moral?

Olhe, engraçado, eu não sei muito bem no que a gente se baseou, nem sei se a gente se baseou em algo pra fazer isso. Mas eu considero que é mais um grito anti-conservador como vários outros trabalhado da nossa maneira, esse cansaço em relação ao "dever ser", a "trajetória de vida", emprego, do papai-mamãe. Acho que são temas que nunca cessam e nem devem cessar, embora a nossa perspectiva sobre eles tenham tomado uma forma mais "propositiva" no segundo ep. São temas que podem parecer batidos à primeira vista, mas na real eles continuam aí constituindo os sonhos de muitas pessoas por gerações, né? Então acho que faz sentido falar sobre essas coisas!

Qual a diferença entre o "muro" e o mais recente ep "a morte do seu super herói"?

Acho que o segundo ep soa diferente mas ainda parece a mesma banda, os temas (como vinha dizendo antes) carregam o mesmo incômodo, principalmente em "Fome de mim", "Ela é dela" e "Cidadela", mas a gente também quis experimentar mais desse mundo doido dos sons, colocamos outros instrumentos e faixas longuíssimas com mais climas e momentos. Na verdade, a gente não tinha nenhum compromisso mesmo em fazer algo parecido com o "Muro da Moral" e acabou acontecendo assim!

Há intenção de lançar também em cd?

Eu gostaria, mas não creio que há uma necessidade muito grande no momento de fazermos. Por enquanto há só uma possibilidade de que aconteça. Eu acho que tendo mais algum outro rolê pra fazermos, vamos pensar melhor sobre isso!

Como tem sido os shows da banda,e como foi essa passagem pelo sudeste recentemente?

A gente não tem feito muitas apresentações recentemente, basicamente voltamos a tocar em abril. Tivemos primeiro uma pausa com a saída de Sean em abril do ano passado depois fizemos algumas apresentações com o batera novo e fomos nos dedicando vagarosamente a esse segundo EP. Então acho que as apresentações foram pegando corpo a cada gig, no final da passagem pelo sudeste a gente tava querendo que tivesse mais pra gente continuar na pegada. Eu diria que os últimos shows foram os melhores. Sobre a passagem pelo sudeste, foi a nossa primeira juntos e a gente recebeu uma linda ajuda do Abraxas, que contatou pessoas de outros grupos e bandas pra fecharem shows com a gente. É um momento muito massa pra qualquer banda, essa coisa de tocar com bandas diferentes, conhecer seus espaços, e notar a dedicação das pessoas pra que façamos mais essas coisas, mais música, mais encontros entre as bandas é muito enriquecedor mesmo e sempre nos dá idéias novas do que fazer na nossa cidade e com as nossas bandas e amigos.

Como surgiu "vida punk floydeana"?

Pô, essa música surgiu no show de lançamento do "Muro da Moral", velho! Sabe aquelas jams que às vezes rolam no começo só pra dar uma passadinha rápida no som? Foi desse jeito que ela surgiu, depois o Fábio aproveitou a idéia e fez uma letra. Eu e Sean nem tínhamos percebido como seria massa utilizar esse som, ainda bem que Fábio notou, acho que é uma das músicas mais queridas por nós e o título dela representa bastante esse nosso último momento.

O que vcs esperam pro futuro?

Então, do futuro a gente ainda não sabe muita coisa, o baterista novo (João Mateus) também vai ter uma longa temporada fora daqui e vamos ficar desfalcados mais uma vez Emoticon unsure . Mas ainda temos coisas pra lançar por aí, três amigos nossos que trampam com cinema (Maria Camila Medeiros, Matheus Aragão e Leonardo) nos acompanharam nessa tour pelo sudeste e a documentaram e isso tudo já tá em edição, então ainda devemos lançar isso junto com esses amigos. E também devemos fazer a trilha pra um curta realizado por Maria Kika e o Leonardo logo mais! A gente vai disponibilizar esse registro.


NOTA: Amanhã tem Alunte no programa de rock.

alunte.bandcamp.com

Fonte: Raro Zine

#

 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Política e rock: como surgiu a cena punk de Washington ...

Faça você mesmo, mas não de qualquer jeito. A premissa ética do punk rock criada nas esquinas de Nova York no meio da década de 1970 foi reinventada quando chegou à capital dos Estados Unidos. Em Washington, um pouco depois, o punk renasceu vibrante, fértil e politizado. O relato profundo desta cena está no livro “Dance of Days – Duas Décadas de Punk na Capital dos EUA”, obra do ativista Mark Andersen e do escritor Mark Jenkins que agora ganha versão brasileira pela Edições Ideal.

O livro conta como o som violento de bandas como Bad Brains, Minor Threat, Rites of Spring, Fugazi, Scream e Bikini Kill serviu de trilha para posturas políticas e de comportamento que reverberaram no mundo todo desde então.

Esqueça o sujeito de cabelo espetado dizendo que nada presta com uma seringa espetada no antebraço. Os punks do DC, em geral, raspam o cabelo, tem aversão a álcool ou entorpecentes, assumem debates políticos como a ecologia, feminismo, pró-escolha (no debate sobre aborto), violência, consumismo, religião, mercantilismo e arte.

Ao ruído das canções curtas e aceleradas, da violência da slam dancing ( a rude dança ritual punk), das letras baseadas em revolta e frustrações individuais surgiram ativismos como o Positive Force, o straight edge, o movimento Riot Grrrl e vertentes estéticas como o hardcore e o emo.

Neste contexto, o espaço também foi importante combustível de revolta. Segundo Jenkins, Washington é uma cidade odiada em três níveis diferentes. Boa parte do mundo a enxerga como sede do “império do mal”. Dentro do país, o racismo latente olha de esguelha uma das grandes cidades que tem maioria da população negra. Dentro de suas fronteiras, o distrito federal é visto como uma opressora e corrupta repartição pública por quem não está pendurado em seus cabides – ou seja, os caras que construíram a história do punk por lá (ao contrário, por exemplo da cena punk surgida em Brasília nos anos 1980, na qual a maioria dos integrantes era ligada ao poder oficial). (NOTA DO BLOG: Meio nada a ver essa afirmação. O fato dos caras serem filhos de funcionários públicos, muitos deles em altos cargos, como diplomatas, não faz eles, a meu ver, serem “ligados ao poder oficial”. Até parece que o governo patrocinou o punk rock de Brasilia. Teve, no máximo, um “pai”trocínio. No caso, via salário dos pais, não com verbas oficiais).

Ex-baterista da banda de hardcore Pinheads e pesquisador da cultura punk, Eduardo Munhoz afirma que a principal diferença entre a cena de Washington para a dos precursores de Nova York foi que os primeiros expandiram a ética D.I.Y – do it yourself ( faça você mesmo) “incorporando ideais (pessoais ou políticos) complexos, além de construir algo positivo tendo a música como papel principal, pano de fundo ou força motriz”.

Se é possível identificar uma figura central neste processo é Ian MacKaye. Cara certo no lugar certo, antecipador de tendências, o músico criou as bandas fundamentais Minor Threat, Embrace e Fugazi e a mitológica gravadora Dischord, que levou a ideia de produção independente às ultimas consequências e em cujo redor toda cena se formou. MacKaye também se impôs pelas ideias e pelo exemplo no ativismo político.

Tradutor e editor da versão brasileira de Dance of Days , Marcelo Viegas destaca, porém, que as bandeiras das bandas de Washington não são maiores que a música poderosa criada por elas. “No fim das contas, foi a qualidade musical que conquistou o espaço na história do rock. Ativismo e música sempre caminharam lado a lado. Mas não sei se as bandeiras políticas se tornaram maiores do que a música. Conheço muita gente que não dá a mínima para o aspecto do ativismo, mas mesmo assim é grande fã de bandas como Fugazi, Dag Nasty, ou The Evens”, diz.



#


quinta-feira, 23 de julho de 2015

A Terceira vinda

Agora é pra valer. Depois de algumas apresentações esporádicas aqui e acolá, o Second Come está de volta. O grupo está reunido e ensaiando regularmente desde desde abril e com a melhor formação possível, considerando o falecimento do vocalista/guitarrista Fábio Leopoldino, em 2009 (saiba mais). Estão em ação Fernando Kamache (guitarra e voz), F. Kraus (voz e baixo), Kadu (bateria), e Mauricio “Mauk” Garcia (guitarra e voz).

Outra boa novidade é que os dois álbuns do grupo estão sendo relançados, o emblemático “You”, de 1991, e “Super Kids, Super Drugs, Super God And Strangers”, de 1994. Ícone dos anos 90 em meio a avalanche grunge que vinha dos cafundós americanos, o Second Come era praticamente uma unanimidade na crônica especializada, integrante do quarteto fantástico que tinha ainda o também carioca Beach Lizards, e os paulistanos Pin Ups e Killing Chainsaw.

Mas o melhor é que essa turma não está só a fim de reviver os bons tempos do underground noventista, mas, também, lançar material inédito. Ao menos uma música nova já deve se apresentada no show que o grupo faz no próximo sábado, no Rio, como uma das atrações do Laud! Fest (saiba mais). Foi o que nos contou o vocalista e baixista F. Kraus, num papinho básico por e-mail. Veja: 

Rock em Geral: Como rolou a ideia de voltar com a banda em definitivo?
F. Kraus: Desde de 2000, quando fizemos uma participação em um evento do Midsummer Madness (selo independente), pensamos em voltar com o Second Come. Em 2011, fizemos um show para comemorar o “You”, com participações de amigos importantes para a banda, como o André Paixão (Nervoso, músico, ex-integrante de Beach Lizards, Autoramas e Matanza, entre outros), Simone do Vale e o Dado Villa-Lobos (ex-integrante da Legião Urbana e dono do selo Rock It, que lançou os discos do Second Come). Desde então, pensamos em continuar firmes com a banda, o que acabou acontecendo agora, com a volta ao Brasil do Fernando Kamache e do Kadu, que estava morando em São Paulo havia anos. Começamos a tocar juntos como banda em abril. 

REG: Foi fácil voltar depois da morte do Fábio? De certa forma a passagem dele serviu como motivação para a banda voltar?
F. Kraus: Nunca é fácil voltar com uma banda. Principalmente sem um integrante importante como o Fábio, pois boa parte das melodias de voz foi feita por ele. É duro… Mas acho que de certa forma a passagem dele fez com que olhássemos para o Second Come com outros olhos, mais contemplativos, valorizando tudo o que fizemos e querendo voltar a nos divertir com isso, como no início da banda. 

REG: Os dois álbuns, “You” e “Super Kids, Super Drugs, Super God And Strangers” serão relançados. Há material extra acrescido no repertório original de cada um?
F. Kraus: Os discos serão reeditados em formato econômico, sem bônus. O “You”, na transposição (do vinil) para o CD, já tinha duas músicas novas que gravamos depois, “Shoes” e “Mouse” (esta foi “rebatizada” de “You” na gravação). Estamos estudando uma edição em vinil de ambos e o lançamento de uma compilação de demos da fase anterior ao “You”. 

REG: Os dois discos foram lançados rela Rock It, foi fácil conseguir a liberação por parte dessa gravadora?
F. Kraus: Muito fácil. O Dado Villa-Lobos sempre quis ajudar a banda e não seria diferente agora. A Rock It vai lançar os discos no site dela e iTunes, Spotify, Bandcamp, etc. Tudo lançado de forma independente, com apoio da Rock It e do Midsummer Madness. Além de poder comprar nos shows, as pessoas podem pedir pela página da banda no Facebook (www.facebook.com/secondcome) ou pelo site do Midsummer Madness (http://mmrecords.com.br). 

REG: Vocês estão compondo músicas novas. Já tem títulos definidos, é possível ouvir na web?
F. Kraus: Estamos ensaiando faz pouco tempo. Temos algumas músicas sendo trabalhadas e uma praticamente pronta que vamos apresentar no show do Laud! Fest, dia 25 de julho, na Audio Rebel. Estamos revisitando músicas que abandonamos antes do “You” também. Devemos gravar em breve e disponibilizar nos canais da web. 

REG: Já há material para o lançamento de um disco de inéditas?
F. Kraus: Um EP talvez… Mas queremos fazer as coisas com tranquilidade, critério, sem pressa. Nós cobramos muito sobre qualidade e sei que seremos muito cobrados disso, então, vamos fazer as coisas como sempre fizemos: sem a correria efervescente do mundo “conectado” e urgente. 

REG: O repertório desse show da Laud! Fest é baseado nos dois discos antigos?
F. Kraus: A base do show serão os dois discos, com música nova e revisões de músicas que largamos pelo caminho. Se der tempo de ajustarmos o que queremos nos próximos ensaios, faremos uma versão de uma música que curtimos muito, mas que talvez não seja uma das influências do Second Come. Mas a Madonna também não foi, né?

por Marcos Bragatto

reg

#